1ª QUESTÃO
A competência emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de
seleção. Isso porque a maioria das demissões acontece por falta de competência emocional, e não
necessariamente pela ausência de competência técnica.
Fonte: https://bityli.com/OIgLNTDnu. Acesso em: 5 dez. 2022.
Acerca das habilidades, analise as afirmativas a seguir.
I. Monitorar e refrear os impulsos emocionais.
II. Desvencilhar-se de estados de ânimo desfavoráveis.
III. Entender que para obter grandes gratificações, geralmente, é necessário renunciar a pequenas
gratificações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
As habilidades sociais podem ser entendidas como aquelas que auxiliam as pessoas a expressar seus
desejos, sentimentos e atitudes adequadamente, no âmbito social, familiar e profissional. Elas respeitam
normas de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar
nos demais.
Fonte: https://bityli.com/YBaltBCIe. Acesso em: 2 dez. 2022.
Considerando o texto apresentado e as habilidades sociais em relação aos conflitos, analise as afirmativas a
seguir.
I. As pessoas com escasso repertório de habilidades sociais podem simplesmente afastar-se das pessoas
com quem estabelecem conflitos.
II. As pessoas ricas em habilidades sociais possuem empatia, portanto se importam com os outros e
possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções deles.
III. As pessoas com mais habilidades sociais dificilmente se satisfarão em simplesmente afastar-se de quem
discorda delas, pois há uma tendência ao diálogo e à construção coletiva de novas possibilidades de
solução.
IV. As pessoas com habilidades sociais apresentam uma maior autoconfiança, atitudes e pensamentos
positivos acerca das interações sociais, disposição para apresentar-se a outrem, facilidade para iniciar
conversas e sustentá-las.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
A forma como as pessoas expressam seus sentimentos constitui uma competência social muito importante.
Paul Ekman utiliza a expressão “regras de exibição” para designar o consenso social acerca de quais
sentimentos e em que momento podem ser demonstrados apropriadamente. Desse modo, a maneira como
uma pessoa se comporta em âmbito social é influenciada por seus pensamentos acerca das interações
sociais e pelo seu repertório de habilidades sociais.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw. Acesso
em: 2 dez. 2022 (Adaptado).
Considerando o texto apresentado e o desenvolvimento da competência social e as relações interpessoais,
analise as afirmativas a seguir.
I. A conivência humana e as relações interpessoais são simples e descomplicadas.
II. A Psicologia e a Sociologia são as áreas do conhecimento que têm como objeto de estudo o
relacionamento interpessoal.
III. O relacionamento interpessoal pode ser definido como a ligação, conexão ou vínculo entre duas, ou mais
pessoas em um determinado contexto.
IV. O relacionamento interpessoal irá depender do contexto, podendo este conter vários níveis e, ainda,
envolver diferentes sentimentos, positivos ou negativos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
A expressão Inteligência Emocional foi se tornando amplamente conhecida em virtude dos estudos do
professor da famosa Universidade de Harvard, Daniel Goleman. Meyer e Salovey apresentaram a primeira
formulação de um conceito que chamaram de “inteligência emocional”. A expressão inteligência emocional,
ou sua abreviação QE, se tornou onipresente, aparecendo em lugares tão improváveis quanto nas tirinhas
Dilbert e Zippy the Pinhead e na arte sequencial de Roz Chast na The New Yorker.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 2 dez. 2022.
Quando foi a primeira vez que utilizou-se o termo inteligência emocional?
ALTERNATIVAS
Em 1800, por Mendel e Darwin.
Em 1990, por Mendel e Darwin.
Em 1990, por Peter Salovey e John Mayer.
Em 2019, por Peter Salovey e John Mayer.
Em 2009, por Peter Salovey e John Lennon.
5ª QUESTÃO
“Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para
planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida. A própria raiz da palavra emoção é do latim movere
– “mover” – acrescida do prefixo “e”, que denota “afastar-se”, o que indica que em qualquer emoção está
implícita uma propensão para um agir imediato. Essa relação entre emoção e ação imediata fica bem clara
quando observamos animais ou crianças; é somente em adultos “civilizados” que tantas vezes detectamos a
grande anomalia no reino animal: as emoções – impulsos arraigados para agir – divorciadas de uma reação
óbvia.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 34. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 5 dez. 2022.
Acredita-se que a Inteligência Emocional esteja associada à capacidade das pessoas de perceber e gerenciar
suas:
ALTERNATIVAS
fraquezas perante a sociedade.
razões e inteligência intelectual.
próprias emoções e a manipulação dos demais perante a sociedade.
próprias emoções, assim como perceber e conduzir as dos outros.
próprias razões e a manipulação do comportamento dos demais da sociedade.
6ª QUESTÃO
“Aquele lacrimejar de olhos poderia passar facilmente despercebido. Mas, por um tipo de compreensão que
acontece através da empatia, os olhos marejados em uma pessoa indicam que ela está triste, não importa o
que tenha expressado em palavras. A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto a apreensão do
sentido das palavras contidas numa página impressa. O primeiro tipo de compreensão é fruto da mente
emocional, o outro, da mente racional. Na verdade, temos duas mentes – a que raciocina e a que sente.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 37. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 2 dez. 2022.
Considerando o texto apresentado e a empatia, que no contexto das competências sociais explicitam a
maneira pela qual nos relacionamos com as outras pessoas, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento da empatia é essencial para saber ouvir e ter capacidade para observar os outros
atentamente.
II. A empatia é definida como a capacidade de reparar quais são as emoções, os sentimentos, as
necessidades, as apreensões das outras pessoas.
III. A empatia é imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal
(íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica.
IV. A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis, isto é, não adianta
ter habilidade refinada de compreender as emoções de outrem, se não souber manobrá-las ou usá-las.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
Durante a trajetória de sua vida pessoal, acadêmica e profissional, podem surgir alguns conflitos. Nesses
casos, surge a necessidade de um bom desenvolvimento das habilidades sociais. Nesses momentos, o ideal
é manter a calma, mesmo que seu oponente se mostre irado ou descontrolado. A melhor coisa que você
pode fazer é mostrar-se pacífico e tranquilo.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw. Acesso
em: 2 dez. 2022.
Considerando o texto apresentado e as dicas ensinadas durante o estudo, de como agir em momentos de
discussão, analise as afirmativas a seguir.
I. O recomendado é deixar a raiva e o nervosismo falarem mais alto.
II. O recomendado é estar prestando atenção, respondendo breve e serenamente às perguntas que forem
feitas.
III. O recomendado é preservar o silêncio até que você e a outra pessoa estejam calmos e respeitar a
opinião do outro.
IV. O recomendado, se for possível, é adiar a continuação do diálogo para outro dia, quando ambos
estiverem mais serenos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
“
. . .
as aptidões da inteligência emocional são vantajosas, sobretudo no que diz respeito à habilidade social de
saber não apenas quando, mas como protestar produtivamente contra o preconceito. Esse feedback deve se
revestir de toda a sutileza de uma crítica construtiva, para poder ser ouvido sem defensividade. Se
administradores e colegas de trabalho fazem isso naturalmente, ou aprendem a fazê-lo, é mais provável que
os incidentes de preconceito não mais ocorram.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 201. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 2 dez 2022.
Considerando o texto apresentado e as habilidades sociais, analise as afirmativas a seguir:
I. As habilidades sociais representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros.
II. As habilidades sociais revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias,
coerentemente.
III. As habilidades sociais englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para
confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
IV. As pessoas que dispõem de diversificadas habilidades sociais possuem maiores chances de resolver
problemas, pois são mais propensas a solicitar ajuda quando precisam.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Sobre a inteligência emocional e as aptidões para o seu desenvolvimento, considere o domínio que coloca
as emoções a serviço de uma meta. Saber adiar a satisfação e conter a impulsividade está por trás de
qualquer tipo de realização.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw. Acesso
em: 2 dez. 2022 (Adaptado).
Considerando as informações apresentadas, o domínio para o desenvolvimento da inteligência emocional
retratado é.
ALTERNATIVAS
Autocontrole emocional.
Não apresentar emoções.
Lidar com relacionamentos.
Reconhecer emoções nos outros.
Desconhecer as próprias emoções.
10ª QUESTÃO
“
. . .
Senti a ansiedade me invadir o corpo e ouvi as batidas surdas do coração … A ansiedade transformou-se em
medo total. Fui para o acostamento esperar que a lufada passasse. Meia hora depois, a neve parou, a
visibilidade retornou e segui em frente, sendo parado uns 100 metros adiante, onde uma equipe de
ambulância socorria um passageiro de um carro que batera na traseira de outro que andava em velocidade
mais lenta. A colisão havia bloqueado a rodovia. Se eu tivesse continuado a dirigir na neve que impedia a
visibilidade, provavelmente os teria atingido… A cautela que o medo me impôs naquele dia talvez tenha
salvado minha vida…Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação
imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 34. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 5 dez. 2022
Considerando o excerto apresentado e o que desregramento emocional pode ocasionar, analise as
afirmativas a seguir:
I. Diversos prejuízos financeiros.
II. Surgimento de doenças que não são contagiosas.
III. Término de relacionamentos amorosos/familiares.
IV. Aumento das chances de conseguir se inserir no ambiente de trabalho ou manter-se nele.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas