ATIVIDADE 2 – GO – IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES – 52-2025

ATIVIDADE 2 – GO – IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES – 52_2025
Período:05/05/2025 08:00 a 13/07/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 18/08/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Ao longo de sua trajetória acadêmica, um estudante passou a perceber que seu interesse profissional estava
fortemente conectado ao desejo de gerar impacto positivo na sociedade. Motivado por esse propósito,
decidiu não esperar pelos estágios finais da formação para agir. Buscou, desde cedo, integrar-se a iniciativas
voltadas à transformação social, participou de projetos de extensão e envolveu-se com redes colaborativas
que fortalecessem seu engajamento. Com o tempo, suas escolhas acadêmicas e profissionais tornaram-se
cada vez mais coerentes com os valores que orientavam sua visão de futuro, revelando um percurso
intencional e alinhado ao tipo de contribuição que desejava oferecer ao mundo.

MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A consolidação de um propósito de vida pode ocorrer de maneira progressiva, à medida que o indivíduo
se envolve com experiências significativas e coerentes com suas convicções pessoais.

PORQUE

II. Em contextos formativos, a definição de um propósito depende principalmente da conclusão do ciclo
acadêmico e da experiência profissional formal adquirida após a graduação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
Conforme descrito por (MULLER; MINETO; WOLFF; PEREIRA, 2023) a avaliação de resultados em nossos
projetos de vida, não deve ser vista como um momento de autopunição ou busca por culpados, mas como
um processo estratégico e eficaz que visa a motivação e o foco em objetivos propostos. Esta avaliação é
importante para medir o progresso e identificar áreas de melhoria, sendo fundamental para a manutenção
da direção correta rumo aos objetivos desejados.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI,
Rodrigo. GO – Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Avaliar resultados no projeto de vida é uma prática que propicia o reconhecimento de avanços pessoais e
a identificação de ajustes necessários para o alcance dos objetivos estabelecidos.

PORQUE

II – Esta avaliação atua como um mecanismo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, permitindo
um alinhamento contínuo com as metas de vida.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As afirmações I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO
Para alcançar sucesso em seus objetivos pessoais e profissionais, é essencial adotar um estilo de vida
alinhado com as metas estabelecidas. Isso permitirá uma compreensão mais aprofundada do progresso e
dos acontecimentos, levando-o na direção desejada. Conforme destacado por Peres (2011), é fundamental
saber onde se está para chegar aonde se deseja. A definição de metas é importante, não apenas para a
empregabilidade, a autoeficácia e a autoestima elevada, mas também para desenvolver habilidades de
enfrentamento diante de adversidades. Embora os planos ajudem a minimizar surpresas, é importante
revisar regularmente as metas. Diversos métodos, incluindo o método SMART, podem orientar a definição
de objetivos e o alcance dos resultados desejados.

PERES, J. L. P. Gestão De Carreira: uma questão de autoconhecimento. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO
DE ADMINISTRAÇÃO, 2011, São Paulo. Anais

. São Paulo: Convibra, 2011.

Com base no método SMART para definição de objetivos pessoais e profissionais, analise as seguintes
afirmações.

I. Metas devem ser específicas, mensuráveis, atingível, realistas e relacionadas ao tempo.
II. Toda medida de sucesso deve ser quantificável para garantir o progresso do projeto.
III. A atribuição de responsabilidades no alcance dos objetivos pessoais é importante para o sucesso.
IV. Ao definir metas, é importante verificar a viabilidade e a factibilidade das mesmas.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

4ª QUESTÃO
A flexibilidade na vida é a capacidade de se adaptar a novas situações e mudanças de forma rápida e
eficiente. Isso inclui mudanças em nossa rotina diária, mudanças na vida pessoal e mudanças no ambiente
social. A flexibilidade é essencial para lidar com mudanças repentinas e até mesmo imprevisíveis na vida,
como a perda de um emprego, uma mudança inesperada de cidade, um problema de saúde, a chegada de
um bebê, entre outros.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI,
Rodrigo. GO – Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. ( Adaptado)

Considerando o tema da flexibilidade na vida e no trabalho, analise as afirmativas seguintes.

I – A flexibilidade na vida ajuda a lidar com mudanças inesperadas, tal como a adaptação a uma nova
cidade, facilitando a integração e a construção de novas conexões sociais.
II – A flexibilidade no ambiente de trabalho é fundamental para a adaptação a novas tarefas e às mudanças
nas políticas e procedimentos da empresa, promovendo a versatilidade necessária para o sucesso
profissional.
III – A rigidez na vida pessoal pode resultar em perdas de oportunidades e limitações na capacidade de se
ajustar a novas circunstâncias imprevistas.
IV – A falta de flexibilidade no trabalho não interfere na adaptação a mudanças de papel dentro da
empresa, ou seja, interferindo apenas nas relações intrapessoais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

5ª QUESTÃO
A trajetória profissional, quando alinhada ao propósito de vida e sustentada por planejamento consistente,
pode resultar não apenas em conquistas materiais, mas também em realização pessoal e sentido existencial.
O sucesso, nesse contexto, não se limita ao status ou ao cargo ocupado, mas se expande para incluir
prosperidade emocional, intelectual e social. Para alcançar tais resultados, é necessário estruturar estratégias
coerentes com objetivos de curto, médio e longo prazos, promovendo ações intencionais, monitoramento
de metas e decisões que reflitam uma visão clara de futuro.

MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O desenvolvimento de uma carreira profissional alinhada aos valores e propósitos do indivíduo favorece
uma vivência de sucesso com sentido de prosperidade integral.

PORQUE
II. Estruturar resultados na carreira exige adaptação contínua, metas bem definidas e capacidade de tomar
decisões estratégicas baseadas em autorreflexão e análise do contexto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

6ª QUESTÃO
Ressignificar a trajetória envolve revisitar escolhas passadas, compreender seus aprendizados e, a partir
disso, redefinir os caminhos futuros com consciência e intenção. Esse processo exige do indivíduo reflexão
crítica, autorresponsabilidade e capacidade de tomar decisões fundamentadas em seus valores, propósitos e
no contexto atual. A habilidade de tomar decisões conscientes, mesmo diante de desafios, é essencial para
que a trajetória pessoal e profissional seja continuamente ajustada e aperfeiçoada, favorecendo o
crescimento e a realização.

MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir sobre o
processo de ressignificação da trajetória:

I. Ressignificar a trajetória implica em reconhecer erros do passado e transformá-los em aprendizados, o que
contribui para decisões mais alinhadas aos valores pessoais.
II. A tomada de decisão no processo de ressignificação exige análise crítica do contexto, dos objetivos e das
possíveis consequências das escolhas futuras.
III. O processo de ressignificação exige que o indivíduo mantenha seus planos inalteráveis, mesmo diante de
novas experiências, para reforçar sua estabilidade emocional.
IV. A ressignificação da trajetória favorece a construção de um caminho mais coerente com o propósito de
vida, ao considerar a flexibilidade e a adaptabilidade como elementos-chave.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
Júlia é estudante universitária do primeiro ano e decidiu estabelecer como estado desejado, para os
próximos três anos, sua aprovação em um programa de intercâmbio internacional. Para isso, ela precisa
alcançar um bom rendimento acadêmico, desenvolver proficiência em outro idioma e manter o equilíbrio
entre estudo, trabalho e vida pessoal. Nas primeiras semanas, sentiu-se desmotivada diante das exigências
da rotina. Apesar disso, começou a anotar suas metas, revisar semanalmente seu progresso e adaptar sua
agenda para contemplar pequenos avanços diários. Com o tempo, passou a perceber ganhos significativos
em sua organização e no foco necessário para alcançar seus objetivos.

MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos sobre a construção do estado desejado no Projeto de
Vida, analise as afirmativas a seguir:

I. Júlia identificou seu estado desejado e estabeleceu metas claras, o que favorece a construção de um plano
estratégico pessoal.
II. A adaptação de sua rotina e o acompanhamento sistemático das metas evidenciam práticas fundamentais
para alcançar o estado desejado.
III. O sentimento inicial de desmotivação comprometeu a viabilidade de seu projeto, demonstrando que
obstáculos emocionais devem ser evitados.
IV. O monitoramento contínuo e os ajustes no percurso contribuem para o avanço consistente rumo ao
objetivo traçado.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

8ª QUESTÃO
Para atingir o estado almejado, é fundamental manter um foco intenso nos resultados, demandando uma
reflexão contínua sobre as metas a serem atingidas e como elas se alinham com os objetivos gerais de
nossa vida. Sem uma clareza sobre nossas verdadeiras aspirações, nossas ações carecerão de propósito, e os
resultados obtidos serão imprevisíveis. Cultivar uma orientação voltada para resultados nos concede o
poder de direcionar nosso caminho, sendo um elemento indispensável tanto na esfera pessoal quanto no
ambiente corporativo.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI,
Rodrigo. GO – Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Considerando o texto base e a abordagem da orientação para resultados, avalie as seguintes asserções e a
relação entre elas.

I. O pensamento orientado para resultados pressupõe a definição de metas claras e tangíveis, estratégias
planejadas e ações consistentes para alcançar objetivos específicos.

PORQUE
II. O pensamento orientado para resultados valoriza a medição do progresso e a avaliação de desempenho
como meios de garantir que os esforços sejam alinhados com resultados mensuráveis e desejados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

9ª QUESTÃO
A sustentabilidade de uma carreira é marcada pela habilidade e pela disposição do profissional em se
ajustar de forma contínua às variações no mercado de trabalho e dentro do seu campo profissional. Isso
implica em adquirir continuamente novas competências e mantê-las atualizadas no que tange ao
conhecimento, assim como ser versátil para enfrentar novos desafios e oportunidades que se apresentam.
Este conceito, abordado nos estudos desta disciplina, recebe suporte adicional pela literatura sobre a gestão
de carreiras no século XXI, a qual enfatiza a essencialidade da autogestão na carreira.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI,
Rodrigo. GO – Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Considerando o conceito de carreiras sustentáveis e a importância da adaptação contínua no mercado de
trabalho, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A capacidade de adaptação contínua é fundamental para a sustentabilidade de uma carreira, pois o
mercado de trabalho está em constante evolução devido às inovações tecnológicas e mudanças
socioeconômicas globais.
PORQUE
II – Profissionais que investem em aprendizado contínuo e desenvolvimento de novas habilidades tendem a
encontrar melhores oportunidades de emprego, demonstrando a importância do autodesenvolvimento e da
proatividade na carreira.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As afirmações I e II são proposições falsas.

 

 

10ª QUESTÃO
A construção de um projeto de vida é um processo que envolve reflexão, planejamento e ação. Ele permite
que o indivíduo trace metas com base em seus interesses, valores e potencialidades, favorecendo a tomada
de decisões conscientes e alinhadas a um propósito de vida. No contexto da educação superior, essa prática
possibilita ao estudante desenvolver um percurso formativo mais significativo e conectado com suas
aspirações pessoais e profissionais.
MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, identifique a alternativa que expressa corretamente
uma vantagem de se elaborar o projeto de vida.
ALTERNATIVAS
Estimula a competição com outros profissionais como forma de alcançar sucesso.
Garante que todos os objetivos traçados sejam cumpridos sem necessidade de ajustes.
Permite traçar objetivos desconectados da realidade atual, a fim de gerar maior ambição.
Favorece escolhas mais conscientes e alinhadas com os valores e propósitos do indivíduo.
Facilita a adaptação a qualquer exigência externa, mesmo que não esteja alinhada aos valores pessoais.

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp