Problematização
A gestão de qualquer negócio é extremamente complexa, em função da grande quantidade de processos
que são necessários para a execução das tarefas.
Há empresas que têm vários departamentos, como marketing, administrativo, financeiro, entre outros. Cada
seção terá processos específicos e todos eles precisam ser controlados para que se identifique o que é
eficiente e o que não é.
Fonte: disponível em: https://blog.sebraealagoas.com.br/inovacao/decisao-baseada-em-dados-o-que-voceprecisa-saber-contamos-aqui/. Acesso em: 19 jan. 2023.
Tornar os processos eficientes é um grande desafio que precisa ser superado para alavancar qualquer tipo
de negócio. Esse é um desafio recorrente em todos os tamanhos de empresas, organizações e tipos de
negócios. Você, como futuro profissional, desejará atuar com eficiência e obter assim bons resultados.
Significância
A nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial vem trazer mais significado para a sua
futura profissão.
Um dos caminhos para tornar os processos eficientes é por meio das áreas funcionais da administração,
você se lembra cada uma delas certo? Isso, são elas mesmos:
– Administração de Operações e Logística;
– Administração de Marketing;
– Administração de Recursos Humanos;
– Administração Financeira.
Sabemos que existem outras áreas funcionais em uma empresa, essas apresentadas são as principais que
aprendemos em nossas aulas e no livro didático, que somado com os seus conhecimentos e vivência poderá
tornar essas áreas ainda mais eficiente em um negócio.
Experimentação
Que tal experimentar um artigo que fornece algumas perguntas para entender e melhorar as áreas
funcionais de um negócio, isso por meio de um diagnóstico empresarial.
Sendo assim, lhe convido a ler o artigo do link a seguir.
Fonte: disponível em: https://www.sebraeatende.com.br/artigo/qual-importancia-do-diagnosticoempresarial-para-sua-empresa. Acesso em: 19 jan. 2023.
Vamos experimentar esse artigo e aprender!!!
Reflexão
Agora você está pronto para mais uma etapa nessa atividade, sendo necessária realizar uma reflexão. Sobre
esse artigo que você acabou de ler, reflita quais questionamentos você faria para melhor as áreas funcionais
de um negócio. Caso desejar, escreva isso, suas anotações serão importantes para a etapa de ação de sua
atividade MAPA.
Conceitualização
Em nosso livro didático, trouxemos conceitos e aplicações de cada uma das principais áreas funcionais da
administração, não deixe de conferir e reconferir na unidade 4 do nosso livro didático.
Ação
Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa,
e partir para a Ação.
Nesta ação, que será a entrega da sua atividade MAPA, você terá que estruturar as áreas funcionais para
uma determinada empresa que deseja instalar uma sede no Brasil. Você foi convidado hipoteticamente por
essa empresa, sendo essa uma empresa britânica que projetou um carro elétrico movido a água. Isso
mesmo, conheça mais sobre o produto e a empresa na reportagem a seguir:
Fonte: disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/12/29/carros-e-tecnologia/carro-eletrico-movido-aagua-possui-autonomia-invejavel/. Acesso em: 19 jan. 2023.
Interessante, concorda? Pois bem, imaginando que você assuma a administração dessa empresa, sua
primeira tarefa é estruturar como será as quatro áreas funcionais administrativas desta empresa.
Vamos então dividir a sua tarefa nessa atividade MAPA em etapas, sendo que cada etapa será relacionada
com uma área funcional que você estruturará e realizará a entrega nesta atividade.
ETAPA 1 – Administração de Operações – Cadeia de Abastecimento Integrada
Nesta primeira etapa, você deverá descrever como será a cadeia de abastecimento integrada da empresa
britânica no Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, são eles:
– Localização da empresa;
– Distribuição física;
– Administração dos estoques;
– Modo de transporte.
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de
Administração de Operações e Logística e aplicá-lo de uma forma ativa.
ETAPA 2 – Administração de Marketing – Os 4Ps do Mix de Marketing.
Nesta segunda etapa, você deverá descrever como será o marketing da empresa britânica no Brasil e, para
isso, você utilizará os 4 Ps do mix de marketing. Obrigatoriamente, você terá que escolher no mínimo dois
itens de detalhamento para cada um dos 4 Ps do mix de marketing, explicado como ocorrerá cada item.
– Produto (escolher no mínimo dois itens e descrever);
– Preço (escolher no mínimo dois itens e descrever);
– Promoção (escolher no mínimo dois itens e descrever);
– Praça (escolher no mínimo dois itens e descrever).
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de
Administração de Marketing e aplicá-lo de uma forma ativa. A seguir, há uma imagem contendo os itens de
cada um dos 4 Ps do mix de marketing para auxiliá-lo na escolha.
Fonte: MENEGASSI, C. H. M. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018.
ETAPA 3 – Administração de Recursos Humanos – Do Recrutamento ao Treinamento
Nesta terceira etapa, você deverá descrever como será a administração de recursos humanos da empresa
britânica no Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, sendo eles:
– Recrutamento;
– Seleção;
– Avaliação;
– Treinamento.
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de
Administração de Recursos Humanos e aplicá-lo de uma forma ativa.
ETAPA 4 – Administração Financeira – Tipo de Recurso e Relatórios
Nesta quarta etapa, você deverá descrever como será a administração financeira da empresa britânica no
Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, sendo eles:
– Tipo de Recursos (justificando a resposta);
– Relatórios financeiros (escolher no mínimo dois itens e descrever sua justificativa).
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de
Administração Financeira e aplicá-lo de uma forma ativa.