PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 52_2024

1ª QUESTÃO
Observe a charge a seguir:
Charges do DUKE. Disponível em: http://www.otempo.com.br/image/contentid/
Policy:1.2026674:1536101475/CHARGE%20O%20T.JPG?f=3×2&w=620&$p$f$w=ac4ac92. Acesso em: Acesso
22 mar 2024.
Com base na charge apresentada e no estudo do material digital, avalie as afirmações a seguir:
I. A crítica veiculada é injusta e sem fundamento ético, pois o homem sempre valorizou as artes para a
compreensão de uma época.
II. A crítica proposta é irônica e atual, pois há, ainda, inúmeras pessoas que não valorizam as artes e as
ciências.
III. O homo ignorantus serve para se referir ao homem que vivia no período medieval, época em que as
ciências ainda não existiam.
IV. Arte, Ciência, Cultura e História são saberes diferentes, mas que podem e devem se inter-relacionar para
uma compreensão mais complexa da sociedade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Os símbolos que constam nos mapas são verdadeiras chaves de leitura que auxiliam na compreensão do
exposto, por isso, no momento da leitura e interpretação, é importante ficar atento aos símbolos utilizados
na legenda.
PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e
Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre alguns desses símbolos, leia o material digital e analise as assertivas a seguir:
I. O símbolo referente a picos traz informações acerca dos maiores pontos do relevo brasileiro.
II. O símbolo de terreno sujeito à inundação significa que há pontos que poderão sofrer alagamentos.
III. O símbolo de rios permanentes informa que são aqueles que possuem água o ano inteiro.
IV. O símbolo de rios temporários significa que são rios que geralmente secam em épocas de estiagem
(seca).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Uma carteira de investimentos é uma espécie de grupo de ativos que pertence a um investidor, quer seja ele
pessoa física ou jurídica. Estes ativos podem ser ações, fundos, títulos, rendas fixas, aplicações em imóveis,
etc. A carteira permite ao investidor criar um olhar mais arguto para o seu patrimônio e para os riscos de
investimentos.
O gráfico abaixo ilustra a organização de uma carteira de investimentos. Com base no exemplo e em seu
material digital, analise as assertivas que seguem:
Disponível em: https://infoenem.com.br/tipos-de-graficos-no-enem-2020/. Acesso 06 mar 2024.
I. o gráfico aponta que mais da metade dos ativos do investidor estão destinados para ações variadas.
II. a soma de todos os dados do gráfico (poupança, renda fixa e ações) compõe a realidade de
investimentos.
III. o gráfico utilizado é o de linhas, por isso há a sequência numérica de uma variável ao longo do tempo.
IV. os investimentos feitos comparam valores distintos de uma mesma correlação negativa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
Os mapas apresentam funções distintas, tais como verificar a quantidade populacional, situar localização das
atividades econômicas, trazer informações acerca de população absoluta, representar as Unidades
territoriais, dentre outros.
PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e
Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre os tipos de mapas, leia o material digital e analise as assertivas que seguem:
I. as formas de relevo, a hidrografia, a climatologia, entre outros aspectos físicos e naturais do planeta são
encontrados em mapas físicos.
II. o mapa demográfico tem a função de representar espacialmente as populações e trazer informações que
envolvem população absoluta e população relativa.
III. o mapa político permite que possamos visualizar aspectos dos três setores: a matéria-prima, a
transformação e indústria e o setor de serviços e comércio.
IV. embora muito utilizados pelas áreas de geografia e história, a função do mapa econômico é discutir a
expansão europeia e as capitanias hereditárias.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
O gráfico de dispersão (XY) mostra a correlação entre duas variáveis, uma com os valores colocados em X e
outra, com os colocados em Y.
PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e
Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre as características do gráfico de dispersão, leia o material, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. O gráfico de dispersão é usado quando se quer observar alguma correlação entre duas variáveis. Por
exemplo, quando se quer demonstrar que as vendas de agasalho aumentam no inverno
PORQUE
II. as informações que esse tipo de gráfico traz são indicados na posição vertical, enquanto as divisões
quantitativas apresentam-se na posição horizontal, ou seja, nesse caso, quanto mais fria a variável X, maior a
venda de agasalhos Y.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

6ª QUESTÃO
De acordo com Martinelli (2014), mapa é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da
Terra. E os dados históricos apontam para o fato de que, nos primórdios, o mapa esteve ligado ao domínio e
ao poder.
PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e
Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre algumas funções do mapa, leia o material, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A função de um mapa é mostrar a localização do lugar, do caminho ou da área procurada, ou seja, ele
precisa, apenas responder à questão “onde fica? ”
PORQUE
II. Questões como “o quê? ”, “por quê? ”, “em que ordem? ”, “em que velocidade? ”, “por quem? ” são
respondidas, exclusivamente, por infográficos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

7ª QUESTÃO
De acordo com o site do Mistério da Saúde, a Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo
coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O
SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes
com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de
2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a
infectar seres humanos.
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/coronavirus. Acesso 06 mar 2024.
Sabemos que a pandemia da Covid causou danos irreversíveis, em todos os aspectos, por todo o mundo. O
gráfico a seguir mostra um recorte do aumento de casos em um determinado período da pandemia em
nosso país. Analise o gráfico e assinale a assertiva correta.
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/coronavirus. Acesso 06 mar 2024.
ALTERNATIVAS
o gráfico mostra que os primeiros casos de óbito, em decorrência do coronavírus, ocorreram em 26 de fevereiro.
a partir de I7 de março, as mortes por coronavírus apresentaram uma significativa queda de 20000 para 5000
casos.
o gráfico, em formato de pizza, consegue ilustrar todas as mortes ocorridas no decorrer da pandemia.
o gráfico aponta uma questão de proporcionalidade: os vacinados possuem menor chance de chegar a óbito.
o gráfico, em formato de linhas, demonstra uma sequência numérica de casos acumulados ao longo de um
determinado tempo.

8ª QUESTÃO
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês
(cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o
consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Um pouco mais da metade da água é gasta no banheiro,
em banhos, descargas ou outras utilizações. Para poupar recursos e dinheiro é fundamental economizar e adotar
novos hábitos.
Disponível em: https://site.sabesp.com.br/site/interna/default.aspx?
secaoId=595#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,mais%20de%20200%20litros%2Fdia.
Acesso 03 mar 2024.
O infográfico a seguir aponta para a quantidade de água potável utilizada para produzir itens que, geralmente,
consumimos em nosso cotidiano. Com base nele e em seu material digital, analise as assertivas que seguem
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/. Acesso 03 mar 2024.
I. O texto do infográfico funciona como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.
II. O infográfico transmite informações por meio do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais.
III. O infográfico informa que a produção de carne bovina é o item que mais faz uso de água para ser produzido.
IV. O tamanho das gotas d’água são variáveis porque possuem o intuito de destacar a diferença entre a quantidade de
uso.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
Leia a seguinte situação fictícia:
Júlio e Débora são os responsáveis pela coordenação de uma pequena empresa de marketing. Cada um
deles possui competências específicas que, quando reunidas, explicitam o funcionamento orgânico da
empresa.
O gráfico a seguir desenha a performance dessas competências. Com base nele e em seu material de
estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Disponível em: https://www.hashtagtreinamentos.com/grafico-de-radar. Acesso 03 mar 2024.
I. O gráfico, em formato de pizza, serve para expressar uma relação de proporção referente ao trabalho
realizado por Júlio que é superior ao realizado por Débora
PORQUE
II. De acordo com o gráfico, a sequência numérica expõe que a organização, a liderança e a iniciativa são
competências superiores e estas são realizadas por Júlio.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

10ª QUESTÃO
Dentre os vários tipos de mapa, um dos mais recorrentes nas aulas de Geografia são os mapas políticos,
como expõe a imagem. Eles representam as Unidades territoriais como Estados, Municípios e Distrito
Federal, também as divisas de fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas
PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e
Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre algumas funções desse mapa, leia o material, avalie a imagem, analise as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/108227197285052247/. Acesso 03 mar 2024.
I. na imagem do mapa político as cinco regiões do Brasil (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul)
possuem cores diferentes
PORQUE
II. cada cor indica um aspecto relevante, por exemplo a verde indica planalto, a azul altitude e a vermelha as
planícies.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas

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