MAPA – MDIG – CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS – 52-2024

1ª QUESTÃO
Transmídia é o uso integrado das mídias, de forma que uma história ou mensagem ultrapasse os limites de
um único meio. Sua característica requer que mais de uma mídia seja envolvida para suportar a
mensagem/história/objetivo e a distribuição ou suporte da mensagem/história/objetivo, intencionalmente,
estenda-se pelas diferentes mídias (Gabriel; Kiso, 2021 apud Paasch; Nobrega, 2024).
Fonte: PAASCH, M. R.; NOBREGA, R. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Um exemplo de marca que utiliza o transmídia e o out of home nos Estados Unidos é a Netflix. Além de
utilizar muito as redes sociais, a marca aposta em campanhas na televisão, no OOH, DOOH e às vezes inova
ainda mais. Para divulgar a série Stranger Things, o serviço de streaming criou um jogo disponível para
celular. Além disso, a marca utilizou vídeos no YouTube com elementos de cada país e outdoor posicionados
nas cidades dos Estados Unidos.
Há, ainda, uma imagem que mostra um cartaz do Spotify em um abrigo de ônibus que faz parte de uma
estratégia transmídia. Ele possui as cores roxo e amarelo ao fundo. Em branco, é possível ler em inglês: “É
fácil assumir que o criador da playlist ‘Abacate esmagado’ não é um dono de casa”. Além disso, com uma
letra melhor, há a frase: “Milhares de playlists públicas construídas todos os dias. Empréstimo não é
necessário. Spotify.com/playlists”.
Com campanha em abrigo de ônibus, o Spotify utilizou link para incentivar as pessoas impactadas a acessar.
O Spotify também aposta em campanhas transmídia para divulgar o serviço e os benefícios de contratá-lo.
Para incentivar os usuários a ouvirem às playlists públicas, a plataforma de música e de podcasts apostou
em uma campanha nas redes sociais e nas ruas. Com painéis digitais, outdoors e até mesmo abrigo de
ônibus, o Spotify divulgou diversas playlists para pessoas com gostos musicais diferentes.
Fonte: https://www.tresmeios.com.br/blog/transmedia-o-que-e/. Acesso em: 2. abr. 2024.
Partindo desse entendimento, é possível compreender como a transmídia faz diferença na maneira de
produção de conteúdo para uma campanha publicitária.
Neste sentido, para compreender os conceitos de transmídia/transmedia e o processo de produção de
conteúdo envolvendo diversas linguagens, você pode acessar seu material didático, bem como as aulas
conceituais.
Diante do exposto, responda aos itens a seguir:
a) Apresente a imagem de uma campanha publicitária de sua escolha que se utiliza desse conceito
(transmídia).
b) Descreva quais foram os meios de comunicação que interagiram para realização da campanha? (televisão,
rádio, podcast, redes sociais).
c) Justifique de que maneira a campanha publicitária escolhida se encaixa no conceito de transmídia.
d) Aponte para entre os meios de comunicação da campanha escolhida qual meio mais antigo (exemplo
televisão) e o mais recente (tiktok).
Instruções para envio do arquivo final
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da
Disciplina”.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a
atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e,
posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a
atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o(a) professor(a) mediador(a), por meio do “fale com o
mediador”.
Bom trabalho!
ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp