ATIVIDADE 1 – DESENHO UNIVERSAL – 51-2024 – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE 1 – DESENHO UNIVERSAL – 51-2024

1ª QUESTÃO
Leia o texto abaixo e discorra sobre a questão proposta no final:
Escrito por Renato T. de Saboya Publicado em 08 de Setembro de 2023
https://www.archdaily.com.br/br/1006182/espacos-abertos-positivos site acessado em 19/01/2024.
“No projeto de espaços abertos, considero que um dos conceitos mais importantes — e mais difíceis de
serem explicados — é o de conformação de espaços abertos “positivos”. Até onde pude apurar, essa
denominação foi dada por Alexander et al (1977) no “Linguagem de Padrões” e continua sendo utilizada por
outros autores (ver, por exemplo, CARMONA et al, 2003), apesar de não ser um termo amplamente
adotado.
Tão difícil quanto defini-lo em palavras é conseguir com que os alunos entendam o conceito e, mais
importante, apliquem-no em seus projetos (e, por que não dizer?, também os profissionais, vide os
exemplos trágicos de espaços urbanos existentes por aí). Por isso, este post vai tentar defini-lo utilizando-se
primordialmente de imagens, na esperança de que o contraste entre os tipos de espaços permita um
entendimento mais fácil e completo desses conceitos.
Espaços positivos e negativos
Segundo Alexander et al (1977, p. 518), espaços abertos positivos são aqueles que “possuem um formato
distinto e definido, tão definido como o de uma sala”. Em estudo posterior, Alexander et al (1987, p. 66)
definiram espaços positivos como “coerentes e bem conformados”.
Para entender melhor, convém considerar uma espécie de deslocamento do foco de atenção na
consideração das relações entre edifícios e os espaços abertos, deslocamento no qual o foco de atenção
passa dos primeiros para os últimos. Estes passam a ser o elemento principal, e as edificações são vistas
como meios para conformar os espaços abertos. Ou, em outras palavras, “‘Edifícios rodeiam os espaços
abertos’ e NÃO ‘Os espaços abertos rodeiam os edifícios’” (ALEXANDER et al, 1987, p. 67). Os espaços
abertos é que devem possuir formas mais simples e “íntegras”, inteiras, legíveis, enquanto que as
edificações acabam possuindo formas mais irregulares, atreladas à sua função de conformar os espaços
abertos.
Quando isso não acontece, temos espaços negativos ou, para usar um termo mais usual, residuais. Nesse
caso, a edificação é posicionada em um local central e os espaços abertos são aqueles que “sobram” ao seu
redor. Esses espaços tendem a ser percebidos como incompletos, desagradáveis, sem unidade e, via de
regra, são usados para canteiros sem importância ou como espaços exclusivamente de passagem.”
Escrito por Renato T. de Saboya
https://www.archdaily.com.br/br/1006182/espacos-abertos-positivos site acessado em 19/01/2024.
Em nossa apostila, na página 82, unidade 3 e tema de aprendizagem 4, encontramos: “Ao promover espaços
acessíveis, estamos criando condições para que todas as pessoas possam participar plenamente da vida em
sociedade, desfrutar de atividades culturais, esportivas e de lazer, bem como acessar serviços essenciais,
como saúde e educação (CRUZ et al., 2020)”.
Sendo assim, você, futuro arquiteto(a) e urbanista, deve preocupar-se com o espaço criado pois é ele, o
espaço criado, que nos serve, o vazio, e não as paredes! É nele que vivemos, habitamos, trabalhamos, nos
divertimos, aprendemos e outras muitas coisas mais. As paredes que os cercam criam importante relação
com os espaços externos e os definem, gerando espaços abertos que deveriam ser bem pensados. A arte de
resolver as demandas funcionais desses espaços criados, os abertos, externos e os internos, somadas às
questões de estéticas, entre outras, é atribuição do(a) arquiteto(a) e urbanista.
Conforme (CRUZ et al., 2020), pensando então nesses espaços criados, abertos ou não, públicos ou
privados, que são lugares de diferentes funções e onde TODOS devem ter acesso, independentemente de
ter ou não qualquer deficiência ou redução de mobilidade, defina em poucas palavras como um espaço
aberto pode e deve ser um “Espaço Acessível” e qual é o seu objetivo?

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp