MAPA – MDIG – GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MÍDIAS – 54-2024

1ª QUESTÃO
Olá, pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão do
Planejamento e Mídias. Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e
discutimos na teoria.
Então, vamos lá?
“Quando se trata de negócios, em qualquer área, o planejamento é o orientador que nos conduz a ter maior
segurança e, consequentemente, efetividade no que vamos empenhar. A sua ausência pode desperdiçar
energias vitais para o sucesso da proposta. O planejamento se tornou tão evidente e necessário, que
independentemente da área em que você deseja atuar, faz-se necessário dominar esse processo e, mais que
isso, é a partir da sua organização, enquanto um profissional estratégico, que você poderá construir
relevância e reconhecimento.” (Zardenunes, 2024, p. 133).
Fonte: ZARDENUNES, S. Gestão e Planejamento de Mídias. Sônia Zardenunes. Florianópolis, SC: Arqué,
2024. 216 p.
A contemporaneidade é marcada por inúmeras características sociais, culturais, tecnológicas,
comunicacionais, econômicas entre outras. De certa forma, os mais diversos eixos e campos do
desenvolvimento humano, se encontram, se impulsionam, se alteram, se somam e se transformam.
As mudanças constantes da sociedade, bem como os avanços tecnológicos e as novidades sociais e
culturais, influenciam nossas mídias e produções. O “
. . .
Comportamento do consumidor, das tendências do mercado e das tecnologias emergentes
. . .
, são pontos a serem observados para as estratégias e planejamentos de mídia.

. . .
o plano de mídia é, basicamente, um documento que contém os objetivos, as estratégias e as táticas, ou
ações, que devem ser colocadas em prática para solucionar um problema do cliente (anunciante).”
(Zardenunes, 2024, p. 136)
É isso que vamos trabalhar, estudar e discutir agora nessa atividade MAPA. Vamos começar?
Seguindo o modelo de Planejamento de mídia apresentado no material didático, unidade 4 no tema de
aprendizagem 6, suponha que você foi contratado por uma empresa (da sua região, nacional ou fictícia),
para elaborar um Planejamento de Mídia para um produto ou serviço específico.
BRIEFING
Apresente as informações como se tivesse realizado o Briefing da empresa – Em até 5 linhas, apresente a
empresa (real ou fictícia), seu segmento e tempo de mercado (real ou fictício); o nome e características do
produto/serviço; e a missão, visão e valores da empresa.
MERCADO
Descreva o mercado atual, oportunidades e ameaças/riscos.
CONCORRÊNCIA
Elabore quais marcas ou produtos que estão em competição direta com sua empresa e qual seu diferencial
(do produto ou serviço).
PÚBLICOS
Defina as características demográficas ideais: idade, classe social, nível de escolaridade, gênero e localização.
OBJETIVO
O que se deseja alcançar com este plano?
ESTRATÉGIAS
Como alcanço o(s) objetivo(s)? Com quais estratégias, meios, veículos e por quê?
TÁTICAS
Qual número de inserções em determinado veículo? Por quanto tempo? Em qual praça? Qual o
investimento em cada meio e veículo?
CRONOGRAMA
Defina em dias ou semanas e sinalize a ação que será realizada.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o “Formulário Padrão do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e
preencha corretamente todos os campos solicitados.
4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de
trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do
“Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

Bons estudos! Sucesso! ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp