CONTEXTUALIZAÇÃO
A empresa MLC Toys é especializada em brinquedos. Seu produto mais
popular são os blocos de montar, que permitem que as crianças utilizem a
criatividade para se divertir, algo que sempre teve muita aceitação por parte dos
pais. Entretanto, nas últimas semanas, a MLC tem recebido reclamações
relacionadas à quantidade de blocos que vêm em seus pacotes —
aparentemente, alguns clientes têm adquirido pacotes que vêm com menos
peças do que o dito na embalagem.
As peças são feitas de plástico, de forma que a matéria-prima para a
produção do plástico é adquirida de vários fornecedores. O plástico é derretido,
as peças são moldadas e lançadas em uma esteira, a qual segue até uma
espécie de “funil”. Esse equipamento está regulado para jogar uma determinada
quantidade de peças dentro de cada embalagem que passa logo abaixo da sua
saída, sendo que ele consegue quantificar o número de peças com base no peso
interno.
A empresa trabalha com três pacotes de blocos: o de tamanho pequeno
(P), que deve conter 60 blocos; o de tamanho médio (M), com 100 blocos; e o
de tamanho grande (G), com 140 blocos. Há ajustes e calibrações realizadas
manualmente para cada turno.
A fábrica trabalha em três turnos, sendo cada turno responsável pela
embalagem de um tamanho de pacote. Ainda, sabe-se que existem 12 máquinas
para embalar os produtos, sendo que todas as máquinas são usadas em todos
os turnos, devendo ser reguladas com base na quantidade de peças que serão
despejadas durante cada turno.
Você recebeu a tarefa de analisar o processo e verificar se realmente havia
algum problema no processo de embalagem das peças. Para tanto, foram
retiradas sete embalagens de cada uma das máquinas e em cada um dos turnos
e foram contabilizadas as peças de cada uma delas. Os resultados de cada
observação podem ser vistos nas Tabelas 1, 2 e 3.
Tabela 1 – Dados coletados da linha P
Fonte: o autor.
Tabela 2 – Dados coletados da linha M
Fonte: o autor.
Tabela 3- Dados coletados da linha G
Fonte: o autor.
Considerando os dados expostos, responda os itens a seguir. Utilize o livro da
disciplina como base para os dados necessários.
a) Analise as Tabelas 1, 2 e 3 e monte os gráficos de controle para variáveis
mais adequados para as linhas P, M e G. Apresente os cálculos utilizados para
montagem e os gráficos prontos. Os gráficos podem ser gerados no Excel (os
dados estão disponíveis em outro arquivo) e colados aqui, enquanto os cálculos
devem ser devidamente apresentados neste arquivo.
b) Com base nos gráficos encontrados, indique qual ou quais linhas de produção
apresentam problemas. Caso haja mais de uma linha com problemas, aponte,
também, qual delas deve ter seu conserto priorizado, justificando sua resposta.
c) Considere que um lote do produto seja composto por 1000 unidades. Em um
cenário em que é utilizado um plano de amostragem único, com nível geral de
inspeção II, em condição normal e com NQA 1,5, indique, conforme a NBR 5426,
qual é o tamanho da amostra que deve ser coletada e até quantas falhas podem
ocorrer dentro dela para que o lote possa ser aceito.
d) Desenvolva um Diagrama de Ishikawa que indique possíveis causas para o
problema. Lembre-se de que falhas humanas ou falhas nos maquinários podem
ser consideradas. Preencha uma falha diferente para 4 Ms diferentes — você
tem liberdade para escolher quais serão os 4 Ms abordados (A seguir um modelo do
Diagrama de Ishikawa)