RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO FÍSICA

1. INTRODUÇÃO
O presente relatório de atividades da disciplina de Estágio Supervisionado I –
Concepção e Organização tem o intuito de relatar sobre a importância da realização
dos estágios supervisionados para os acadêmicos dos cursos de licenciaturas. Nesta
disciplina, o objetivo principal é propiciar um contato inicial com a escola, através das
atividades de entrevista com a equipe pedagógica, análise do Projeto Político
Pedagógico e análise da estrutura escolar, levando os acadêmicos a entender melhor
como se dá a organização e estrutura da escola, seu futuro campo de atuação.
Nesse sentido, … (continue sua introdução).
A introdução trata-se de um texto expositivo que situará o leitor no contexto do
trabalho, assim, deve apresentar o tema ou assunto, bem como os objetivos do
mesmo. Em nosso caso, o trabalho trata-se de um relatório de experiências docentes
na Educação Básica.
Além disso, esse item (Introdução) deve apresentar a organização do trabalho,
ou seja, as partes que o compõem (na primeira seção, abordaremos a análise do PPP,
na segunda seção trataremos sobre… e assim por diante).
Seu texto deverá ter até três parágrafos. Deve, ainda, ser digitado em fonte
Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira
linha.
Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações
de como seu relatório deve ser produzido.
2. RELATÓRIO DE ENTREVISTA COM A EQUIPE PEDAGÓGICA
PARA ESTE TÓPICO, VOCÊ DEVE INSERIR AS INFORMAÇÕES
COLETADAS NA PRÁTICA DO ESTÁGIO, DE ACORDO COM O ROTEIRO
MÓDULO 51/2024 2
DISPONIBILIZADO.
Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações
de como seu relatório deve ser produzido.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
Nome do(a) estagiário(a):
Nome da escola:
CNPJ da escola:
Endereço:
Cidade/Estado/Polo:
Telefone: ( )
Nome do(a) Diretor(a):
Nome do(a) coordenador(a):
Escola pública ou privada?
CONHECENDO A ESCOLA:
QUESTÕES QUANTIDADES
A escola possui quantas salas de aula?
A escola possui quantos banheiros?
A escola possui laboratório? Especifique os laboratórios:
R:
Quantos alunos a escola atende?
Quantos funcionários (incluindo professores) a escola possui?
Quantos professores a escola possui?
Quantos professores de Educação Física atuam na escola?
Qual a quantidade de turmas e níveis atendidos pela escola?
Especifique as turmas e os níveis.
R:
Qual o ano de inauguração da escola?
A escola possui quadras? Quantas?
Se a escola não possuir quadras, qual o espaço utilizado para
as aulas de educação física?
R:
MÓDULO 51/2024 3
ASPECTOS PEDAGÓGICOS:
1 – Qual a perspectiva teórico-metodológica seguida pela escola?
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
2 – Como é feito o planejamento das aulas e dos conteúdos e a organização da
escola? Escreva como isso acontece.
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
3 – Como ocorre a avaliação dos alunos (avaliação formativa, contínua, somativa,
relatorial etc.)?
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
4 – A escola tem algum projeto? Ela oferece atendimento especializado aos alunos
de inclusão?
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
5 – A escola possui algum projeto voltado aos esportes, danças, ginástica ou outras
atividades relacionadas à educação física?
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
6 – Em escolas de Ensino Fundamental pergunte:
– Quantas aulas de educação física por semana são ministradas?
MÓDULO 51/2024 4
– Porque a educação física é considerada como componente curricular da
Linguagem?
Em Escolas de Ensino Médio pergunte:
– Apesar da não obrigatoriedade das aulas de educação física, estas são
Ministradas? Se sim, quantas aulas de educação física por semana são
ministradas?
DEIXAR SOMENTE AS QUESTÕES REFERENTES AO NÍVEL DE ENSINO DA
ESCOLA ESCOLHIDA
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
7 – De que forma ocorre a integração entre a escola e a comunidade escolar?
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
8 – Disserte sobre as impressões que você teve neste contato com a escola (aspectos
pedagógicos).
R:
(MÁXIMO 10 LINHAS)
3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Neste tópico, você deverá discorrer sobre os seguintes tópicos analisados
segundo o roteiro disponibilizado. Elabore um texto abordando os seguintes pontos:
1º. O histórico da escola e demais informações importantes.
2º Destaque os pontos importantes do diagnóstico da escola: qual a situação atual,
objetivos e metas.
3º Descreva os pontos importantes a respeito da clientela: quem são, qual a situação
social, etc.
4º Dimensão pedagógica da escola.
MÓDULO 51/2024 5
5º Dimensão administrativa da escola.
6º Especifique qual a perspectiva teórico-metodológica seguida pela escola.
7º Participantes da construção do PPP.
8º Aponte se o PPP analisado é atualizado.
Inserir aqui as suas considerações sobre o PPP: importância para as
instituições escolares, necessidade de se seguir a perspectiva teórico-metodológica,
importância da participação da comunidade interna e externa da escola em sua
construção, bem como de seu cumprimento por meio das ações práticas
desenvolvidas, para atingir os objetivos e metas estabelecidos.
Lembrando que é preciso ler o PPP, pois nos documentos os pontos não
são descritos exatamente como solicitado.
A análise não deverá ser feita somente com base apenas na inserção de
trechos do PPP. Você deverá se posicionar diante do que está inserido no documento,
lembrando sempre que ao inserir algum trecho do PPP, deverá fazê-lo em forma de
citação e incluir essa fonte ao final do trabalho no item Referências. Esse tópico
deverá pautar-se em fundamentação teórica, com citações e referências.
Apresentar no mínimo citação de 2 autores diferentes, de livros ou artigos
científicos.
Seu texto deverá ter até uma página. Esse texto deverá ser digitado em fonte
Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira
linha.
Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações
de como seu relatório deve ser produzido.
4. PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
ESCOLAR
Neste espaço, você deverá relatar as percepções que obteve durante a
entrevista com a equipe pedagógica, e da análise da estrutura física e de materiais.
Em relação a sugestões ou críticas, a serem realizadas sobre a escola, se necessário
às faça de maneira educada e respeitosa.
Seu texto deverá ter no máximo três parágrafos. Deve, ainda, ser digitado
MÓDULO 51/2024 6
em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm.
Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações
de como seu relatório deve ser produzido.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização deste relatório, como requisito final para a conclusão da disciplina
de Estágio Supervisionado I – Concepção e Organização, caracterizou-se de suma
importância, visto que ao compreender o funcionamento e organização da gestão
escolar, é possível compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem,
atribuindo-o a devida importância, além de enfatizar a necessidade de sua correta
estruturação.
Com relação à estrutura e a organização da escola visitada, pode-se observar
que (continue suas considerações finais).
Em linhas gerais, o conteúdo das considerações finais (conclusão) é composto
pela ideia central do trabalho e dos pontos relevantes apresentados. Este tópico
permite que você exponha suas percepções em relação ao que foi estudado, discutido
e vivenciado no decorrer da disciplina de estágio e durante sua experiência docente.
Tudo isso precisa ser descrito de uma maneira formal e com argumentos sólidos que
justifiquem esse ou aquele posicionamento, pois textos de base científica, como nosso
relatório, não podem pautar-se no “achismo”.
Seu texto deverá ter até 3 parágrafos. Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial
12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm.
Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações
de como seu relatório deve ser produzido.
6. REFERÊNCIAS
Você deve inserir aqui todas as referências que utilizou no decorrer deste Relatório.
As referências devem estar nas normas da ABNT.
– Você inserir pelo menos 2 referências que foram citadas ao longo do texto.
Exemplo de referência:
MÓDULO 51/2024 7
CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1995.
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Disponível em: <
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index. php/rbhe/issue/archive>. Acesso em: 14 Mar de 2016.
APÊNDICE
Insira uma foto em que apareça você uniformizado (com uniforme ou crachá) no local
em que realizou o estágio (entrevista). A foto deve aparecer você na escola. Pode ser
uma foto sua em frente ou dentro da escola. Não é necessário aparecer outras
pessoas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp