MAPA – GESP – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO – 54/2023

Caro(a) estudante,
Chegou o momento de realizarmos a nossa atividade MAPA. Essa atividade lhe proporcionará uma aplicação
prática sobre o conteúdo aprendido na disciplina de Comunicação Empresarial e Negociação.
Esta atividade será composta por etapas. Assim você deverá:
1) Ler as reportagens apresentadas;
2) Pesquisar em fontes críveis e oficiais, com a finalidade de exercitar a prática de investigação e pesquisa;
3) Responder as questões a seguir:
Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para resolução da sua atividade MAPA.
Etapa 1: Leitura das reportagens apresentadas
Plano de comunicação: ação essencial para atingir os objetivos de uma cooperativa
Ao tomar como base a missão primeira de uma cooperativa, que nada mais é do que a união de esforços de
pessoas/grupos de profissionais em torno de objetivos e interesses comuns, calcados em valores como
colaboração, cooperação, compartilhamento, além de distribuição igualitária de resultados e investimento
contínuo na própria entidade, a Comunicação torna-se relevante na medida em que aglutina os diversos
públicos e seus interesses e faz transitar as perspectivas comuns a todas as partes envolvidas. E mais: devese, obrigatoriamente, considerar a comunicação interna e a comunicação externa.
Um Plano de Comunicação é um instrumento fundamental para uma organização desde sua concepção,
visto que o anúncio ou o lançamento de qualquer atividade empresarial deverá se valer do conhecimento
que os seus diversos públicos tenham sobre ela.
Segundo Paulo Nassar, presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, um bom
Plano de Comunicação interna pode ser decisivo para estimular a inovação, ou seja, os incrementos
processuais que podem estimular a vantagem competitiva das cooperativas. Por sua vez, no âmbito externo,
há, pelo menos, três grandes benefícios: fortalecimento da marca, consolidação da reputação, definição das
políticas e ações de sustentabilidade – os quais, consequentemente, atingem os aspectos comerciais e
financeiros ligados ao negócio.
Partindo-se do princípio de que o Plano de Comunicação deve estar alinhado à estratégia geral da
cooperativa, seus benefícios ampliam-se com o desenvolvimento de posicionamento claro e relevante da
cooperativa frente aos seus mercados de atuação, ou seja, junto aos seus parceiros de negócios,
comunidades nas quais estão inseridas, órgãos governamentais, entre outros.
Uma cooperativa que possui “um bom Plano de Comunicação é capaz de se relacionar com seu ambiente de
negócios de forma mais intensa, clara e produtiva, aumentando suas perspectivas de sucesso e
prosperidade”, diz Viviane Mansi, mestre em Comunicação Social e professora na Faculdade Cásper Líbero
(SP).
Do ponto de vista prático, de sua criação e implementação, a atividade de comunicação deve ser liderada
por profissionais especializados e experientes das áreas de Comunicação – Relações Públicas e Marketing
(quando elas existirem), ou diretamente pela Presidência da cooperativa, com o apoio de uma consultoria
especializada contratada. “Porém, o envolvimento de todas as áreas da organização é primordial para o
sucesso do plano, em especial nas cooperativas de pequeno e médio portes”, destaca Nassar.
Disponível em: https://www.mundocoop.com.br/noticias/plano-de-comunicacao-acao-essencial-paraatingir-os-objetivos-de-uma-cooperativa. Acesso em: 04 ago. 2021.
Etapa 2: Pesquisa afinada em fontes críveis e oficiais, com a finalidade de exercitar a prática de
investigação e pesquisa.
Etapa 3: Responder as questões a seguir:
A comunicação de qualidade é, sem sombra de dúvidas, a base para o sucesso das organizações. Em muitos
casos, ela se torna um modelo ou espelho que reflete a cultura de uma empresa perante os colaboradores e
a sociedade em geral, principalmente quando falamos de Cooperativa. A partir deste contexto, imagine que
você é o gestor de uma cooperativa, que possui 10 mil associados, na região central do paraná, sendo ela
uma cooperativa ligada ao ramo de agronegócio, que tem como principal atividade comercialização de
grãos e avicultura. Nos últimos tempos, a cooperativa vem enfrentando um problema na comunicação com
os seus associados, onde é observado uma certa desinformação por parte dos mesmos, as ações da
cooperativa não tem alcançado um grande público, assim, os diretores solicitaram que você como gestor
desta cooperativa, elaborasse um modelo de comunicação, para que a comunicação seja realizada de uma
forma eficaz e eficiente.
Alguns pontos a se observar ao elaborar o plano de comunicação:
– A cooperativa possui praticamente 30% de seus associados com idade superior a 55 anos;
– A cooperativa possui também um percentual de 25% de associados de idade entre 25 à 30 anos.
– A comunicação realizada com os associados que estão ligados a avicultura é realizada com maior
periodicidade.
– A comunicação realizada com todos os associados de uma forma geral, deve-se ser considerara no plano
de comunicação.
Um ponto importante neste case não é apresentado as ferramentas que a cooperativa já utiliza, desta forma,
deve-se apresentar indicações de ferramentas a ser utilizada de uma forma geral, que atenta todo o público
e as caracteristicas apresentadas acima.
Dessa forma, o seu plano de comunicação deverá conter as respostas para as seguintes perguntas:
1) Indicação de uso de ferramentas de comunicação para o case apresentado. Para responder essa pergunta
você deverá citar quais as ferramentas seriam indicados e explicar o por quê da indicação. Nesta questão
deve-se apresentar várias ferramentas para que atenda todas as características apresentadas.
2) Explique como a comunicação pode ser tornar a peça chave no sucesso de uma organização,
apresentando a importância da comunicação no âmbito empresarial.
3) Ainda neste contexto, explique o que é comunicação empresarial integrada.
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresenta-se mais detalhes sobre a realização
da mesma:
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na
pasta Material da Disciplina.
– Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e,
posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a
atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências
serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser
realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
Bons estudos!

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