1ª QUESTÃO
Analisar mercado auxilia as organizações a compreenderem de que maneira seu produto e/ou serviço está
sendo analisado pelos consumidores, assim como conhecerem como seus concorrentes vêm se
comportando. Para isso, o marketing possui ferramentas que auxiliam as organizações nessas análises e
coletas de informações, sendo uma delas o Composto de Marketing.
A variável Preço, apresentada e analisada no Composto de Marketing, corresponde, segundo Vieira e
Shimohigashi (2021, p. 61), “
. . .
a quantidade de dinheiro, bens e serviços que o consumidor desembolsa para adquirir um produto ou usar
um serviço; obviamente refere-se, também, ao valor que a empresa recebe em troca da cessão desse
produto ou serviço, ou seja, e um processo de troca entre empresa e consumidor”.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, as empresas utilizam-se do preço para, além de lucrar, diferenciar-se dentro de um mercado
competitivo, realizando a troca com seus consumidores. Diante disso, utilizando o material da disciplina,
além das aulas, responda:
1. A definição do preço de um produto e/ou serviço pode ocorrer de 4 (quatro) maneiras, sendo elas: (1)
preço geográfico, (2) preço com desconto e concessões, (3) preço promocional e (4) preço diferencial ou
discriminatório. Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando, de maneira breve, cada um dos preços
apresentados anteriormente.
2. Agora, vamos entender um pouco mais quanto ao uso e aplicação do preço, como estratégia de
marketing, em um produto e/ou serviço no mercado. Para isso, utilize o exemplo apresentado a seguir:
Aline possui uma loja de calçados em sua cidade, que vende produtos adultos e infantis. Com a troca de
modelos e coleção, Aline precisa se desfazer do que possui em estoque, para que possa adquirir e repor sua
loja com novos produtos e que estão de acordo com a procura de seu público. Para isso, pensou em realizar
uma ação estratégica de marketing voltada ao preço dos produtos, oferecendo essa vantagem e diferencial
como forma de atrair a atenção de seus clientes e, consequentemente, vender os produtos que possui em
estoque.
Assim, usando as estratégias de precificação de (1) Preço com Descontos e Concessões e/ou (2) Preço
Promocional, defina 4 (quatro) formas diferentes de determinação de preço que Aline pode usar em sua
ação de marketing e vendas (você deve definir e justificar sua escolha. Além disso, explique de que maneira
cada estratégia deve ser usada na prática por Aline em sua ação).
Obs.: você pode usar as duas ou apenas uma das estratégias de precificação. Lembrando que na
Precificação com Descontos e Concessões você deve escolher entre formas de precificação de: (1) Desconto
para pagamento a vista e (2) Descontos por quantidade. Na Precificação Promocional, realize sua escolha
dentre as estratégias de: (1) Preço “isca”, (2) Preço de ocasião, (3) Abatimentos em dinheiro, (4) Prazos de
pagamento mais longos e (5) Descontos psicológicos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador!