1ª QUESTÃO
O comportamento do consumidor vem mudando, principalmente devido às alterações ocorridas no
mercado, tanto pelo avanço da tecnologia como pelas ações e mudanças sociais, que levam a novas formas
de pensamentos e atitudes. Cada dia mais o consumidor está digital, procurando realizar suas compras de
maneira mais prática e rápida, utilizando o e-commerce. Além disso “as escolhas dos consumidores
continuam sendo moldadas pelo ambiente, porém com a necessidade de aceitação social cada vez maior,
devido à sua exposição nas mídias sociais” (Francisco; Coutinho; Domingues, 2021, p. 154).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do
consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, é possível afirmar que o consumidor digital apresenta um novo tipo de comportamento e motivações
de compra na internet. Com base nessas informações, responda a seguir:
Sobre as 5 (cinco) motivações do Comportamento do Consumidor Digital (escapismo social,
necessidades de informação e educação, interação com o controle, socialização e econômico),
descreva cada uma com uma breve explicação de 2 a 3 linhas. Em seguida, escolha um produto ou
serviço vendido on-line e, em um exemplo prático, explique como os fatores de confiabilidade,
conveniência, atendimento e pós-vendas influenciam o processo de compra do consumidor durante a
venda virtual.
Orientações importantes:
Bons estudos!
ALTERNATIVAS
1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no ícone “Material da Disciplina”.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não
é permitido anexar formulário).
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo