MAPA – MDIG – CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS – 53-2024

1ª QUESTÃO
“Marketing Orientado a Dados, também conhecido, no inglês, como data-driven marketing, é compreendido
como um conjunto de técnicas e táticas que se aproveitam das grandes quantidades de dados para
construir processos de marketing eficientes. O objetivo desses processos é compreender o resultado das
ações e o comportamento dos consumidores-alvo no decorrer da jornada do cliente” (Bartelle, 2024, p. 80).
Fonte: BARTELLE, L. B. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis: Arqué,
2024.
O Marketing Orientado a Dados transforma radicalmente a abordagem tradicional, colocando dados no
centro de todas as decisões de Marketing. Essa metodologia aproveita o vasto volume de dados gerados
por interações digitais, bem como dados transacionais e comportamentais para informar e otimizar as
estratégias de Marketing. Ao entender profundamente o comportamento dos consumidores por meio dos
dados, as empresas podem personalizar suas ofertas, melhorar a experiência do cliente e maximizar a
eficiência de suas campanhas. A jornada do cliente, que abrange desde o primeiro ponto de contato até o
pós-venda, fornece uma oportunidade única de coletar dados valiosos em cada etapa, permitindo uma
análise contínua que ajuda a refinar as estratégias em tempo real. Essa abordagem orientada por
dados aumenta a precisão do Marketing e permite uma resposta mais rápida às mudanças nas preferências
e nos comportamentos dos consumidores. Isso resulta em campanhas mais relevantes e atraentes, que
falam diretamente às necessidades e aos desejos dos consumidores. Ademais, o Marketing Orientado a
Dados pode revelar informações importantes sobre novos segmentos de mercado ou oportunidades de
produto, conduzindo a inovações estratégicas que podem oferecer vantagens competitivas sustentáveis.
Com base nas informações, responda:
a) Explique como o Marketing Orientado a Dados utiliza as informações sobre o comportamento do
consumidor para otimizar as estratégias de Marketing.
b) Discuta as implicações éticas na implementação do Marketing Orientado a Dados, focando no equilíbrio
entre personalização e privacidade do consumidor.
c) Avalie como a tecnologia de análise de dados pode transformar a jornada do cliente e quais são os
benefícios potenciais para as empresas e consumidores.

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