1ª QUESTÃO
Entre as abordagens da administração de conflitos nas organizações propostas por Chiavenato (2021), está a
abordagem de processo dos conflitos. Esta abordagem procura reduzir os conflitos por meio de uma
intervenção no episódio do conflito, e pode ser realizada de três maneiras diferentes: desativação do
conflito, que ocorre quando uma parte reage cooperativamente, ao invés de agressivamente, ao
comportamento de conflito da outra; reunião de confrontação ou acareação entre as partes; e colaboração,
que é usada após ultrapassadas as oportunidades de desativação e de reunião de confrontação ou
acareação.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São
Paulo: Atlas, 2021. p. 294.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito das três abordagens quanto à
administração de conflitos nas organizações, examine as afirmações a seguir:
I. A abordagem de colaboração e de acareação adotam a ação e reação cooperativa para levar uma das
partes a ceder.
II. Na desativação do conflito, as partes trabalham juntas para solucionar problemas e identificar soluções do
tipo ganha-ganha.
III. A abordagem de confrontação ou acareação entre as partes é adotada com o intuito de exteriorizar
emoções para assim chegar a uma solução.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
“Os recursos organizacionais são, geralmente, limitados e escassos. Essa quantidade fixa de recursos – como
capital, valores orçamentários, salários, créditos, espaço, máquinas e equipamentos – precisa ser distribuída
e alocada entre os grupos da organização. Se um grupo pretende aumentar a sua quantidade de recursos,
outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parcela dos seus. Isso contribui para a percepção de que
alguns grupos têm objetivos e interesses diferentes e talvez incompatíveis”.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São
Paulo: Atlas, 2021. p. 289.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica de
resolução de conflito que pode criar uma solução ganha-ganha para o conflito citado:
ALTERNATIVAS
Suavização.
Não enfrentamento.
Expansão de recursos.
Metas superordenadas.
Alteração de variáveis humanas.
3ª QUESTÃO
O conflito se desenrola em um processo dinâmico, no qual as partes envolvidas se influenciam
reciprocamente. As condições antecedentes ao conflito criam as condições que tornam provável a
ocorrência de conflitos. Uma das partes percebe que existe uma situação potencial de conflito e passa a
desenvolver sentimentos conflituosos com relação à outra parte, engajando-se em um comportamento de
conflito. A ação de uma das partes conduz a alguma forma de reação da outra. Dependendo dessa reação,
positiva ou negativa, pode haver uma intensificação do conflito ou alguma forma de resolução.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed.São Paulo:
Atlas, 2021. p. 289.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito do conflito nas negociações, avalie as
afirmações a seguir:
I. O conflito tem base na interação social, ou seja, na relação entre as pessoas.
II. O conflito só existe a partir de um movimento de ação e reação das partes envolvidas.
III. A resolução se constituí como o alcance da solução do conflito e o consequente alívio da tensão.
IV. A compatibilidade entre objetivos e os indivíduos de um grupo são condições antecedentes que podem
resultar em conflito.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
Nas organizações, é natural as partes entrarem em conflito, mas devemos fazer com que elas percebam que,
embora o conflito seja inerente à condição humana, o melhor é achar uma solução que atenda as
necessidades de todos os envolvidos. Para encontrar uma solução que atenda as partes é importante
ressaltar que as partes envolvidas não devem agir de modo desrespeitoso ou imoral, além disso a
honestidade e a clareza da comunicação também são fundamentais.
SARTORI, M. B. M. Resolução de conflitos: desafio do mundo corporativo. Curitiba: Contentus, 2020. p.8.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando as partes envolvidas possuem clareza na comunicação, o processo de solucionar o conflito se
torna mais fácil, pois as partes conseguem demonstrar seus interesses e falar sobre as preocupações e
frustrações.
PORQUE
II. A reputação e imagem da empresa e dos profissionais envolvidos pode ser afetada, negativa ou
positivamente, dependendo do processo de resolução do conflito, por isso, é importante respeitar os
interesses de ambas as partes para, assim, fortalecer a imagem e garantir oportunidades futuras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
Chiavenato (2021) apresenta três abordagens quanto à administração de conflitos nas organizações:
abordagem estrutural; abordagem de processo; e abordagem mista. A abordagem estrutural baseia-se no
fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições antecedentes, a saber: diferenciação,
recursos limitados e escassos e interdependência. Assim, nessa abordagem é necessário gerenciar a raiz do
problema. A abordagem de processo é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da
modificação do processo, ou seja, por uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma
das partes do conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte. Por fim, a abordagem mista é a
abordagem que procura administrar o conflito tanto sobre aspectos estruturais quanto de processo.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São
Paulo: Atlas, 2021. p. 294.
Com base no texto e figura apresentados a respeito das abordagens quanto à administração de conflitos
nas organizações, analise as afirmações a seguir:
I. Na abordagem estrutural, gerencia-se a situação que provocou o conflito.
II. A abordagem de processos pode ser realizada, por exemplo, por um gerente ou um consultor interno.
III. Na abordagem mista, a solução inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio
conflitivo.
IV. A intervenção que busca minimizar as diferenças entre as partes conflitantes compreende um exemplo
de aplicação da abordagem de processos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
As fontes de conflito podem ser inúmeras, o conflito é uma parte inevitável da vida. Ele pode acontecer
quando menos se espera, porque ele é provocado por nossas diferenças: todos nós já tivemos a
oportunidade de testemunhar ou mesmo vivenciar o surgimento de conflitos, criados muitas vezes a partir
do nada. Mas os conflitos em negociações possuem alguns causadores potenciais comuns, como a
experiência de frustração de uma ou de ambas as partes da negociação, diferenças de personalidade entre
as partes, metas muito diferentes, diferenças entre informações e percepções.
Fonte: PESSOA, C. Negociação Aplicada: como utilizar as táticas e estratégias para transformar conflitos
interpessoais em relacionamentos cooperativos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Com base no texto apresentado e a respeito das fontes dos conflitos, avalie as afirmativas a seguir:
I. A diferença de percepção pode ser provocada, por exemplo, por estilos de vida e origens muito diferentes.
II. As diferenças de percepções podem surgir, por exemplo, de situações que podem ser percebidas com
antecedência e que tendem a moldar a percepção dos indivíduos.
III. As metas muito diferentes podem ser observadas, por exemplo, quando um lado buscar um valor bem
acima do mercado, enquanto o outro pretende pagar algo muito abaixo do padrão.
IV. A diferença de personalidade ocorre quando uma das partes se sente incapaz de atingir os seus objetivos
na negociação, vislumbrando, assim, a possibilidade de não ter os seus desejos satisfeitos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
A administração de conflitos conta com técnicas que facilitam o processo de resolução desses conflitos. As
técnicas de resolução possuem abordagens e objetivos diferentes, e sua escolha varia de acordo com o
interesse do negociador. Robbins (2011) propõe as seguintes técnicas: resolução de problemas, por meio de
discussão aberta; metas superordenadas e compartilhadas entre as partes; expansão de recursos para criar
uma solução ganha-ganha; não enfrentamento, em que evita-se o conflito; suavização, que visa
especialmente resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois;
concessão, onde cada uma das partes abre mão de algo; comando autoritário, onde a negociação é
centralizada na autoridade formal; alteração de variáveis humanas que possam ser trabalhadas para melhor
o relacionamento; e alteração de variáveis estruturais onde pode ser necessário um redesenho na estrutura,
transferências ou reacomodações.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo:
Pearson, 2011. p. 444.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica
que busca suprimir o conflito ou evadir-se dele:
ALTERNATIVAS
Concessão.
Suavização.
Não enfrentamento.
Expansão de recursos.
Alteração de variáveis estruturais.
8ª QUESTÃO
As abordagens da administração de conflitos nas organizações propostas por Chiavenato (2021), são as
seguintes: abordagem estrutural; abordagem de processo; e abordagem mista. A abordagem estrutural é
comparada à técnica de expansão de recursos e é aplicada na raiz do problema, ou seja, baseia-se no fato
de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições antecedentes, como a diferenciação, os
recursos limitados e escassos e a interdependência. A abordagem de processo é a abordagem que procura
reduzir os conflitos por meio de uma intervenção no episódio do conflito. Esta abordagem pode ser
realizada de três maneiras diferentes: desativação do conflito; reunião de confrontação entre as partes; e
colaboração. Por fim, a abordagem mista é a abordagem que procura administrar o conflito tanto sobre
aspectos estruturais quanto de processo.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São
Paulo: Atlas, 2021. p. 294.
Com base no texto apresentado a respeito das abordagens quanto à administração de conflitos nas
organizações, analise as afirmações a seguir:
I. A abordagem dos processos do conflito busca modificar o processo para que assim possa ser reduzida a
situação de conflito.
II. A abordagem estrutural trata-se de atuar sobre uma condição existente, que predispõe ao conflito, e de
reestruturá-la adequadamente.
III. Na abordagem mista, o administrador pode adotar regras para resolução de conflitos ou criar papéis
integradores para possíveis conflitos.
IV. A abordagem de processos pode ser aplicada por meio de uma reunião de confrontação entre as partes,
ou seja, uma por meio da confrontação direta.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Robbins (2011) apresenta dois níveis de preocupações que influenciam a definição do estilo de gestão de
conflito apropriada: a preocupação com os interesses próprios e a preocupação com os interesses dos
outros. Os estilos de gestão de conflito são classificados em duas dimensões em termos psicológicos: o grau
de assertividade (o grau em que uma das partes tenta satisfazer os próprios interesses) e o grau de
cooperação (o grau em que uma das partes tenta satisfazer os interesses da outra). Cruzando essas
dimensões, é possível identificar cinco estilos de gestão de conflitos: competição ou comando autoritário
(assertiva e não cooperativa), colaboração ou solução de problemas (assertiva e cooperativa), evitamento ou
fuga (não assertiva e não cooperativa), acomodação ou suavização (não assertiva e cooperativa) e
compromisso (posição intermediária entre as duas dimensões).
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo:
Pearson, 2011. p. 441-442.
Com base no texto apresentado a respeito dos estilos de gestão de conflitos, analise as afirmações a seguir:
I. No estilo de gestão de conflitos baseado no evitamento ou fuga, uma das partes procura fugir de um
conflito ou tenta suprimi-lo.
II. O estilo de gestão de conflitos baseado na competição ou comando autoritário é focado na satisfação
dos próprios interesses.
III. No estilo de gestão de conflitos baseado no compromisso, as partes aceitam uma solução que satisfaça
parcialmente os interesses de ambas as partes, ou seja, uma solução de compromisso.
IV. No estilo de gestão de conflitos baseado na colaboração ou solução de problemas, as partes conflitantes
desejam satisfazer os interesses de ambas, de forma a alcançar um resultado mutuamente satisfatório.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Conforme Chiavenato (2021), o conflito nas organizações apresenta diferentes níveis, como mostra a figura
a seguir:
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed.
São Paulo: Atlas, 2021. p. 290.
Considere o conflito hipotético a seguir: após uma análise de mercado, a equipe de marketing enviou um email para a equipe de produção com o seguinte conteúdo: “a respeito do desenvolvimento de produtos,
precisamos de respostas mais rápidas. Nosso desenvolvimento é lento”. Como resposta, a equipe de
produção enviou o seguinte e-mail: “Precisamos de compromissos com os clientes que não mudem
sempre”.
Com base no texto e figura apresentados, assinale a alternativa que apresenta o nível de conflito citado na
situação hipotética:
ALTERNATIVAS
Conflito externo.
Conflito intergrupal.
Conflito interpessoal.
Conflito intraindividual.
Conflito organizacional