MAPA – CBIO – ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 53/2023

Olá Estudante,
Chegou o momento de realizarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Ecologia e Educação Ambiental,
porém antes desse executarmos essa atividade na prática, vamos refletir sobre a realidade profissional do
Biólogo, na elaboração de projetos que alinhem os preceitos Ecológicos que objetivem a educação
ambiental, compreendendo estas temáticas como recorrentes e de suma importância em sua futura prática
profissional.
Atenção! A atividade MAPA da disciplina Ecologia e Educação Ambiental é participante do Desafio Nacional.
Para que o seu MAPA possa ser avaliado considerando os critérios do Desafio Nacional, fique atento as
informações presentes no Edital e também quanto ao uso do formulário específico para a entrega desta
atividade. Em caso de dúvidas entre em contato com seu Professor Mediador.
Vamos lá!?
O planejamento em todos os setores da sociedade é fundamental e necessário. Na educação, no convívio
escolar, na prática de ensinar, o planejamento se faz necessário para o desenvolvimento e o
acompanhamento da dinâmica global. Segundo Padilha (2001, p. 30) planejamento é;
O processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor
funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades
humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de
previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos)
disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos
resultados das avaliações.
Além disso, é necessário considerar as condições do presente, os aspectos históricos e sociais, as dinâmicas
culturais e políticas de todos os envolvidos no planejamento.
Aliado ao planejamento, tem-se o desenvolvimento de projetos os quais criam oportunidades de
participação ativa, consciente e critica para o estudante, tornando-o sujeito ativo e protagonista de sua
trajetória de construção de aprendizado. O saber e conhecimento construído em equipe e de modo coletivo,
propicia a multidisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja
significativa e de acordo com a realidade e contexto que o sujeito está inserido.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o Projeto Político-Pedagógico da Escola. São Paulo:
Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001.
Considerando a importância do planejamento e do projeto para o processo de ensino e aprendizagem,
considerando a importância da educação para as transformações sociais, ambientais e demais esferas
implicadas na formação de cidadãos críticos e conscientes, seu desafio nesta atividade MAPA consiste em
exercitar sua capacidade de criação e de síntese na elaboração de projetos que relacionem a Ecologia com a
Educação Ambiental.
Para isso, considere a seguinte situação: “A partir da vivencia e realidade em que você está inserido e vive,
imagine que você é um professor atuante em sala de aula e identificou uma situação problema que
necessita de ações de educação ambiental”.
Selecione uma situação problema que mais represente a realidade em que você está inserido e elabore um
projeto de educação ambiental de modo que as etapas e ações sejam planejadas para que possam ser
executadas com o apoio do coletivo.
**Veja as possibilidades: conscientização da comunidade sobre medidas preventivas de cuidado ao
meio ambiente, preservação de determinado ambiente, conservação de determinada espécie,
restauração de um ecossistema de importância elevada para a sustentabilidade do contexto em
questão; coleta seletiva e reciclagem, ações de prevenção e combate à dengue, entre outros**
Para atender aos objetivos desta atividade MAPA, as seguintes etapas devem ser preenchidas/respondidas.
Vamos lá?
1. Título do projeto
O nome do projeto deve ser atrativo e estar relacionado com o tema.
2. Objetivo
É onde vocês querem chegar com o projeto que envolve tamanho coletivo? O que esperam obter depois do
projeto realizado? Quais mudanças esperam que ocorram na comunidade?
3. Justificativa
Mostre a importância do projeto a partir da problemática. É onde vocês motivam as pessoas do grupo uma
mesma ideia. É a chance de apresentarem elementos para ganhar novos parceiros, como por exemplo,
aqueles que poderão ajudar a financiar o projeto, o poder público, o apoio de corporações militares e corpo
de bombeiro, apoio médico, etc.
Vocês devem apresentar a fundamentação teórica do trabalho. Para isso, redijam no mínimo uma lauda com
o embasamento teórico relacionando chuvas, descarte irregular de lixo e demais resíduos e epidemia de
Dengue.
4. O tempo do projeto
Defina quanto tempo será necessário para desenvolver o projeto. Considerem os tipos de atividades que
irão desenvolver. Pensem em resultados a médio e longo prazo.
5. O público-alvo
Evidencie a quem se destina o projeto. Delimite se toda a comunidade escolar será envolvida. Indique quais
setores da sociedade irão participar.
6. As atividades
Para cada atividade identificada, será necessário apontar a pessoa responsável por executa-la ou por liderar
tal atividade. Pense: será proposto mutirões de limpeza e coleta? Serão realizadas atividades de
conscientização da população? Será evidenciado os benefícios das ações de modo prático?
Aqui, vocês devem pensar em cada característica da problemática e propor atividades de resolução ou de
minimização. Aponte também as pessoas ou órgãos públicos que podem colaborar.
7. A avaliação
Para além da avaliação a nível escolar, com todas as disciplinas e seus respectivos professores envolvidos,
como vocês irão mensurar os ganhos do projeto? Quais foram as mudanças? As mudanças são contínuas e
efetivas? O quanto os aspectos culturais influenciam uma prática prejudicial ao ambiente? Como avançar
mais? Qual o nível de ação? Onde conseguiram chegar e como fazer para ir mais além? A educação pode
modificar práticas tradicionais/culturais de exploração/degradação/destruição ambiental e transformar as
pessoas envolvidas em agentes de mudanças e proteção? São algumas perguntas que devem ser
consideradas desde a elaboração do projeto e deve nortear cada etapa durante o desenvolvimento do
mesmo. A partir destas respostas, vocês poderão mensurar os resultados do projeto.
8. Ações Futuras
Quais serão os desdobramentos a partir dos resultados obtidos? Pensam em expandir a área de ação do
projeto para outros bairros ou cidades? Considerem entender e planejar as ações futuras e os
acompanhamentos periódicos ou os reforços do projeto.
9. Divulgação
A propaganda é a alma do negócio! A medida que se alcança os objetivos do projeto, é importante dar uma
satisfação para os parceiros e apoiadores. De que forma vocês poderiam divulgar as ações e resultados
durante e após a execução do projeto? Aproveitem esses momentos para dar à luz a importância da escola
e da educação nas ações de mudança tanto em nível de individuo/sujeito, como da comunidade/sociedade.
O que deve ser entregue em anexo no studeo?
– O “Formulário padrão para responder o MAPA de Ecologia e Educação Ambiental, deve ser entregue
devidamente preenchido contendo a sua resposta de forma completa no mesmo arquivo, ou seja, com as
fotos e com a parte escrita que está sendo solicitada na atividade.

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