Trabalhando com proteínas em casa!
A proteína é popular entre atletas, bodybuilders e indivíduos preocupados com a saúde dos músculos e
ganho de massa magra. Mas a dieta rica na substância não é importante apenas em um estilo de vida
fitness. Isso porque o nutriente é considerado nobre, participando de diversas funções vitais. A proteína
participa da formação das células de defesa, das reações enzimáticas, da transmissão de impulsos nervosos,
da diferenciação celular e do crescimento e reparo dos tecidos. Por isso é importantíssimo mantermos o
perfeito funcionamento do sistema digestivo, permitindo a correta digestão destas proteínas.
A proteína é um componente importante de todas as células do corpo. Cabelos e unhas, por exemplo, são
feitos principalmente delas. O seu corpo também as utiliza para construir e reparar tecidos, produzir
enzimas, hormônios e outras substâncias químicas. Ela ainda é um componente de ossos, músculos,
cartilagens, pele e sangue. Junto com a gordura e os carboidratos, a proteína é um macronutriente, o que
significa que o corpo precisa de quantidades relativamente grandes dela para se manter funcionando. As
vitaminas e minerais, por outro lado, são chamados de “micronutrientes”. Por outro lado, diferente das
gorduras e carboidratos, o corpo não armazena proteínas. Por isso, o organismo não tem um reservatório
para recorrer quando precisa de um novo suprimento. Assim, a obtenção pela dieta em quantidades
recomendadas é fundamental. Ademais, toda proteína apresenta uma estrutura primária que é a sequência
de aminoácidos que estão unidos na cadeia principal. Mas existem também estruturas secundárias, terciárias
e quaternárias das proteínas, que são as interações que ocorrem em porções ou partes de uma mesma
proteína ou também entre várias cadeias de proteínas. Algumas dessas interações são ligações de
hidrogênio e de dissulfeto. Para que a digestão possa ocorrer, estas ligações químicas devem ser quebradas.
Agora vamos imaginar que você já é docente e está dando aula sobre estrutura e digestão de proteínas para
um grupo de jovens e adultos, do EJA. Apesar de seus alunos confiarem em você, alguns mostram-se muito
céticos quanto a atividade enzimática neste processo.
Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de bioquímica, você consegue compreender a
importância da digestão correta das proteínas para o metabolismo? Quais as alterações na estrutura das
proteínas durante a digestão? O que ocorre se a digestão for incorreta? Qual o papel da alimentação
balanceada neste processo?
A digestão das proteínas é feita ao longo do sistema digestório, iniciando no estômago e finalizando no
intestino. Quando ingerimos um alimento rico em proteínas o nosso organismo tem o trabalho de
fragmentá-las em partes menores para que assim possam ser absorvidas pelo organismo. A digestão das
proteínas é um processo bioquímico, pois está intimamente ligado ao pH e à ação de enzimas específicas
durante a degradação. No estômago ocorre a primeira etapa de digestão das proteínas. Com o pH do meio
ácido devido a presença do ácido clorídrico, a enzina pepsina inicia a quebra das ligações existentes entre
os aminoácidos. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações
peptídicas.
Após assistirem a sua aula, seus alunos estão fascinados com o processo de digestão das proteínas. Agora é
hora dele fazer eles colocarem em prática tudo o que aprenderam, para que possam replicar este conteúdo
aos futuros alunos deles.
Nesta situação acima, você resolve elaborar uma atividade prática para que seus alunos experimentem o
processo de digestão das proteínas
O que e como deve ser feito?
-Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica e compreender a
estrutura das proteínas e seu processo de digestão;
– Posteriormente, você deverá preparar os materiais a serem utilizados nesta atividade. Para tal, você
utilizará:
– 1 mamão verde
– 1 abacaxi verde
– 1 gelatina em pó
– 1 copo de leite de vaca
– 10 gotas de limão
– 1 liquidificador
– 1 peneira
– Fogão
– 4 Seringas graduadas (preferencialmente de 5 mL)
– 1 faca
– 4 copos (qualquer um que você tenha na sua casa)
– 4 copinhos de plástico de café (10 mL)
– 1 caneta ou canetinha
1- A gelatina deverá ser preparada conforme instruções do fabricante ou como você costuma prepará-la em
sua casa.
1- Para prepararmos o extrato do mamão verde, você deve cortá-lo em pequenos pedaços com a casca, mas
sem as sementes. A casca é importante ser mantida pela alta concentração da enzima papaína, uma
protease. Coloque alguns pedaços no liquidificador com meio copo de água e bata por cerca de 1 minuto.
Após este período, o suco deve ser filtrado pela peneira e reservado em um copo.
3- Para prepararmos o extrato do abacaxi, a casca deve ser retirada. Bata pequenos pedaços no
liquidificador com meio copo de água por 1 minutos. Após este período, o suco deve ser filtrado pela
peneira e reservado em um copo.
4- Agora você deverá enumerar os copos de café de 1 a 4. No copo 1 colocaremos somente a gelatina. No
copo 2 a gelatina + extrato de mamão. No copo 3 a gelatina + extrato de abacaxi. No copo 4 leite + limão.
5- Após enumerados, colocar nos copinhos, de 1 a 4, 4 mL de gelatina assim que esta for preparada e
estiver fria (mas antes de endurecer).
6- Após colocar a gelatina, no copo 1 você irá adicionar 2 mL de água. Este será o nosso controle para
verificar se o preparo da gelatina foi correto e ela realmente endureceu.
7- No copo 2 serão colocados, após a gelatina, 2 mL de extrato de mamão. No copo 3, 2 mL de extrato de
abacaxi.
8- No copo 4, coloque 4 mL de leite e 10 gotas de limão.
9- Agora que os 4 copos estão com todos os seus conteúdos, eles devem ser levados para a geladeira, onde
ficarão por 15 minutos, ou até a gelatina do copo 1 endurecer.
10- Após o tempo estipulado todos os copos devem ser retirados de dentro da geladeira para análise e
registro dos resultados.
11- Tire uma foto dos 4 copos ao final do experimento.
Questões a serem respondidas?
1- O que aconteceu no copo 1? Explique bioquimicamente como ocorre o endurecimento da gelatina. Sua
resposta deve se baseada na estrutura e presença de colágeno.
2- O que aconteceu nos copos 2 e 3? Explique como as enzimas papaína (do mamão) e bromelina (do
abacaxi) atuaram sobre o colágeno da gelatina para geração do resultado observado.
3- O que ocorreu no copo 3? Note que aqui o resultado observado ocorreu devido ao baixo pH gerado pelo
limão (rico em ácido cítrico). Como o baixo pH pode gerar o resultado observado?
4- Adicione uma foto do seu experimento.
Procedimentos para realizar a atividade:
Inserir nos campos específicos do “FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA DE
BIOQUÍMICA” o arquivo em pdf contendo a resposta da atividade e a foto retirada.
Como deve ser entregue?
Salvar o arquivo em formato PDF (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. Certificar-se do anexo correto
do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.
ATENÇÃO!
Só finalize a atividade se tiver certeza de que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do
envio depois que ele foi finalizado!