MAPA DE SAÚDE COLETIVA
CARO(A) ALUNO(A):
Seja bem-vindo (a) à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da
Disciplina de Saúde Coletiva
Instruções iniciais:
Utilize o modelo de M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
Siga todas as instruções constantes neste modelo.
Assista o vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
CASO CLÍNICO I
G.S., 50 anos, etilista em situação de rua. Em abordagem de rotina, pelo médico do consultório na rua
(equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população)
observou que o mesmo apresentava mal estado geral – “edemas de membros superiores e inferiores, pouco
responsivo, com teor de oxigênio diminuído, dificuldade para levantar”. Nesta situação ele precisa de
internação para diagnóstico e tratamento. Foi encaminhado para a Unidade Pronto Atendimento (UPA).
Onde após avaliação pelo médico da UPA, realizou exames e foi medicado e internado na unidade de
psiquiatria. Durante a internação o paciente recebeu cuidados médicos, de enfermagem, participou de
oficinas de terapia ocupacional e musicoterapia e de sessões com psicólogos. A assistente social ao realizar
o rastreamento identificou que o paciente era de outro município no qual tinha família. A família foi
abordada e concordou em recebê-lo e dar apoio no tratamento de alcoolismo.
CASO CLÍNICO II
M.I., 68 anos, estava participando do aniversário da neta e apresentou um mal súbito. O Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e o profissional do mesmo detectou que a paciente
apresentava uma crise hiperglicêmica e pressão alta. Devido ao quadro clínico ela foi removida para a
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde realizou exames e foi medicada.
Diante dos CASOS CLÍNICOS I, II e o artigo “Saúde Pública e Envelhecimento (Lima-Costa & Veras,
2003)”, (disponÍvel em “Material da Disciplina”), você já parou para pensar a importância do Sistema
Único de Saúde e suas politicas públicas de saúde no Brasil?
ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?
Imagine que você já é um profissional saúde atuando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de sua
cidade e se depara com as situações relatadas. Você deverá analisar os dois casos clínicos e o artigo,
relacionar as situações apresentadas com a disciplina de Saúde Coletiva, utilizando o aprendizado da
disciplina.
Para isso, iremos orientá-lo a desenvolver esta atividade, seguindo alguns passos para atingirmos
nosso objetivo. Siga-os e você terá a oportunidade de fazer um trajeto imersivo, e se sentir um
profissional de saúde capaz de impactar positivamente sua comunidade.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Análise o CASO CLINICO I e responda as questões 1 e 2:
1. Baseados nas informações relatadas no CASO CLÍNICO I e seus conhecimentos adquiridos sobre o
17/03/2023, 10:31 Unicesumar – Ensino a Distância
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Sistema Único de Saúde (SUS), EXPLIQUE os princípios doutrinários (ou éticos) do SUS.
Nessa etapa você explicar os princípios do Sistema Único de Saúde.
2. IDENTIFIQUE a situação, no CASO CLÍNICO I, onde cada princípio ético do SUS foi contemplado.
Nessa parte você precisa analisar o caso clinico I e identificar as situações que contemplam cada princípio do
SUS.
Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) descritas no CASO CLÍNICO II, responda as
questões 3 e 4:
3. APRESENTE os quatro principais grupos de Doenças Cônicas Não Transmissíveis (DCNT) que fazem
parte do Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento das DCNT.
Nessa questão você precisa apresentar os quatro principais grupos de Doenças Cônicas Não Transmissíveis que
são abordadas no Plano de Ações Estratégicas em saúde.
4. CITE cinco fatores de risco, em comuns, para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Nessa parte você precisa citar os fatores de risco comuns entre as DCNT.
Para responder à questão 5, acesse e leia o artigo “Saúde Pública e Envelhecimento” dos autores
Lima-Costa & Veras, 2003, que se encontra disponível no “Material da Disciplina” e também no link a
baixo:
Link do artigo: https://www.scielo.br/j/csp/a/QcPXW7P53YFKBqQjxqF3rrs/?lang=pt (Caso não consiga clicar,
copie o link e cole no seu navegador).
5. DISCORRA, brevemente, sobre o impacto do envelhecimento na demanda de atendimento nos
serviços de saúde.
Nessa questão você precisa ler o artigo “Saúde Pública e Envelhecimento” e descrever o impacto do
envelhecimento nas demandas nos serviços de saúde.
6. Em 1986, realizou-se em Otawa (Canadá), a I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. A Carta
de Ottawa, emitida neste evento, caracteriza que a promoção da saúde consiste em proporcionar aos povos
os meios necessários para melhorar a sua saúde e exercer um maior controle sobre ela. Leavell e Clarck, em
1976, correlacionaram o modelo da história natural da doença e os tipos de prevenção que podem ser
desenvolvidas para minimizar os danos à saúde preconizando ações sanitárias que correspondem aos três
níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. Baseado no conteúdo do livro texto da disciplina
PROPONHA DUAS AÇÕES que podem ser desenvolvidas diante um quadro de DIABETES para cada
tipo de prevenção – primaria, secundária e terciária.
Nessa parte você precisa propor duas ações desenvolvidas para pacientes com diabetes nos três níveis de
prevenção (primaria, secundária e terciária).
7. REFERENCIAS
Nesse tópico insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaboração do seu MAPA.