O papel dos professores está muito além do domínio dos conteúdos e dos momentos em sala de aula,
ainda mais quando se trata em ter estudantes surdos em salas inclusivas. Os professores devem ter
consciência da importância do seu papel e encontrar meios de dialogar sobre os tabus que envolvem a
Surdez tanto para os alunos ouvintes em sala de aula, quanto para as famílias, uma vez que grande parte
das crianças surdas vem de famílias ouvintes e desconhecem essas questões.
Considerando essas reflexões, o curta-metragem Crisálida, mostra os dilemas das famílias ouvintes que
possuem filho(a) Surdo(a) e que por vezes tomam como referência apenas às orientações e intervenções
médicas, como terapias da fala e desconhecem a importância da Comunidade Surda, suas identidades e do
uso da Libras como componente fundamental para o aprendizado de crianças surdas. Consulte como
material de apoio, seu livro didático e os links disponíveis abaixo:
A partir da leitura do material sugerido e do curta-metragem citado, você, estudante deverá elaborar um
texto reflexivo (de 15 a 25 linhas) com a proposta de intervenção pedagógica como instrumento de
conscientização das principais crenças relacionadas à Surdez e a Libras. A proposta é que você, Professor(a)
em uma escola com alunos Surdos, pense em estratégias para provocar a discussão e incentivar o uso da
Libras no espaço escolar. Você pode usar temas relacionados aos principais mitos que envolvem a Libras e
as Pessoas Surdas, tratar sobre as relações da visão clínica e da visão social sobre o diagnóstico da surdez,
apontar quais eram as suas principais crenças antes de estudar sobre a temática, podendo incluir as
principais dificuldades/barreiras que possa encontrar ao receber um aluno Surdo nas aulas de Ciências
Biológicas e pensar em formas de intervenção para dar visibilidade às pautas.
O objetivo dessa reflexão é buscar subsídios para promover a acessibilidade no espaço escolar, quebrando
as Barreiras Comunicacionais (o uso e a difusão da Libras) e combatendo o Ouvintismo, para que tanto os
estudantes como as famílias de Surdos entendam a importância da Libras para o desenvolvimento e
aprendizagem das Pessoas Surdas.
O que deve ser feito?
Elaborar um texto reflexivo (de 15 a 25 linhas) sobre como o Professor de Ciências Biológicas pode
promover o Uso e difusão da Libras bem como dar visibilidade às pautas da Comunidade Surda, seja na
conscientização das Barreiras Comunicacionais, os tabus que envolvem a Libras e a Surdez no espaço
escolar e assuntos correlatos.
Para a execução da Atividade de Estudo 01, assista ao vídeo e leia o artigo disponíveis.
Responda no quadro abaixo. Clique em Responder e, caso tenha certeza de sua resposta, clique em
Finalizar.