1ª QUESTÃO
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
É preciso, inicialmente, não confundir o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069, de
13.07.1990 – com o surgimento do Direito da Criança e do Adolescente, no Brasil. O Direito da Criança e do
Adolescente surgiu no Brasil à época da criação da Constituição da República de 1988, através de
movimentos sociais – como, por exemplo, movimento nacional de meninos e meninas em situação de rua –
em prol da criança e do adolescente. Assim, ao se fazer consignar, especificamente, nos arts. 227 e 228 da
Constituição da República de 1988, a síntese dos direitos humanos destinados à criança e ao adolescente,
consolidou-se, no Brasil, o Direito da Criança e do Adolescente através da adoção do que se convencionou
teórico-pragmaticamente denominar de doutrina da proteção integral.
A origem das mencionadas figuras legislativo-constitucionais tem lugar no projeto do que viria ser a
Convenção Internacional dos Direitos da Criança, que, somente em 20.11.1989, tornou-se publicamente
conhecida e adotada pelos países que fazem parte da comunidade internacional perante a Organização das
Nações Unidas – ONU. O Estatuto da Criança e do Adolescente, entretanto, apenas veio a lume, na data de
13.07.1990; e, nesses anos de sua vigência, é possível constatar uma verdadeira mudança cultural a partir do
marco teórico e pragmático dos direitos humanos, principalmente, nas relações políticas e sociais
pertinentes à infância e à adolescência.
Essas legislações nacionais e internacionais se constituem nas “Leis de Regência” do Direito da Criança e do
Adolescente. A importância do conhecimento dessas “Leis de Regência” é vital mesmo para a formação de
atores sociais que devem intervir na realidade social a partir de suas diversas potencialidades. O Direito da
Criança e do Adolescente requer, por isso, a formação e a mobilização da opinião pública, através do
incentivo da prática profissional responsável e socialmente consequente, a partir de um “olhar” respeitoso e
humanitário. No Brasil, em alguns Estados já existem legislações específicas que determinam a inclusão da
disciplina Direito da Criança e do Adolescente nos concursos para assunção de cargos públicos pertinentes
e que possuam atribuições diretas e indiretas junto à comunidade infantojuvenil.
Disponível em: DE LA GESTIÓN, Tendencias de Remunicipalización; DE AGUA, Pública. Adolescente: Ato
Infracional e Medidas Socioeducativas. Revista Internacional Consinter de Direito-Ano IV-Número VI: 1º
Semestre 2018-Estudos Contemporâneos, p. 209, 2018
Leia atentamente o texto introdutório sobre a flexibilidade das medidas protetivas previstas no Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA). Com base nos estudos desenvolvidos na disciplina de Direito e Serviço
Social, desenvolva um relatório analisando e discutindo das medidas protetivas no contexto da
proteção integral à criança e ao adolescente.
Considere os seguintes pontos em sua resposta:
– Explique o conceito de rol exemplificativo de medidas protetivas conforme o artigo 101 do ECA.
– Argumente sobre a razão pela qual o legislador optou por deixar aberta a possibilidade de aplicação de
outras medidas além das previstas de forma exemplificativa.
– Discuta a importância de considerar as necessidades pedagógicas e o fortalecimento dos vínculos
familiares e comunitários na escolha das medidas protetivas.
– Apresente exemplos de situações em que medidas não previstas no rol exemplificativo poderiam ser mais
adequadas para garantir a proteção e o bem-estar da criança ou do adolescente.
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:
– Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
– Máximo 2 laudas.
– Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora Caroline Previato, disponível na sala
do café.
– Não realizar cópias da internet ou livros.
– Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado.
– Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
– Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e
conferir se o arquivo postado é o correto.
– Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não
conseguirá substituir o arquivo.
– Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhá-las ao professor mediador através do “Fale com o
Mediador.”
Bons estudos!
ALTERNATIVAS
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