1ª QUESTÃO
Considerando a interdisciplinaridade entre Psicologia da Educação e diferentes áreas do conhecimento,
analise o seguinte cenário:
Em uma escola de ensino médio, foi identificada uma lacuna no envolvimento dos alunos nas aulas de
diferentes disciplinas, como Matemática, Geografia e Português. Os alunos demonstram desinteresse, baixo
engajamento e, consequentemente, apresentam resultados acadêmicos aquém do esperado (Garcia, 2021).
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Enquanto professor com conhecimento em questões relativas à área de Psicologia da Educação, você foi
designado para desenvolver um projeto de intervenção interdisciplinar que promova o engajamento dos
alunos em diferentes disciplinas. Sua tarefa é criar um projeto que contemple:
1. Diagnóstico Interdisciplinar:
Analise as possíveis causas do desinteresse dos alunos em disciplinas diversas.
Utilize conceitos da Psicologia da Educação para compreender fatores motivacionais, emocionais e sociais
que podem influenciar o engajamento dos alunos.
2. Intervenção Interdisciplinar:
Proponha estratégias específicas que possam ser aplicadas em diferentes disciplinas para aumentar o
envolvimento dos alunos.
Considere a colaboração entre professores de disciplinas distintas e a promoção de atividades que
conectem os conteúdos de maneira integrada.
3. Avaliação Interdisciplinar:
Desenvolva critérios claros de avaliação para mensurar o sucesso da intervenção interdisciplinar.
Utilize métodos que permitam avaliar o engajamento dos alunos em diferentes disciplinas e sua melhoria no
desempenho acadêmico.
Orientações:
– Faça seu Mapa de forma criativa, porém em um arquivo de Word. Certifique-se de incluir uma breve
explicação sobre cada seção (Diagnóstico, Intervenção e Avaliação) e fundamentar suas propostas nos
princípios da Psicologia da Educação, de forma a serem aplicáveis em diversas áreas de conhecimento.
– Desenvolva em seu texto todos os conteúdos elencados.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio
disponibilizado no Material da Disciplina.
– Desenvolva o seu texto no Template disponibilizado no Material da Disciplina.
– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à
indicação das referências às suas fontes no final do texto.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Formate seu texto com as seguintes configurações: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12,
espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
– O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).
Atenção:
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e
certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em
“Finalizar”.
– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo