MAPA – GTS – SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 52-2024

1ª QUESTÃO
Olá, aluno(a)!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina Sustentabilidade
e Responsabilidade Social por meio da realização da Atividade MAPA. Para isto, a realização da Atividade
MAPA propõe:
Etapa 1: leitura atenta do texto a seguir.
Para a Swarovski, ESG e filantropia andam lado a lado
Marca de joias e cristais investe em projeto na Amazônia. Em entrevista exclusiva, as diretoras da empresa e
da fundação explicam a estratégia.
A Fundação Swarovski, braço filantrópico da marca de cristais e joias Swarovski, estabeleceu-se na sede da
companhia, na Áustria, em 2013 com três pontos focais: equidade, criatividade e água. Como ação deste
último foco, nasceu, três anos depois, o projeto Escola d’Água (do inglês, Swarovski Waterschool), que, no
Brasil, é uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), presente no Amazonas e no Pará.
O projeto tem como objetivo levar educação sobre o uso sustentável e consciente da água em comunidades
ao longo dos rios da região, e infraestrutura para o acesso à água potável e saneamento básico. A Fundação
investe € 300 mil por ano (cerca de R$ 1,6 milhão), em média, nos projetos no Amazonas e no Pará.
Em conversa com a EXAME ESG, que visitou o projeto na Amazônia, as executivas Carla Assumpção,
diretora-geral da Swarovski Crystal Business Brasil, Chile e Argentina; Jakhya Rahman-Corey, diretora da
Swarovski Foundation; e Raquel Luna, coordenadora do projeto Swarovski Waterschool/Escola d’Água no
Amazonas, contaram sobre o programa e a estratégia ESG da marca. Para elas, filantropia e sustentabilidade
andam juntas. Confira a entrevista a seguir:
Sabemos que a empresa produz joias, uma produção de alto impacto no planeta. Como a marca
trabalha para mitigar esse impacto?
Carla Assumpção: nossos cristais são produzidos sem material orgânico (plant free) ou pesado, como
chumbo. A maioria dos cristais tem chumbo. Também nos preocupamos com a cadeia, que é toda
certificada.
Jakhya Rahman-Corey: talvez para estender um pouco esse pensamento, é por isso que a empresa tem a
sustentabilidade e a filantropia uma ao lado da outra. Quando você pensa em sustentabilidade, significa
olhar para a cadeia de valor e como o cristal é feito. O aspecto da certificação com certeza é compatível com
todo esse aspecto. Do lado da filantropia, o que vivemos é o aspecto de comunidades. Nosso fundador,
Daniel Swarovski, acreditava que você não pode alcançar seu próprio sucesso sem pensar nas pessoas. No
entanto, não podemos apenas pensar nas comunidades locais. Somos uma comunidade global. A filantropia
se encaixa como uma extensão do valor do negócio. Esse é o tipo de trabalho que fazemos.
O que significa sustentabilidade para a Swarovski e a fundação?
Jakhya Rahman-Corey: a ideia de Daniel Swarovski, ao fundar a empresa, era criar cristais usando energia.
Contudo, que tipo de energia? A primeira opção era a hidrelétrica, uma fonte renovável, já que, na época,
ele estava morando perto de um rio, na Áustria. A primeira fábrica foi construída nesse local. A Swarovski,
portanto, tem a água como um aspecto fundamental na sua criação, e por isso é um tema tão importante. É
dessa visão que nasce o projeto Escola d’Água.
Como o ESG está estruturado na empresa, considerando essa união entre negócios e filantropia?
Vocês têm uma área para acompanhar os resultados?
Jakhya Rahman-Corey: há dois aspectos nessa questão. Existem áreas de colaboração e áreas de separação
entreaFundaçãoeacompanhia
. Somos uma instituição de caridade no Reino Unido, e temos de considerar que estamos ligados ao
negócio, mas, ao mesmo tempo, precisamos prestar contas à sociedade. Partimos dos princípios que
estamos entregando um benefício público e, nesse ponto, é importante a separação entre filantropia e
negócios, mesmo que os valores possam estar conectados. O aspecto social é importante para estarmos
sempre centrados nas pessoas. Uma forma que encontramos para lidar com essas dificuldades é realizar
alguns programas com a ONU. Não podemos trabalhar isolados, temos de trabalhar em colaboração.
Quais são esses projetos com a ONU?
Jakhya Rahman-Corey: um exemplo é o programa Creatives For our Future (do inglês, “criativos para o
nosso futuro”). A pandemia teve muito impacto na indústria criativa, e não apenas no aspecto de produção,
mas pelo fato que a vida das pessoas, de maneira geral, é muito ligada a essa indústria. Milhares de
empregos foram perdidos. Nossa abordagem foi ajudar jovens, de 25 a 30 anos, a colocar em prática suas
ideias por meio de financiamentos. Também apoiamos com educação. O objetivo é tornar essa indústria
mais sustentável. Outro exemplo é o projeto Escola d’Água aqui no Brasil. A comunidade está olhando para
o sistema de gerenciamento de reciclagem, e isso é uma solução criativa, é inovação.
Carla Assumpção: discutimos uma série de temas no universo corporativo, entre eles, igualdade de gênero.
Hoje temos praticamente 50% de mulheres nos cargos de liderança. A questão de gênero, raça e religião,
tudo isso, é muito integrado na companhia, na sua cultura.
Vocês atuam junto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) desde 2016. Por que vocês
escolheram esse projeto?
Jakhya Rahman-Corey: a FAS surgiu como um exemplo importante de capacidade de entrega. Trabalhamos
com muitas entidades ao redor do mundo, e temos de olhar para essa capacidade. Fazemos uma série de
perguntas antes de escolher um projeto. Qual será o impacto gerado pelo investimento é uma delas. É
quase um trabalho de apuração jornalística, e temos de fazer as perguntas certas. A FAS tem infraestrutura,
tem as redes e os contatos.
Raquel Luna: não é uma receita de bolo, no entanto. Trabalhamos a partir de nossos pilares, mas cada
localidade, cada país, tem suas características, por isso a importância de um parceiro local que conheça a
realidade. Já vi muitos projetos que chegam com uma receita pronta, e ao tentar implementar uma ideia que
deu certo em outro lugar, simplesmente não funciona. A FAS é uma das maiores ONGs do Norte do Brasil,
com uma vasta experiência e, quando se trata de diligência e compliance, ela tem todas as políticas
auditadas pela PwC. Ou seja, a entidade tem tudo o que é necessário para uma fundação internacional
confiar um programa, que é bem grande.
Fonte: https://exame.com/esg/para-a-swarovski-esg-e-filantropia-andam-lado-a-lado/. Acesso em: 11 ago.
2023.
Etapa 2: agora é com você!
Após a leitura da matéria apresentada e o conhecimento adquirido ao decorrer da disciplina, responda aos
questionamentos a seguir:
1. Apresente os conceitos e as principais diferenças entre a responsabilidade social empresarial e a
filantropia. Aqui é necessário mencionar ao menos quatro características que as diferenciam.
2. Cite no mínimo três programas e/ou ações mencionadas na matéria desenvolvidas pela Swarovski, e
classifique-os como sendo predominantemente de responsabilidade social empresarial e/ou filantrópica,
sendo fundamental identificar quais programas e/ou ações apresentam características alinhadas à
sustentabilidade.
Dicas dos professores:
1. Leia atentamente o comando da atividade.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do FORMULARIO PADRÃO de entrega da atividade
MAPA, disponível para download no Material da Disciplina > Ambiente da disciplina.
3. Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois após o
envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo
corretamente.
Revise bem antes de enviar.
4. Ao enviar a atividade, certifica-se se o arquivo está no formato DOC ou PDF.
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas
referências serão inquestionavelmente zeradas.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha
atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade
também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de
modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema
com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de
comprovação.
9. Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o
Mediador.
10. Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da internet, lembre-se de indicar
as devidas referências ao final da atividade.
Bom trabalho!
Bons estudos!
ALTERNATIVAS
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