A Educação Patrimonial tem sido centro de debates e preocupações no cenário educacional atual. Nela, se
aplicada corretamente, é possível apurar o olhar dos estudantes para reconhecer e valorizar patrimônios
materiais, imateriais e naturais. Como lemos a seguir:
“Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, através de uma metodologia específica de trabalho,
propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais como
edifícios, praças, mercados, jardins, fotografias, documentos, esculturas, quadros, instrumentos de trabalho,
etc. ou bens imateriais como músicas, danças, festas religiosas, ou populares, comidas, rituais, hábitos e
costumes, formas de fazer, saberes e dizeres populares etc.
Os bens culturais podem também ser consagrados ou não consagrados, entendendo os primeiros como os
reconhecidos pela sociedade e protegidos por legislações (leis e decretos), e os segundos como aqueles que
fazem parte de nosso dia a dia, da nossa realidade, revelando os múltiplos aspectos que a cultura viva de
uma comunidade pode apresentar.”
GRUNBERG, Evelina. Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007.
Disponível em: https://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_ManualAtividadesPraticas_m.pdf.
Acesso em 04 jul. 2023
Como podemos ler, os patrimônios vão muito além daqueles consagrados por órgãos regulamentadores,
visto que, estão ao nosso redor e constituem-se de diversas formas. Pensando nesse assunto, convido-lhe a
resolver a seguinte proposta:
Você foi contratado pela prefeitura de sua cidade como historiador, a fim de desenvolver um projeto junto
as escolas sobre Educação Patrimonial. Para isso, foi solicitado a você a entrega de um arquivo de slides, que
demonstre um projeto sobre uma “Caminhada Patrimonial da Cidade”, que deverá propor visitas aos
patrimônios das cidades, que possam ser acessados por uma caminhada.
Para resolver essa atividade, seu arquivo deverá conter:
a) Entre 10 e 12 slides.
b) A estrutura deve ser: capa, resumo, objetivos, locais a serem visitados com breve histórico dos locais a
serem visitados, trajeto, resultados esperados e referências consultadas.
c) Capa: deverá conter o título do projeto, podendo ser mantido o sugerido anteriormente (Caminhada
Patrimonial da Cidade) ou poderá ser um novo (conforme sua preferência); além disso, deverá constar suas
informações acadêmicas (NOME, R.A e Polo);
d) Resumo: deverá apresentar um pequeno texto que explique o projeto (tema, objetivos, metodologia
e resultados esperados).
e) Objetivos: deverá aparecer um objetivo geral e os objetivos específicos que o trabalho terá (entre 2 e 5).
f) Locais a serem visitados: Deverá constar entre 3 e 5 locais a serem visitados, com um texto explicativo
sobre eles e, de forma opcional, imagem destes locais.
g) Trajeto: Pensando que o projeto envolve uma caminhada, é preciso apresentar a ordem do trajeto dos
pontos a serem visitados.
h) Resultados esperados: Deverá apresentar o que o projeto visa desenvolver após sua execução.
i) Referências: apresentar as referências consultadas para a montagem do projeto.