ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Mamografia e Densitometria Óssea
Escolher um item.
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OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
• Conhecer e ser capaz de identificar os processos técnicos e operacionais da aquisição de
imagens em mamografia;
• Conhecer e ser capaz de realizar o posicionamento e protocolos de aquisição de imagens
em densitometria óssea.
INFRAESTRUTURA
Instalações:
Laboratório de Enfermagem
Materiais de consumo:
Descrição
Quantid. de materiais por
procedimento/atividade
Computador com acesso à internet.
Software:
Sim ( X ) Não ( )
Em caso afirmativo, qual?
Pago ( ) Não Pago ( X )
Tipo de Licença: NSA.
Descrição do software:
MedDream Web DICOM
Equipamento de Proteção Individual (EPI):
Não se aplica.
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PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade Nº 1
Atividade proposta:
Compreender os processos técnicos e operacionais da aquisição de imagens em mamografia.
Procedimentos para a realização da atividade:
A mamografia é um exame de rastreio por imagens, que são obtidas através da radiografia. Este
serve para identificar lesões, nódulos, assimetria e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer
complicação que possa acontecer futuramente.
Antes de iniciar sua aula, peço que acesse o link abaixo e veja o vídeo com as instruções:
https://drive.google.com/file/d/1LL8VlJ0Gq0DduKNAmQPd14wLI5442LTd/view?usp=sharing
Podemos visualizar um exame de mamografia através do link abaixo:
https://www.softneta.com/online-dicom-viewer/ – role o mouse para o final da tela e clique em
”MAMMO DICOM” para ter acesso a uma imagem de mamografia em CC e MLO
Vamos para a atividade?
1. Dois métodos são comumente utilizados para subdividir a mama em áreas menores para
propósitos de localização, sendo estes: sistema quadrante e o sistema relógio. Entre os dois,
o sistema quadrante é o mais simples de usar para localização de lesões generalizadas.
Utilizando a imagem a seguir, ilustre como a mama é dividida no sistema quadrante:
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2. Descreva, detalhadamente, como um paciente deve ser posicionado nas incidências
básicas de rotina de mamografia? Qual é a incidência do raio central?
3. Os posicionamentos crânio caudal (CC) e MLO (médio lateral oblíqua) em mamografia são
incidências a fim de avaliar quais estruturas? Em cada uma dessas incidências, a imagem
deve incluir qual área?
4. A diferença de densidade entre os tecidos é responsável pelas divergências de contraste
que são aparentes na imagem final. Analise a mamografia a seguir e indique quais os tecidos
observados em 1 e 2, e qual a incidência utilizada.
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Leitura sugerida: CAMARGO, R.; CAMPOS, A. P. D. Ultrassonografia, Mamografia e
Densitometria Óssea. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521473/.
Procedimento/Atividade Nº 2
Atividade proposta:
Compreender os processos técnicos e operacionais da aquisição de imagens em densitometria
óssea.
Antes de iniciar sua aula, peço que acesse o link abaixo e veja o vídeo com as instruções:
https://drive.google.com/file/d/1XMQ8Ug0V6KXYsOSD283kFGWC4V-yXnyz/view?usp=sharing
Nesta atividade abordamos a densitometria óssea e os princípios que envolvem esse método de
diagnóstico por imagem. Ela é usada para avaliar a densidade óssea do paciente, podendo
antecipar futuras patologias, como osteopenia ou osteoporose.
Vamos para a atividade?
1. Descreva o posicionamento do paciente no protocolo de coluna lombar de Densitometria
Óssea (DXA). Quais regiões devem ser incluídas?
2. Paciente de 78 anos, em pós-menopausa sem terapia de reposiçãoo hormonal e com
história familiar positiva para fratura de quadril. Procura assistência médica com queixa de
lombalgia crônica, cujos sintomas pioram ao final do dia ou após exercícios físicos. Entre
outros exames complementares, foi solicitada densitometria óssea de coluna. Explique o
resultado obtido a partir da densitometria óssea. Como podemos interpretar o T-score?
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3. Registre através de uma foto, o posicionamento de um paciente em um protocolo de fêmur
de Densitometria Óssea (DXA). Este posicionamento pode ser realizado em si mesmo, mas
você poderá contar com o auxílio de um familiar ou amigo. Em seguida, descreva o
posicionamento e quais regiões devem ser incluídas na imagem, para análise.
Leitura sugerida: CAMARGO, R.; CAMPOS, A. P. D. Ultrassonografia, Mamografia e
Densitometria Óssea. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521473/.
Checklist:
As tarefas foram concluídas com êxito?
O posicionamento foi realizado e registrado por meio de foto?
RESULTADOS
Resultados da aula prática:
Orientações para o envio da atividade:
• O resultado de aprendizagem da aula prática deverá ser registrado em forma de um
relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual.
• A postagem do arquivo final deve ser em um único arquivo, formato .DOC (Word ou editor
de textos);
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• Responda detalhadamente as questões propostas em cada uma das atividades.
• Atente-se ao tamanho máximo do arquivo, suportado pelo Ambiente Virtual se
Aprendizagem, se necessário, reduza o tamanho das suas fotos
(https://www.resizepixel.com/pt/reduce-image-in-kb/).
• O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho
encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo
encaminhado anteriormente;
• Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma
do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
• O trabalho será realizado individualmente.
Não deixe de participar de todas as tarefas! Elas serão determinantes para o aprendizado das
técnicas.
Bons estudos