Olá, estudante! Tudo bem com você?
Chegou o momento de você realizar a atividade MAPA. Esta atividade lhe permitirá que você saia da teoria e
entre na prática baseando-se em tudo que aprendeu até então! Como proposta dessa da Atividade MAPA é
que você empreenda enquanto futuro(a) profissional do COMEX e, dessa forma, consiga adquirir mais
vantagens competitivas!
É, não são só empresas que possuem esse tipo de vantagens. No mundo dos negócios os profissionais
devem possui-las também!!! Mas antes, vamos saber como anda o perfil das Perfil das Firmas
Exportadoras Brasileiras? A Então bora lá?!
PRIMEIRA ETAPA: Essa etapa contempla todo o conteúdo estudado por você nas unidades, mais as aulas
conceituais e, para complementar a leitura do texto abaixo:
“A inserção das empresas de um país no comércio internacional é tradicionalmente vista como um
importante vetor de desenvolvimento econômico. Empresas que acessam os mercados internacionais são
positivamente impactadas no seu desenvolvimento e crescimento, demandam mão de obra mais qualificada
e precisam aumentar continuamente a sua produtividade para se manterem competitivas.
Apesar desses efeitos benéficos, competir em mercados estrangeiros não é uma tarefa fácil. As empresas
que quiserem trilhar esse caminho precisarão enfrentar, além da competição a nível global, os mais diversos
tipos de obstáculos tarifários e regulatórios impostos por governos estrangeiros para aceitar que produtos
importados sejam comercializados em seu território.
Os Principais Fatos sobre Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras, de acordo com um estudo realizado
pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Secretaria de Comércio Exterior (2023)
– é que, segundo Dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) apontam que “o Brasil contava com
2.828.823 empresas ativas em 2020, em todos os setores da economia.2 Para este mesmo ano, registros da
SECEX contabilizavam um total de 24.931 firmas exportadoras de bens, ou cerca de 0,88% da totalidade de
ativas”, e mais:
• No Brasil, menos de 1% das firmas exportam seus produtos, ainda que 15% da força de trabalho formal do
país esteja empregada em empresas exportadoras;
•Dentre os fatores com o potencial de restringir a expansão do número de firmas exportadoras no Brasil,
destacam-se os custos relacionados ao processo de exportação e as barreiras tarifárias impostas pelos
países parceiros;
•As exportadoras do Brasil tendem a priorizar destinos fisicamente mais próximos ao país, que possuam
economias de tamanhos relevantes e que não imponham tarifas restritivas aos bens e serviços brasileiros;
•As firmas exportadoras do Brasil localizam-se em poucas Unidades da Federação do país. Em 2020, os
estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul concentravam 54% das firmas exportadoras brasileiras;
•A probabilidade média de uma empresa brasileira começar a exportar em até dez anos de sua abertura é
de aproximadamente 1%; E
•A probabilidade de exportar é diretamente proporcional ao tamanho da empresa no início de suas
atividades. As empresas com 250 ou mais empregados possuem uma chance de 5% de exportar logo
no seu primeiro ano, e essa chance se eleva para 22% na primeira década de atividade. (GRIFO
NOSSO)”.
CONCLUSÃO:
Os dados revelam que a exportação é uma atividade pouco comum entre as empresas brasileiras. Em 2020,
por exemplo, menos de 1% das firmas do país exportaram seus produtos para mercados externos. Embora
os percentuais de empresas que exportam em outros países em desenvolvimento – como aqueles da
América Latina – também sejam geralmente baixos, as participações superiores observadas em economias
desenvolvidas, como os EUA e os países da UE, sugerem que há oportunidades para expandir esses índices
no Brasil.
Algumas iniciativas governamentais têm tido papel importante neste sentido. Por exemplo, estudos recentes
destacam os impactos positivos da implementação do Portal Único sobre os fluxos de comércio
internacional do país, principalmente por meio da redução dos tempos necessários para a realização dos
processos de exportação (SANTOS, 2021).
No entanto, ainda há espaço para atenuar custos associados a esses trâmites, que em geral são mais altos
no Brasil do que em outras economias em desenvolvimento. Iniciativas relacionadas à promoção comercial e
ao desenvolvimento de uma cultura exportadora também têm se mostrado eficazes em alguns casos
(SRHOJ; VITEZIĆ; WAGNER, 2023) e aparecem como alternativas possíveis de incentivo à exportação.
Outra oportunidade para incentivar a expansão das empresas brasileiras em mercados externos é fortalecer
as relações do Brasil com economias ainda não contempladas por acordos comerciais formais com o país.
Apesar do recente aumento no número de firmas que exportam para esses países, há indícios de que as
tarifas incidentes sobre os produtos brasileiros ainda podem inibir a exploração destes mercados por mais
empresas. Uma maior integração com essas regiões pode trazer impactos positivos para o mercado de
trabalho do país, uma vez que as empresas que exportam para esses países tendem a pagar salários mais
altos e a se estabelecerem em áreas com menor presença de exportadores (como as regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste).
Também é importante ressaltar que, apesar das dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras para
acessar mercados estrangeiros, uma vez que essa barreira foi rompida as chances de as empresas
sobreviverem no mercado exportador aumentam consideravelmente, mesmo a despeito do padrão irregular
observado nas exportações. Esse é um fato estilizado encorajador para o desenvolvimento de políticas
públicas visando aumentar a inserção internacional das empresas brasileiras.
Muitos estudos empíricos na literatura econômica apontam vantagens que as empresas exportadoras
possuem sobre as não-exportadoras, como prêmio salarial pago aos seus funcionários e uma maior
utilização de mão de obra qualificada, mesmo quando se controla por características das firmas e dos
trabalhadores.
Os resultados aqui encontrados, de que as empresas exportadoras pagam mais, contratam mais e usam uma
proporção maior de trabalhadores com alta qualificação, estão em linha com essas conclusões. “O caminho
para o mercado internacional é difícil e cheio de obstáculos, mas as recompensas valem o esforço para
as empresas que conseguem percorrer esse caminho de maneira bem-sucedida”.
BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. Secretaria de Comércio
Exterior. Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras: Um Panorama. 2023. Disponível em:
<https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/perfil_exportadoras-secex.pdf>. Acesso em:
31, jul. 2023.
SEGUNDA ETAPA: Realizar e enviar a atividade solicitada que será a elaboração de um PLANO DE
NEGÓCIOS DE EXPORTAÇÃO – PAINEL COMEX – EXPORT BUSINESS PLAN (Quadro 1 – Modelo). Para
isso, seja criativo (a), inovador (a), disruptivo (a) e ative seu lado empreendedor (a) e, siga as instruções para
o ‘mapa’ do seu sucesso!!!
Quadro 1 – PLANO DE NEGÓCIOS DE EXPORTAÇÃO
Fonte: Elaborado pelo autor (2023).
SIGA AS INSTRUÇÕES:
1. EMPRESA/EXPORTADORA: Nesse item, você deve informar o nome da empresa, nome fantasia (caso
haja), área de atuação, principais produtos o contexto no mercado interno, como, por exemplo,
segmentação de cliente.
2. CLIENTELA INTERNACIONAL: Aqui, explique qual será o seu público-alvo e o produto que deseja
oferecer no mercado externo. Há um Oceano Azul de Exportação para seu produto?
3. DIFERENCIAL COMPETITIVO: Qual a proposta de valor que tem a ofertar no mercado destino. É
importante você definir o país destino! Isso lhe ajudará a definir esse quesito. Esse quesito também está
ligado a clientela internacional.
4. MERCADORIA/PRODUTO/NCM: Informe a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Para saber mais
acesse: <https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/classificacao-fiscalde-mercadorias/ncm>. Aqui está o link para consulta da NCM de sua mercadoria:
<https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico>.
5. MODALIDADE DE EXPORTAÇÃO: Informe qual será a modalidade que você irá usar para sua operação
de exportação. Isso, nós vimos na aula sobre “O despacho nas operações de exportação e o NOVO
PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (NPE)”. Para saber quais são as mais utilizadas acesse:
<https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/exportacaoportal-unico/situacoes-especiais-na-exportacao/exportacao-indireta>.
6. TRATAMENTO ADMINISTRATIVO: Definido a NCM de sua mercadoria e a modalidade de exportação,
agora você consegue definir qual será o tratamento administrativo que será aplicado. Saberá se há a
necessidade de LPCO (licença, permissão, certificado ou outro documento), se precisa de prévia anuência de
algum órgão governamental e, assim, como será realizado o despacho aduaneiro e seu respectivo
desembaraço. Então, acesse: SIMULADOR DE TRATAMENTO ADMINISTRATIVO NA EXPORTAÇÃO:
https://portalunico.siscomex.gov.br/talpco/#/simular-ta?perfil=publico.
7. TRATAMENTO TRIBUTÁRIO: Nesse quesito, o TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DO COMÉRCIO EXTERIOR (TT
OU TTCE) irá ser definido. É o sistema responsável pelo cálculo de tributos incidentes na Importação,
Exportação e Transporte de mercadorias, conforme abordado na aula conceitual sobre “O despacho nas
operações de exportação e o NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (NPE)”. Lembre-se que “com base nas
informações de NCM, país de origem e valor aduaneiro, o sistema retorna o cálculo dos tributos incidentes
em uma operação do Comércio Exterior”. Sabemos que o Brasil busca a Desoneração das Exportações, isto
é, não exportar impostos. Se se produto possui benefícios fiscais é importante informar.
Caso queira simular sua operação, veja um modelo na Planilha abaixo. Aaahhh! Uma dica! Para fazer a
conversão cambial na data que for fazer sua atividade, você poderá utilizar o Conversor de Moedas do
Banco Central. Para isso, basta acessar o link: <https://www.bcb.gov.br/conversao>. Se você já trabalha
com Comex e queira utilizar alguma operação de exportação vista na prática poderá fazer. Caso contrário, a
criatividade é livre!!!
8. FORMA DE PAGAMENTO: Sobre a forma de pagamento, ou seja, como você irá receber por sua
operação de venda, acesse: Modalidades de Pagamento: <https://www.gov.br/siscomex/ptbr/servicos/aprendendo-a-exportarr/negociando-com-o-importador-1/modalidades-de-pagamento>.
Também abordamos esse tema na aula conceitual sobre “O despacho nas operações de exportação e o
NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (NPE)”.
9. PAÍS DESTINO: Informe qual será o país destino de sua mercadora. Veja se o Brasil, possui algum acordo
comercial com o país escolhido. Caso queira saber mais acesse: <http://mdic.gov.br/index.php/comercioexterior/negociacoes-internacionais/796-negociacoes-internacionais-2>, <https://www.gov.br/abc/ptbr/assuntos/cooperacao-tecnica/acordos-vigentes/acordos-bilaterais> ou
<https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/perguntas-frequentes/acordos-comerciais>. Se quiser
saber dados sobre o país destino, então acesse: <https://countrymeters.info/pt>. Esse site poderá também
lhe auxiliar para saber mais sobre sua clientela.
10. CARACTERÍSTICAS DO PAÍS DESTINO: Nesse quesito, você deverá saber mais sobre o país destino e
seus potenciais clientes. Busque definir sobre a distância cultural, o cenário econômico, político, possíveis
barreiras comerciais (tarifárias ou não) para novos entrantes e outros fatores que você achar relevante.
11. CONTEXTO MERCADOLÓGICO: Nesse quesito, você deverá basicamente fazer um levantamento de
mercado pois, pesquisa de mercado de exportação apoiará você nas decisões estratégicas para ser bemsucedidas. Vender para um novo mercado sem as informações corretas pode custar tempo e dinheiro. A
pesquisa ajuda os exportadores a determinar os fatores cruciais, como por exemplo, sobre a concorrência.
Para saber mais, acesse: <https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-aexportarr/identificando-mercados-1/tutorial-pesquisa-de-mercado>.
12. ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: Nesse quesito, você deverá estabelecer como será seu
processo de internacionalização. Descreva se abrirá canal próprio, se terá representante direto ou parceiro
comercial. Para saber mais sobre a internacionalização acesse:
<https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/planejando-a-exportacao1/copy_of_planejando-a-exportacao>;
<https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/internacionalizacao/>;
<https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-internacionalizacao-e-quais-as-vantagens-para-sua-
empresa>;
<https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-como-planejar-a-internacionalizacao-paraexportar-melhor,b08c8a4c7a396810VgnVCM1000001b00320aRCRD>.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
– Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da
Disciplina.
– Certifique-se de que a sua resposta está atendendo exatamente e por completo o que é solicitado no
comando.
– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não
haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
Bons estudos!