MAPA – LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Após ler a proposta da atividade MAPA na íntegra dentro do ambiente da
disciplina de Língua Portuguesa, assistir ao vídeo explicativo do MAPA que se
encontra da Sala do Café: https://youtu.be/AE7N35wyhdc desenvolva seu
MAPA de acordo com que foi solicitado.
A atividade proposta, contém 3 etapas: construção de um jogo manual, que
explore as palavras entre número de grafema e fonema; descrição do jogo
criado e constatação por meio de duas fotografias; e, por fim, a elaboração de
um texto dissertativo. Vamos lá!
1ª. Etapa: Mãos à obra! Crie um jogo manualmente (utilize cartolinas, sulfite,
papelão etc.), que explore a diferença existente nas palavras entre o número
de grafemas e fonemas. Use como base um jogo de quiz (perguntas e
respostas), onde deve haver, no mínimo, 10 cartas com perguntas, as opções
de resposta e a alternativa correta. Siga as regras do jogo: ganha quem
responder corretamente a maior quantidade de cartas.
2ª. Etapa: Após criar o jogo, insira aqui neste formulário:
1- As perguntas do jogo: digite aqui
2- As alternativas do jogo: digite aqui
3- A resposta correta e a explicação (motivo de cada resposta correta):
digite aqui
4- As duas fotos que você tirou, uma durante a confecção do jogo e outra
do jogo já pronto. Elas não devem ser cópias retiradas da internet:
Foto 1:
Selecione Inserir > Imagens > Este Dispositivo para uma imagem no seu PC.
Foto 2:
Selecione Inserir > Imagens > Este Dispositivo para uma imagem no seu PC.
3ª. Etapa: Escreva um texto dissertativo explicando a importância do
lúdico para o processo de letramento dentro do espaço escolar (o texto
não precisa título e deve ter no mínimo 10 e máximo 20 linhas). Use como
fonte de pesquisa o artigo disponível em PDF no Studeo ou clique aqui.
Resposta: digite aqui
Referências: consulte o material sobre ABNT – Citações e Referências na
Sala do Café.
CRUZ, S. et al. Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola.
Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 4, 1 fev. de 2022.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/4/letramentoescolar-ultrapassando-os-muros-da-escola. Acesso em: 25 mar. 2024.
FURTADO, João Carlos Dias. PINGOELLO, Ivone. Língua Portuguesa:
Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá – PR.:
UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2023

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp