MAPA – CBIO – LIBRAS – 53/2023

Utilizar metodologias visuais no processo de ensino aprendizagem, é uma ferramenta que contribui para a
quebra das Barreiras comunicacionais para estudantes surdos e também com demais alunos, uma vez que
tais recursos podem ser incorporados em sala de aula a partir do uso de tecnologias. Leia abaixo a definição
no Art. 3º sobre o conceito de Barreiras e sua classificação:
“IV – barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação
social da pessoa,
bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de
expressão,
à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros,
classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de
uso coletivo;
b) barreiras arquitetônicas:as existentes nos edifícios públicos e privados; c) barreiras nos transportes:as
existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que
dificulte ou impossibilite a
expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e
de tecnologia da informação; e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou
prejudiquem
a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais
pessoas;
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.”
(BRASIL, 2015)
Fonte: BRASIL. Constituição (2015). Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa Com Deficiência. Brasília, DF.
Ao pensar em metodologias de ensino inovadoras, como o uso de novas tecnologias ou ainda softwares e
afins, é preciso considerar as barreiras na utilização de tais recursos considerando estudantes com surdez e
como beneficiar também os demais alunos com o seu uso.
Tais pressupostos são inegáveis e de certa forma, de conhecimento dos docentes que atuam nas instituições
de ensino. É possível ver que os estudantes cada vez mais são alfabetizados tecnologicamente e o quanto
que esses recursos são utilizados por eles dentro e fora de sala.
Por outro lado, apesar do fato posto, um dos limitadores de colocá-lo em prática diz respeito à
desigualdade social e da precarização de recursos nas redes públicas de ensino. Por mais que os docentes
tenham consciência e boa vontade, essa limitação traz consequências maiores para áreas do conhecimento
que demandam recursos visuais, como as Ciências Biológicas.
Dentro do cenário apresentado, você, estudante deverá realizar um texto reflexivo e apontar 3 (três)
metodologias de ensino que possam aprimorar o processo de ensino-aprenidzagem, levando em
consideração às questões de visualidade e que podem ser utilizadas com os recursos disponíveis no ensino
de Ciências Biológicas em redes de ensino públicas, argumente como poderiam ser utilizadas em aula e o
motivo de sua escolha.
O que deve ser feito?
– Selecionar 3 (três) metodologias de ensino que tenham recursos visuais presentes na Rede Pública de
ensino.
– Produzir um texto com uma análise das metodologias selecionadas, refletindo sobre o uso da linguagem
visual como ferramenta de ensino aprendizagem na quebra das Barreiras Comunicacionais, Tecnológicas e
Atitudinais para estudantes surdos.
– O trabalho final deve conter entre 25 e 40 linhas, incluindo as imagens das obras citadas.

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