Você aprendeu na Unidade IV, sobre a ecoteologia e como ela “cresceu como um campo específico dentro
da reflexão teológica; ela se desenovelou em algumas ferramentas metodológicas, como o diálogo com a
visão científica e evolutiva da vida, assumiu temas específicos e estratégias particulares, e desenvolveu uma
sensibilidade própria” (MURAD, 2019, p.84)
A preocupação eco-teo-lógica atesta que vivemos um outro tempo na experiência humana nesse planeta.
Aprendemos que os seres humanos se valem dos ecossistemas e da biodiversidade para construir o seu
próprio modo de vida. Entretanto, eles precisam ter a exata medida da capacidade sustentável desses
ambientes para sustentar o estilo de vida humana. Para isso, precisamos repensar o nosso estilo de vida, o
que significa saber fazer escolhas corretas, e isso implica uma educação ambiental.
MURAD, Afonso. Da ecologia à ecoteologia. Uma visão panorâmica. Fronteiras, v. 2, n. 1, 2019, p. 84.
Sua atividade:
Para melhor entender essa relação: ecologia/ecoteologia/educação ambiental desenvolveremos a seguinte
atividade avaliativa que consistirá em um projeto com foco na educação ambiental em uma igreja, que
seguirá o roteiro abaixo:
1. Em sua comunidade de fé ou alguma próxima a você, selecione um grupo heterogêneo de pessoas, a
partir do qual você procurará saber sobre como elas desenvolvem atitudes e atividades positivas para com o
meio ambiente no qual a igreja está localizada. Para isso você elaborará uma lista de questões a serem
aplicadas ao grupo, bem como acompanhará esse grupo em suas atividades rotineiras promovidas pela
igreja: cultos, reuniões várias, EBD etc.
2. A partir do resultado, você elaborará uma atividade educativa na qual o grupo seja envolvido em alguma
interação com o meio ambiente no qual a igreja está localizada. (exemplos: reciclagem de produtos:
plástico, alumínio, papel etc.; coleta seletiva; compostagem; consumo de água e de energia
reponsável; descarte do lixo eletrônico; mais inspirações em:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/category/vida-sustentavel/page/4/)
3. Por fim, você coletará os resultados a fim de averiguar os benefícios do trabalho executado, e ainda
estabelecer próximos passos para a continuidade do trabalho.
Orientações gerais:
1. Faça uma pesquisa na Internet (blogs, podcasts, sites, entrevistas, revistas acadêmicas, mídia jornalística
etc.) sobre o tema da Educação ambiental.
2. Acesse o site: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/oportal/ para
adquirir recursos sobre como realizar sua tarefa.
3. Para elaboração da lista de questões e do plano de atividades busque por informações junto a recursos
dados pela metodologia de pesquisa qualitativa, e para o planejamento pedagógico para uma atividade
educativa.
Utilizando o template disponibilizado:
1. Elabore um storytelling onde fará um relato de vida do grupo acompanhando cada passo do
procedimento efetuado. (texto anexo)
2. Apresente a lista de questões que foram aplicadas ao grupo.
3. Apresente a sua avaliação pessoal das respostas do grupo, procurando estabelecer parâmetros que
orientarão o procedimento educativo ambiental. (texto anexo)
4. Apresente o procedimento educativo ambiental a ser desenvolvido com o grupo.
5. Apresente sua avaliação final do procedimento desenvolvido, apontando os pontos fortes e fracos,
indicando os benefícios alcançados, e estabelecendo os próximos passos para a sua continuidade.
6. Elabore um pequeno vídeo, de até 5 minutos, no qual você colherá os depoimentos de duas pessoas
envolvidas no procedimento educativo ambiental (upload “não-listado” no youtube, encaminhe o link do
vídeo dentro do template da atividade).