1ª QUESTÃO
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo
desta atividade é que você se sinta imerso em um desenvolvimento de um novo negócio voltado para a
segurança privada através de um plano de negócios.
Leia o case a seguir:
A PRATICTE é a empresa do seu Mario, ele seus filhos e netos tocam o negócio desde a sua inauguração em
1999. Localizada em Maringá, vende calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis. A
PRATICTE tem dez lojas, três em Maringá, três em Curitiba duas em Londrina, uma em Cascavel e uma em
Foz do Iguaçu.
O diretor da PRATICTE Mario Neto, é o filho mais velho de seu Mario, e quando ele e seu pai criaram a
empresa ela era uma pequena loja de calçados infantis, e ao longo do tempo a empresa foi ampliando a
oferta de produtos e abrindo filiais. Atualmente a rede de lojas é uma das mais conhecida no Paraná.
Os dirigentes da empresa são os quatro filhos de Mario Neto, que ao lado do pai e do avô administram a
PRATICTE. Cada filho tem uma função bem definida na empresa, sendo Ricardo o administrador do setor
financeiro, João Pedro o gerente de Marketing, Alessandra diretor de produção e logística e Eduardo o
responsável pelo departamento de Recursos Humanos.
Observe o organograma (resumido) da empresa PRATICTE disponível no Material de Estudo (Figura 1).
Mario Neto, em reunião com seus filhos, decide abrir três novas filiais para comemorar os 25 anos de
aniversário da empresa. Serão duas novas lojas em Florianópolis e uma em Balneário Camboriú. Essas filiais
serão lojas de calçados voltadas exclusivamente para o público feminino.
Alessandra, a diretora de produção e logística, propõe aos diretores que para a abertura dessas filiais seja
feito um gerenciamento de projetos, com base na metodologia do Guia PMBOk. Os quatro filhos de Mario
Neto conhecem a metodologia, fizeram cursos sobre Gestão de Projetos, e Alessandra é certificado como
Gerente de Projetos pelo PMI.
Mario Neto observa como foi importante investir na qualificação dos filhos e acredita que este novo desafio
vai ser um sucesso!
Alessandra será a gerente do projeto e a responsável pelo Escopo e a sua equipe de segurança no trabalho
que tem muito conhecimento sobre projetos vai ocupar importantes cargos na execução. Ricardo vai
gerenciar, junto com sua equipe, os custos, as aquisições e os riscos. João Pedro vai ficar responsável pelo
cronograma, qualidade e comunicações. E Eduardo vai cuidar dos recursos humanos, das partes interessadas
e da integração.
Alessandra começa a reunião de abertura do projeto apresentando as 10 áreas de conhecimento que farão
parte do projeto (figura 2, disponível no Material da Disciplina).
Logo após as tratativas iniciais do projeto, Alessandra indica o início do planejamento e lista as primeiras
atividades a serem realizadas:
(1) Gerenciamento do Escopo, com elaboração da Declaração do Escopo.
(2) Análise da viabilidade financeira.
(3) Levantamentos dos custos e orçamento.
(4) Análise de Demanda.
(5) Gerenciamento do Tempo, com a elaboração do Diagrama de Rede.
(6) Elaboração de termo de garantia para os produtos fabricados, incluindo exclusão de garantia, prazo de
garantias para os produtos, política de troca de produtos e criação de um SAC para atendimento dos
consumidores.
Durante a reunião de início do projeto, Alessandra apresenta o Guia PMBOK (sexta edição) que vão utilizar
para guiar o projeto, uma tabela com as áreas de conhecimento de gestão de projetos (Tabela 1, disponível
no Material da Disciplina) e o mapa das áreas de conhecimento (Figura 3, disponível no Material da
Disciplina). Com estes documentos, Alessandra acredita que todos podem acompanhar de forma ágil e
eficiente todo o processo de abertura das novas filiais.
Alessandra decide contratar um especialista em gestão de projetos para ajudar nesta grande empreitada, e
você foi a pessoa contratada!
A partir de agora, você tem um grande desafio e precisa ajudar a PRATICTE na elaboração do planejamento
deste projeto de novas filiais. Para isso, é preciso que você reflita sobre os passos a seguir, visando
apresentar um direcionamento para a empresa nos aspectos indicados.
ATIVIDADE PROPOSTA
Partindo das informações sobre a PRATICTE e da leitura dos materiais sugeridos elabore resposta as duas
questões que se apresentam a seguir, buscando articular as temáticas entre si e usando em suas respostas
seu conhecimento teórico e metodológico, sem esquecer de colocar uma boa dose da sua criatividade.
1. GESTÃO DO ESCOPO
Nessa etapa, vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. As lojas PRATICTE ao abrir nova
filiais vai recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia do PMBOK, com seu ciclo de vida composto
por início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, com suas 10 áreas de
conhecimento em gestão de projetos. Umas das 10 áreas é a Gestão de Escopo, sendo que nos projetos
dividimos o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que
se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as
características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições,
especificações, medidas e cores.
O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e
desempenho; premissas e restrições.
Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta
decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2)
Processo que será usado para entregá-la.
Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de
escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto.
Essa declaração contém os itens descritos a seguir no quadro 1:
Quadro 1. DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser entregue (também chamado
de entregável).
Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e condições de aceitação do
cliente.
Entregas do projeto: Podem ser divididas em: primárias (produtos, serviços ou resultados contratados) e
secundárias (relatórios, gráficos, manuais, desenhos homologados etc.).
Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas vezes nos deparamos com o
“pensei que estivesse no escopo”, e isso atrapalha muito a relação entre os stakeholders.
Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como: normas técnicas a serem
seguidas, datas-chave de entrega, legislação, orçamentos fechados etc.
Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade de definição, são assumidos
como verdadeiros para o planejamento), ou seja, algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu,
por exemplo: a promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda não foram
contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do risco”.
PEDE-SE:
Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a sua TAREFA é a elaboração de uma
DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de Inauguração das Lojas da PRATICTE, que é o primeiro passo do
planejamento de um projeto.
A Declaração de Escopo que você vai fazer para o projeto deve apresentar os cinco itens de forma
detalhada, sendo estes: Descrição do escopo do produto, Critérios de aceitação do produto, Entregas do
projeto, Exclusões do projeto, Restrições do projeto e Premissas do projeto. Preencha o QUADRO
DECLARAÇÃO DE ESCOPO.
Referência Recomendada
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá: UniCesumar, 2021. ISBN 978-85-459-1665-9
2. GESTÃO DO TEMPO
As lojas PRATICTE ao abrir nova filiais deve recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia do
PMBOK, que envolve 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos, entre elas a Gestão do Cronograma,
ou Gestão do Tempo (figura 4, disponível no Material da Disciplina) como era conhecida antes da sétima
edição do Guia PMBOK.
O primeiro passo para se gerenciar o cronograma é fazer a descrição detalhada das atividades e em seguida
fazer a sequência das atividades, com objetivo de fazer um diagrama de rede completo, com todas as
atividades que precisam ser realizadas e suas inter-relações, sendo mostradas em um desenho. Nesse
diagrama, cada atividade é colocada em um quadro, em uma sequência lógica, onde setas mostram as
relações de dependências entre elas desde o início do projeto até a sua finalização.
O diagrama de rede é um roteiro que exibe como todas as atividades especificas se encaixam para cumprir
o escopo do projeto. A base para um bom diagrama de rede, começa pela elaboração da lista de
precedência (que vai gerar um Método do Diagrama de Procedência (MDP) ou Atividade no Nó (ANN), em
que o gerente de projetos consegue atuar de modo a preparar os dados para o diagrama. Para isso, os
responsáveis pelo diagrama devem fazer três perguntas para cada atividade do projeto:
(1) Quais outras atividades devem ser finalizadas antes que essa atividade possa ser iniciada? Ou seja, a
finalização de uma atividade precedente e obrigatória para iniciar a próxima atividade? Por exemplo, se
quisermos pintar uma parede, isso só pode ser feito após a sua construção.
(2) Quais atividades podem ser feitas ao mesmo tempo que essa atividade? Em outras palavras, ao pintar
a parede, existe alguma atividade que pode ser feita simultaneamente a essa?
(3) Quais atividades não podem ser finalizadas imediatamente depois que essa atividade é finalizada? Ou
seja, depois que eu pintei a parede, posso reboca-la?
Fazendo essas perguntas, é possível estabelecer quatro tipos de relacionamento logico entre as atividades:
(1º) Término para início (TI) (a atividade predecessora deve terminar antes da sucessora); (2º) Início para
início (II) (a atividade predecessora deve começar antes, ou junto a sucessora); (3º) Término para término
(TT) (a atividade predecessora deve acabar para que a sucessora acabe); (4º) Início para término (IT) (uma
atividade deve começar antes que a próxima acabe).
PEDE-SE:
A seguir, estão listadas as atividades que envolvem a inauguração das lojas, a duração de cada uma delas e
a relação entre elas. Use as informações com lógica e se utilize dos conceitos de gestão de projetos e de
atividades predecessoras e sucessoras:
* Achar uma imobiliária e entrar em contato (7 dias – Atividade A).
* Visitar os imóveis com o corretor (7 dias – Atividade B).
* Comprar os imóveis ou locação (10 dias – Atividade C).
* Visita as instalações para planejar as reformas (5 dias – Atividade D).
* Reforma elétrica (30 dias – Atividade E).
* Reforma hidráulica (30 dias – Atividade F).
* Instalação do piso (20 dias – Atividade G).
* Pintura (30 dias – Atividade H).
* Fachada (15 dias – Atividade I).
* Projeto dos móveis (20 dias – Atividade J).
* Fabricação dos móveis (60 dias – Atividade L).
* Instalação dos móveis (30 dias – Atividade M).
De acordo com o Gerenciamento do Cronograma, a sua TAREFA é a elaboração de um QUADRO DE
ATIVIDADES DE INAUGURAÇÃO DAS LOJAS.
O QUADRO deve ser completo e observar os seguintes dados: (a) a duração total do projeto (ciclo de vida)
será de 8 meses; (b) o planejamento vai durar 1 mês e (c) todas as três novas lojas precisam de reforma
(adequações estruturais e pintura) e trabalho de arquitetura.
Agora você deve preencher o quadro informando as atividades predecessoras e a duração de cada
uma delas.
Referência Recomendada
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá: UniCesumar, 2021. ISBN 978-85-459-1665-9
Orientações adicionais:
– Baixe o Formulário Padrão para responder à atividade MAPA, disponível no “Material da Disciplina”.
– Assista ao vídeo de Explicação da Atividade, presente na “Sala do Café” da disciplina.
– Consulte os anexos da atividade disponíveis no “Material da Disciplina”
– Faça a leitura do livro da disciplina, utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto e leia atentamente as
informações disponibilizadas.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
– Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo através do Fale
com o Mediador.
– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não
haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Atenção para não inserir arquivos errados