Olá, acadêmico(a)!
Para a realização de sua regência no Estágio Curricular Supervisionado é necessário
muito planejamento e dedicação. Nessa etapa, a elaboração do seu Plano de Aula se faz
fundamental. Assim, preparamos algumas orientações importantes:
✔ Lembre-se de que o professor/estagiário é sempre o mediador do processo de
ensino e aprendizagem, assim procure estabelecer a “ponte” entre seus alunos e o
objeto do conhecimento durante toda a aula.
✔ Evite aulas expositivas. Prepare uma aula dinâmica, próxima da realidade do
aluno para despertar o interesse dele por aquilo que está sendo ensinado. Um bom
começo é iniciar a aula com uma problematização.
✔ Selecione recursos didáticos diferentes e inovadores que promovam a construção
do conhecimento por parte dos alunos. Consulte a escola a respeito da possibilidade
do uso de recursos tecnológicos.
✔ Considere o aluno como o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e
não apenas como receptor passivo de informações prontas e acabadas.
✔ Seu Plano de Aula deve ser elaborado, obrigatoriamente, para 4 horas/aula, na
disciplina de Língua Portuguesa, em turmas do Ensino Médio.
✔ ATENÇÃO! As orientações em vermelho ao longo do Plano de Aula devem ser
apagadas e substituídas por suas informações e dados antes do envio de seu plano
de aula. Não retire essas diretrizes do seu arquivo de entrega.
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Av. Guedner, nº 1610, Fone/fax: (0xx44) 3027-6360
CEP 87050-900 – Maringá – Paraná
E-mail info@cesumar.br – Home Page: www.ead.cesumar.br
Plano de Aula
Instituição: Nome completo da escola campo de estágio sem abreviações
Endereço completo da escola: Rua, nº, bairro, município – Estado
Disciplina: Língua Portuguesa (Literatura, Redação ou
Gramática)
Ano: insira o ano da turma
para qual seu Plano de Aula
foi desenvolvido. Exemplo: 1º
ano do Ensino Médio.
Nome do(a) professor(a) regente: insira o nome completo do professor da escola
Nome do(a) estagiário(a): insira seu nome completo
Data de aplicação da regência: 00/00/0000 Número de aulas: 4 horas/aula
*Não alterar a quantidade de aulas.
Campo de atuação: assinale, aqui, o campo de atuação temática para a disciplina e ano
conforme consta na BNCC para o Ensino Médio (1º ao 3º ano):
( ) Campo da vida pessoal; ( ) Campo de atuação na vida pública;
( ) Campo das práticas de estudo e pesquisa; ( ) Campo artístico;
( ) Campo jornalístico-midiático; ( ) Todos os campos de atuação social.
Código e Descrição da Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (você deve
apresentar o código e a descrição da habilidade escolhida): digite apenas o(s)
código(s) da(s) habilidade(s) que será(ão) desenvolvida(s) durante a aula, seguido da
descrição, por exemplo: (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na
leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de
circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas,
papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos
adequados a diferentes situações.
ATENÇÃO! – Utilize, no máximo, duas habilidades. As habilidades expressam as
aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes
contextos escolares. Sendo, EM13LP01: EM (Ensino Médio); 13 (representa o ano, ou
seja, do 1° ao 3° ano); LP (disciplina – Língua PORTUGUESA); 01 (habilidade específica
que está em amarelo no exemplo acima). Consulte a BNCC para isso!
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Competência específica: descreva a competência específica para a disciplina e ano
conforme consta na BNCC para EM – Linguagens e suas tecnologias (1º ao 3º ano). de
acordo com a habilidade a ser desenvolvida nas aulas:
Exemplo: 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder
que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a
pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e
valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos,
exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
Parte 1: INTRODUÇÃO (CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO)
.
● Nesta parte você deve descrever como iniciará a aula de modo que contextualize
o objeto do conhecimento (conteúdo) através da problematização. É o momento
da sondagem, de buscar conhecer o que os alunos sabem sobre o que será
trabalhado na aula.
● Você precisa descrever qual será o conteúdo trabalhado e por meio de quais
atividades ele será discutido, inserindo um passo a passo das atividades que
serão desenvolvidas em aula.
● Os alunos podem ser incitados através de questionamentos, brincadeiras, jogos,
atividades, etc.
● Descreva em tópicos detalhados o passo a passo de como será essa
primeira parte das suas aulas. Conforme o exemplo a seguir:
● Introdução – aula 1 (descreva a introdução da primeira aula).
● Introdução – aula 2 (descreva a introdução da segunda aula).
● Introdução – aula 3 (descreva a introdução da terceira aula).
● Introdução – aula 4 (descreva a introdução da quarta aula).
OU
Você pode descrever em tópicos detalhados duas aulas, considerando que são aulas
geminadas, como no exemplo a seguir:
● Introdução – aulas 1 e 2 (descreva a introdução da primeira e da segunda
aula).
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● Introdução – aulas 3 e 4 (descreva a introdução da terceira e da quarta aula).
Parte 2: DESENVOLVIMENTO (CONCEITUALIZAÇÃO)
● Nesta parte do plano de aula deve-se descrever detalhadamente (passo a passo)
como será trabalhado o objeto do conhecimento (conteúdo) ao longo das quatro
aulas de tal modo que os alunos possam desenvolver a(s) habilidade(s)
selecionada(s) para esta aula. É a continuação da sua aula após a atividade de
introdução relatada anteriormente.
Aqui, você irá descrever, de forma detalhada, como o conteúdo será
trabalhado através das atividades previamente mencionadas na parte 1.
● Deve ser descrito em tópicos detalhados, conforme o exemplo a seguir:
● Desenvolvimento – aula 1(descreva o desenvolvimento da primeira aula).
● Desenvolvimento – aula 2 (descreva o desenvolvimento da segunda aula).
● Desenvolvimento – aula 3 (descreva o desenvolvimento da terceira aula).
● Desenvolvimento – aula 4 (descreva o desenvolvimento da quarta aula).
OU
Você pode descrever em tópicos detalhados duas aulas, considerando que são aulas
geminadas, como no exemplo a seguir:
● Desenvolvimento – aulas 1 e 2 (descreva o desenvolvimento da primeira e
da segunda aula).
● Desenvolvimento – aulas 3 e 4 (descreva o desenvolvimento da terceira e da
quarta aula).
Parte 3: CONCLUSÃO (AVALIAÇÃO)
● Aqui, será necessário descrever quais momentos das suas aulas serão utilizados
e de que forma irá avaliar os alunos. A avaliação pode acontecer ao longo das
duas aulas, no começo ou no final delas.
● É importante que você descreva o que será avaliado e de que forma, não
apenas mencionar o que será avaliado. É necessário que saibamos como
você irá conduzir essa avaliação.
● Para isso, é importante ter em mente os tipos de avaliação: Avaliação contínua,
formativa, diagnóstica, etc e inserir, na parte 3, qual você propõe.
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Atenção: A avaliação não deve ser, necessariamente, uma prova ou
atividade(s) valendo nota ao fim das aulas. Repense o modelo avaliativo de
acordo com suas propostas em sala.
RECURSOS DIDÁTICOS
É hora de listar todos os recursos que serão utilizados durante sua regência:
1. Projetor de vídeo ou imagem para passar os slides.
2. Pen drive com os slides.
3. Folhas A4 (Sulfite).
4. Lápis de cor.
5. Atividade xerocada.
6. Quadro e giz. Etc.
REFERÊNCIAS
Insira as referências pesquisadas para o planejamento e execução desta aula. Por
exemplo, textos distribuídos em aula, autores que você se embasou para a preparação
da aula ou até mesmo livros didáticos que a escola possa dispor. As referências devem
ser apresentadas conforme as normas da ABNT.
Utilize o Material Plágio não rola disponível no Mural de avisos da disciplina para
saber mais sobre como inserir as referências.
Uma vez que você deve utilizar a BNCC para realizar o plano, sua referência está abaixo.
(Não se esqueça de acrescentar a data que você acessou o documento).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601
-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-
pdf&Itemid=30192>. Acesso em