1ª QUESTÃO
O referencial histórico-cultural norteia os aspectos de se conhecer a origem e a evolução do esporte, como
também as pessoas mais importantes que passaram por ele. Em relação ao referencial histórico-cultural
assinale a alternativa correta:
I. Busca desenvolver o aluno de forma integral e ímpar, sem reflexões autônomas.
II. Propicia a convivência com o fenômeno esportivo de forma reflexiva e autônoma, para que se saiba gerir
a própria prática esportiva.
III. Oportuniza a participação efetiva para todos os tipos de sujeitos, do aluno ao atleta de alto nível,
incentivando a adotar uma prática física como meio para melhorar a qualidade de vida.
IV. O esporte pode ser um dos colaboradores para a geração global do aluno-jogador.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
somente I e III estão corretas.
somente I, II e III estão corretas.
somente II e IV estão corretas.
somente I e II estão corretas.
somente II, III e IV estão corretas.
2ª QUESTÃO
O esporte que visa apenas a competição e o rendimento na aula de Educação Física escolar acaba se
tornando excludente, pois…
ALTERNATIVAS
Os alunos escolhem praticar apenas os esportes que mais gostam, excluindo aqueles pelos quais sentem menos
afinidades.
Valoriza e beneficia os alunos com biótipos favoráveis à pratica esportiva, frustrando os menos aptos.
O objetivo da prática esportiva acaba sendo voltado apenas para a formação de atletas, deixando de lado razões
intrínsecas como o prazer, a realização pessoal e o lazer.
Beneficia mais os meninos do que as meninas, já que o esporte mais praticado nas aulas é o futebol.
Incentiva a prática principalmente do futebol, que é o esporte mais popular no Brasil, deixando de lado os outros
esportes.
3ª QUESTÃO
A Educação Física escolar traz marcas de uma história baseada na performance motora, na qual os modelos
militarista, esportista e higienista se propagaram até a década de 80. Desde então, quais mudanças
ocorreram para atender a todas as dimensões do ser humano?
ALTERNATIVAS
Após os anos 80, mudanças foram feitas nas abordagens pedagógicas para propagar melhor a técnica do esporte.
O ser humano, para se tornar completo, tem que ir além das performances atléticas, indo ao encontro de
abordagens socioeducativas.
Após a disseminação do esporte de alto rendimento e uma abordagem puramente tecnicista, ocorreram mudanças
nas abordagens pedagógicas para atender a todas as necessidades do ser humano, de forma integra, ocorrendo
assim uma ruptura de paradigmas, onde as aulas que eram puramente tecnicista são transformadas através dos
novos moldes educacionais .
A pedagogia do esporte nada mais é do que um ramo da Educação Física para tornar o conhecimento de mudanças
ocorridas no caminho da educação física escolar.
A performance motora, através de repetições foi a melhor mudança já ocorrida no processo de ensinoaprendizagem.
4ª QUESTÃO
A Pedagogia é a ciência da reflexão crítica. Estudar e aplicar questões relacionadas a saúde torna-se uma
reflexão necessária dentro da escola, onde há um jogo de interesses entre o esporte e a qualidade de vida.
I. Existe uma relação intrínseca entre esporte e a saúde, e por isso não se pode deixar de abordar essas
questões.
II. A obesidade não está presente no âmbito escolar, pois os jovens têm a obrigação de participar das aulas
de Educação Física, fazendo com que todos façam exercícios.
III. O esporte, por ser conteúdo de destaque nas aulas de Educação Física, traz inúmeras possibilidades de
incentivar a sua prática para além das aulas de Educação Física.
IV. Profissionais da área da Educação Física devem estar ligados diretamente ao combate do sedentarismo
para melhorar e promover um estilo de vida melhor na vida das pessoas.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
somente I, II, IV estão corretas.
somente II, III e IV estão corretas.
somente I, III, IV estão corretas.
somente I e IV estão corretas.
somente II e IV estão corretas.
5ª QUESTÃO
De acordo com o que estudamos, o que é aptidão física?
I. Aptidão física relacionada à saúde é o que conseguimos fazer em menor tempo possível, tem a ver com a
agilidade e força.
II. Pode estar focada no desempenho atlético, relacionando-se com as especificidades de uma modalidade
esportiva.
III. É uma forma de se atribuir valores nas aulas de Educação Física escolar.
IV. É capacidade do individuo de realizar atividades físicas com vigor e disposição, e está relacionada tanto
com o desempenho atlético quanto com a saúde.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
II e III estão corretas.
III e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
II e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
6ª QUESTÃO
A cada dia, nota-se que crianças e adolescentes estão menos ágeis e mais cansados nas aulas de Educação
Física. Isso pode estar ocorrendo devido a qual motivo?
I. ao excesso de aplicativos e jogos eletrônicos, à alimentação desregrada, cheia de fast food, ao alto índice
de sódio e a poucas horas de sono.
II. a grande quantidade de horas passadas em frente a televisão, falta de incentivo dos pais ao realizar
algum movimento diário, como andar de bicicleta.
III. aos pais que têm colocado seus filhos em várias atividades extracurricular, porém sem supervisão, assim
as crianças estão cada vez mais esgotadas.
IV. as evidências cientificas descobriram que as crianças que tem esse cansaço, são aquelas que estão com
excesso de peso.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
Somente a III está correta.
somente II e III estão corretas.
somente I, III e IV estão corretas.
somente I e II estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
7ª QUESTÃO
Em um modelo de aula da perspectiva crítico-emancipatória, o aluno pode usufruir de sua bagagem
motora, com liberdade para experimentar maneiras diferentes de solucionar o problema que lhe foi
apresentado. Também são características desse tipo de aula:
ALTERNATIVAS
A eficácia e a produtividade.
A criatividade e a autonomia.
A criticidade e a padronização.
A reflexão e a execução técnica.
A competição e a seleção de talentos.
8ª QUESTÃO
Após os anos 80, surgiram modelos que romperam com o modelo tecnicista, esportista e tradicional.
Podemos elencar os seguintes: o humanista; o da psicomotricidade; o construtivista; o critico-superador; o
da abordagem sistêmica; o da abordagem critico-emancipatória, o da saúde renovada, os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs/Brasil, 1998), entre outros. As características destas novas abordagens são:
I- A abordagem desenvolvimentista de Educação Física tem uma proposta que consiste no desenvolvimento
individual de cada criança, cuja progressão será de acordo com o seu desenvolvimento.
II- Em relação à construtivista, é uma abordagem voltada para alunos do Ensino Médio, em que há uma
integração escola e família.
III- A Psicomotricidade foi uma das primeiras abordagens após o movimento esportista, em que se
pretendia educar o homem como um todo.
IV- A abordagem critico emancipatória tem como principal precursor Jean Piaget, por meio de uma
transformação didático-pedagógica.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
somente II e IV estão corretas.
somente I e IV estão corretas.
somente I e III estão corretas.
somente III e IV estão corretas.
somente II e III estão corretas.
9ª QUESTÃO
Conforme apresentado no estudo de caso as escolas devem realizar avaliações de aptidão física
relacionadas à saúde, pois dessa forma, conforme resultados obtidos, é possível orientar sobre hábitos
alimentares e práticas de atividades físicas. No entanto, é necessário que algumas condições sejam
satisfeitas para que se possa realizar estas avaliações. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e
identifique aquelas que apresentam as condições necessárias para efetivar medidas como o IMC e o CC. Em
seguida, assinale a alternativa correta.
I – Os avaliados têm que estar em um estado de saúde formidável para efetivar essas medidas.
II – Ter o conhecimento dessas medidas, de como aplicá-las e como interpretar os dados obtidos é
fundamental.
III – Um ponto importante é ter o consentimento do responsável para realizar essas medidas, o que confere
ao trabalho mais responsabilidade e a possibilidade de promover a ciência, identificando os níveis atuais da
aptidão física relacionados à saúde.
ALTERNATIVAS
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
somente as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma das alternativas está correta.
10ª QUESTÃO
Podemos dizer que o corpo é um instrumento que usamos para viver no dia a dia. Para que vivamos bem,
devemos cuidar dele desde pequenos, para que evitemos o aparecimento de doenças crônicas
precocemente. Por isso é fundamental trabalhar a saúde e a qualidade de vida dentro da escola desde a
infância. Diante disso, pode-se desenvolver melhor este trabalho desde que:
I – Profissionais da área da Educação Física e seus professores fundamentem-se teoricamente sobre o
assunto.
II – Teoria e prática pedagógica estejam relacionadas, propiciando a inovação em experimentar novos
modelos, estratégias, metodologias, conteúdos.
III – Exista uma preocupação com a contribuição para a formação integral das crianças e jovens e para a
apropriação crítica da cultura contemporânea.
Com base nas assertivas acima é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas