Quando pensamos em filmes de temáticas das Antiguidades, é comum nos recordarmos daqueles que utilizam a
Grécia Antiga de pano de fundo, sobretudo no que se refere à mitologia ou os feitos bélicos. Todavia, devemos nos
lembrar que:
“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita
realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás
das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos
elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que
outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção
cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e
interessam às multidões anônimas.”
Fonte: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553235185_ARQUIVO_ANPUHTRABALHOCOMPLETO.pdf.
Acesso em: 7 jun. 2023.
Isto é, os filmes são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade
contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico.
Atualmente, no que diz respeito aos filmes de temática grega antiga, somamos uma lista considerável de filmes, tais
quais, 300 (2006), Percy Jackson (2010), Hércules (2014), Tróia (2004), Fúria de Titãs (2010), entre inúmeros outros
títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pela Grécia Antiga se liga à fantasia, aos deuses e heróis,
isto é, temas que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes
do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Caro(a) estudante, pensando nessa temática e os usos dos filmes no contexto educacional, assuma o papel de um
professor de história e resolva o seguinte desafio:
Uma instituição, que oferta o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, lhe contratou como professor de história. Nas
primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas que tiveram os
conteúdos de Grécia Antiga demonstraram desinteresse pelo conteúdo, e que você ficaria à frente de um projeto de
ensino que estimulasse os alunos, de uma das turmas, a se interessarem pelo conteúdo.
Para isso, a instituição solicitou que você entregue um projeto de uma oficina educacional, que contenha os
seguintes pontos:
a) Ano ou série que a oficina será aplicada.
b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão
retiradas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC).
c) Filme sobre a Grécia Antiga que será exibido (nome e ano de estreia).
d) Encaminhamento (passo a passo de como a oficina ocorrerá).
e) Qual o tema principal a ser observado no filme para discussão com os alunos.
f) Espaço que a oficina será realizada.
g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina.
h) Avaliação aplicada aos alunos.
i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina.