O Comportamento do Consumidor interfere na forma como o público de uma determinada empresa, marca,
produto e/ou serviço realiza suas escolhas. E, para que as ações mercadológicas sejam realizadas buscando
a venda e a lucratividade das empresas, é preciso compreender como o público se comporta em suas
escolhas e compras.
Além disso, “as escolhas dos consumidores continuam sendo moldadas pelo ambiente, porém com a
necessidade de aceitação social cada vez maior, devido à sua exposição nas mídias sociais” (FRANCISCO,
COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p. 154).
FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison
Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Assim, além de analisar o comportamento do consumidor que frequenta uma loja física e realiza suas
compras, é preciso conhecer o comportamento do consumidor digital, além de suas motivações de compra
na internet. Com base nessas informações, vamos a nossa atividade.
a) Sabendo que o Comportamento do Consumidor Digital possui 5 (cinco) diferentes motivações, sendo
essas as de: (1) Escapismo social; (2) Necessidades de informação e educação; (3) Interação com o controle;
(4) Socialização e (5) Econômico. Elabore um texto, entre 10 e 20 linhas, explicando cada uma das
motivações apresentadas (cada explicação pode ser breve, onde cada uma deve conter entre 2 e 4 linhas).
b) Vamos colocar em prática o que você estudou! A venda online, pela internet, alterou a forma como os
consumidores compram, oferecendo a venda virtual como forma de atender ao público da empresa. E nesse
processo alguns fatores podem interferir no processo de compra do consumidor, sendo esses os de: (1)
Confiabilidade, (2) Facilidade, (3) Conveniência, (4) Atendimento, (5) Qualidade do produto, preço e
condições de pagamento, (6) Prazo de Entrega, (7) Trocas e Devoluções e (8) Pós-Vendas.
Assim, explique na prática como os fatores Facilidade; Qualidade do produto, preço e condições de
pagamento; Atendimento e o Troca e Devoluções, acontecem durante o processo de compra do
consumidor. Escolha um produto ou serviço que seja vendido na internet, e crie uma situação real,
explicando como cada um desses fatores podem acontecer na prática.