ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1
Unidade: 1
Aula (White Label)/Seção (KLS):2
SOFTWARE
☐Software / ☒ Acesso on-line
☐Pago / ☒ Não Pago
Infraestrutura:
Computador com acesso a internet.
Descrição do software:
Laboratórios virtuais disponibilizados pela plataforma ALGETEC
https://mdstrm.com/embed/630975987dbfd34bd10f7d31

ATIVIDADE PRÁTICA 1
Atividade proposta:
Reconhecer a importância dos algarismos significativos e dos erros de medidas analíticas,
assim como a importância dos métodos de calibração de vidrarias por meio da plataforma da
ALGETEC.
Objetivos:
– Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina “Química
Analítica Quantitativa”.
– Reconhecer a importância dos algarismos significativos e os erros de medidas analíticas, assim
como a importância dos métodos de calibração de vidrarias.
Procedimentos para a realização da atividade:
Caro aluno(a), neste experimento prático simulado, você irá realizar a atividade através da
plataforma da ALGETEC. Para isso, siga os seguintes passos:
• Acesse a plataforma da ALGETEC através de seu ambiente virtual.
• Faça a leitura da “Apresentação” do experimento e do “Sumário teórico” da aula.
• Em seguida, você deverá acessar o “Roteiro” disponibilizado no laboratório virtual, ao
ciclar sobre o roteiro, abrirá uma nova aba com as instruções para execução da aula na
plataforma e os passos necessários para obtenção dos resultados.
• Fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento, faça uma leitura
criteriosa para que não fiquem dúvidas em relação a sua execução.
• Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de “Préaula”, anotando as dúvidas, caso elas apareçam.
• Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, clicando em “Experimento”,
que abrirá o simulador com o laboratório para realização da prática.
• Utilizando o laboratório virtual “Algarismos significativos, erros e calibração de vidraria” e
de acordo com o roteiro disponibilizado, realize a aula prática sempre anotando os
pontos de dúvidas e os resultados encontrados no experimento.
• Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula para fixação do conteúdo
• Observação – Tire prints de tela dos pontos que considerar importantes ao realizar o
“Experimento” por meio da plataforma ALGETEC para que sejam utilizados na
construção do Relatório de Aula Prática.
Checklist:
Principais etapas para a completude da atividade prática:
• Reflexão sobre o perfil dos procedimentos experimentais que devem ser realizados por
meio da plataforma.
• Pesquisa sobre a fundamentação teórica dos experimentos que serão realizados.
• Análise e interpretação dos resultados obtidos.
• Elaboração de um relatório de aula prática contendo Introdução, Metodologia, Resultados
e Conclusão.
• O relatório de aula prática deve contemplar a resolução das questões apresentados no
roteiro de aula prática disponibilizado na plataforma ALGETEC presentes na “Avaliação
dos Resultados”.
• Realização e apresentação dos cálculos experimentais, quando aplicável.
• Deve ser apresentado apenas um arquivo word contemplando todas as práticas realizados
por meio da plataforma ALGETEC.
Resultado: Aluno, você deverá entregar:
Entrega de relatório em um arquivo word que contemple todas as etapas da atividade prática,
conforme apresentado no checklist.
Referências:
SKOOG, D. A.; WEST, D. N.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R.. Fundamentos de Química
Analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. [Minha Biblioteca]
ROSA, G.; GAUTO, M.; GONÇALVES, F.. Química Analítica: Práticas de Laboratório. Porto
Alegre: Bookman, 2013. [Minha Biblioteca]
DIAS, S. L. P.; VAGHETTI, J. C. P.; LIMA, E. C.; BRASIL, J. L.; PAVAN, F. A.. Química Analítica:
teoria e práticas essenciais. Porto Alegre: Bookman, 2016. [Minha Biblioteca]
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2
Unidade: 2
Aula (White Label)/Seção (KLS): 1
SOFTWARE
☐Software / ☒ Acesso on-line
☐Pago / ☒ Não Pago
Infraestrutura:
Computador com acesso a internet.
Descrição do software:
Laboratórios virtuais disponibilizados pela plataforma ALGETEC.

ATIVIDADE PRÁTICA 2
Atividade proposta:
Determinar a acidez total do suco de laranja por meio da plataforma da ALGETEC.
Objetivos:
– Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina “Química
Analítica Quantitativa”.
– Determinar a acidez total do suco de laranja.
Procedimentos para a realização da atividade:
Caro aluno(a), na segunda etapa, você irá realizar uma nova atividade através da plataforma
da ALGETEC. Para isso, siga os seguintes passos:
• Acesse a plataforma da ALGETEC através do link disponibilizado em seu ambiente virtual.
• Faça a leitura da “Apresentação” do experimento e do “Sumário teórico” da aula presentes
no ambiente do laboratório virtual.
• Em seguida, você deverá acessar o “Roteiro” disponibilizado no laboratório virtual, ao
ciclar sobre o roteiro, abrirá uma nova aba com as instruções para execução da aula na
plataforma e os passos necessários para obtenção dos resultados.
• Fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento, faça uma leitura
criteriosa para que não fiquem dúvidas em relação a sua execução.
• Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de “Pré-aula”,
anotando as dúvidas, caso elas apareçam.
• Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, clicando em “Experimento”,
que abrirá o simulador com o laboratório para realização da prática. Realize o experimento
com calma, observando os pontos centrais e cuidados necessários, que são os mesmos
a serem observados em um laboratório físico.
• Utilizando o laboratório virtual “Acidez total do suco de laranja” e de acordo com o roteiro
disponibilizado, realize a aula prática sempre anotando os pontos de dúvidas e os
resultados encontrados no experimento.
• Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula para fixação do conteúdo.
• Observação – Tire prints de tela dos pontos que considerar importantes ao realizar o
“Experimento” por meio da plataforma ALGETEC para que sejam utilizados na construção
do Relatório de Aula Prática.
Checklist:
Principais etapas para a completude da atividade prática:
• Reflexão sobre o perfil dos procedimentos experimentais que devem ser realizados por
meio da plataforma.
• Pesquisa sobre a fundamentação teórica dos experimentos que serão realizados.
• Análise e interpretação dos resultados obtidos.
• Elaboração de um relatório de aula prática contendo Introdução, Metodologia, Resultados
e Conclusão.
• O relatório de aula prática deve contemplar a resolução das questões apresentados no
roteiro de aula prática disponibilizado na plataforma ALGETEC presentes na “Avaliação
dos Resultados”.
• Realização e apresentação dos cálculos experimentais, quando aplicável.
• Deve ser apresentado apenas um arquivo word contemplando todas as práticas realizados
por meio da plataforma ALGETEC.
Resultados da aula prática: Aluno, você deverá entregar:
Entrega de um relatório em arquivo word que contemple todas as etapas da atividade prática,
conforme apresentado no checklist.
Referências:
SKOOG, D. A.; WEST, D. N.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R.. Fundamentos de Química
Analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. [Minha Biblioteca]
ROSA, G.; GAUTO, M.; GONÇALVES, F.. Química Analítica: Práticas de Laboratório. Porto
Alegre: Bookman, 2013. [Minha Biblioteca]
DIAS, S. L. P.; VAGHETTI, J. C. P.; LIMA, E. C.; BRASIL, J. L.; PAVAN, F. A.. Química Analítica:
teoria e práticas essenciais. Porto Alegre: Bookman, 2016. [Minha Biblioteca

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp