ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL GESTÃO DO CONHECIMENTO – 52-2024

1ª QUESTÃO
Para Wenger 2002 (Apud ZANCHETT, 2016), as Comunidades de Prática são ferramentas propícias para
compartilhar conhecimento e também funcionam como instrumento de mudança e aprendizagem
organizacional. Assim, as comunidades podem ser conceituadas como estruturas informais formadas por
grupo de pessoas que se juntam por especialidade, sem uma agenda explícita, com o objetivo de
compartilhar experiências e conhecimento.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no estudo do livro sobre os três componentes estruturais que caracterizam as Comunidades de
Prática, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise de dados também é fundamental na gestão do conhecimento.
II. A comunidade tem o objetivo de dispersar pessoas do direcionamento e planejamento estratégico devido
à propagação de diversos problemas.
III. A Prática pode ser compreendida como o conhecimento que os membros compartilham.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.

 

 

2ª QUESTÃO
Pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento, como hoje é entendida, foi uma decorrência de algumas
mudanças significativas ocorridas no último milênio e na última década. A principal delas foi o surgimento
da internet e o consequente aumento espetacular na capacidade humana de se comunicar, publicar e
acessar informações, além de colaborar com pessoas em localidades muito distantes. Outras incluem a
globalização, o aumento da velocidade de desenvolvimento de produtos, a explosão no volume de
informações e o surgimento de modelos de negócio em rede (ZANCHETT, 2016).
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto acima, e os estudos relacionados ao ciclo da gestão do conhecimento, assinale a
alternativa correta que corresponde a ordem correta:
ALTERNATIVAS
Captura, criação, compartilhamento, aplicação.
Devolução, contestar, restringir e análise.
Devolução, restringir, contestar e análise.
Criação, restringir, contestar e análise.
Devolução, compartilhamento, contestar e análise.

 

 

3ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento, temos uma conversão que é a transmissão imediata do conhecimento tácito de
um indivíduo para um outro indivíduo. É uma conversão que pode ser compreendida como basicamente
sendo uma transmissão de conhecimento na convivência do aprendiz com o mestre, ou entre grupos.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento
explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em:
https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Divulgação.
Combinação.
Socialização.
Internalização.
Externalização.

 

 

4ª QUESTÃO
De acordo com Stewart (1998, p. 13), o capital intelectual “constitui a matéria intelectual – conhecimento,
informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza”. Ele é a
capacidade mental coletiva. Logo, admite-se o capital intelectual como o conjunto de valores ocultos que
agregam valor às organizações, permitindo sua continuidade.
Fonte: https://bityli.com/gsYRBsefh. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o capital intelectual, analise as afirmativas a seguir:
I. O capital intelectual é constituído por conhecimento.
II. O capital intelectual nas organizações produz riqueza.
III. O capital intelectual é um dos fatores mais valiosos das organizações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
Analise a figura da espiral de conhecimento a seguir:
Fonte: a autora.
Sobre a espiral do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento pode ser convertido de tácito para explícito e vice-versa.
II. O conhecimento de explícito para explícito precisa que uma combinação seja feita.
III. A internalização, combinação, socialização e divulgação fazem parte desse processo em espiral.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

6ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é percebida como uma ação mais formal e
consciente de transformação do tácito para o explícito, no sentido de “normalizar” o conhecimento dentro
de um padrão comum de modelo mental entre o emissor e o receptor. Nessa conversão é comum que um
indivíduo transponha explicações para o grupo.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento
explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em:
https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Divulgação.
Combinação.
Socialização.
Internalização.
Externalização.

 

 

7ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é o processo de disseminação e sistematização do
conhecimento explícito. Uma vez formalizado dentro de um determinado padrão comum de entendimento
(como uma teoria), o conhecimento explícito poderá ser combinado e comparado com outros
conhecimentos explícitos, e também ser disseminado em grande escala.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento
explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em:
https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.
Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Divulgação.
Combinação.
Socialização.
Internalização.
Externalização.

 

 

8ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi como sendo “expresso por palavras,
números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio,
especificações de produtos ou manuais”. Portanto, codificado e fácil de ser compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R.
D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora
Vivens, 2015. p. 97-114.
Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Conhecimento tácito.
Conhecimento explícito.
Conhecimento filosófico.
Conhecimento científico.
Conhecimento tecnológico.

 

 

9ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi por ser “um conhecimento altamente
pessoal e difícil de ser formalizado”, e que “está profundamente enraizado nas ações e na experiência
corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora”. Portanto, difícil de ser
compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R.
D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora
Vivens, 2015. p. 97-114.
Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Conhecimento tácito.
Conhecimento explícito.
Conhecimento filosófico.
Conhecimento científico.
Conhecimento tecnológico.

 

 

10ª QUESTÃO
Analise as seguintes situações:
Situação 1:
Em uma montadora de carros, existe um protocolo para novos funcionários. Esse protocolo consiste no
gerente do setor ir de máquina em máquina explicando o funcionamento e o processo de cada uma.
Contudo, há um funcionário com mais de 20 anos de trabalho no setor que sabe que uma das máquinas
tem algumas peculiaridades para manter a produção. Ele aprendeu isso em sua prática diária e, por ter
aprendido por meio de sua experiência, não consegue ensinar muito bem aos novos funcionários.
Situação 2:
Em uma empresa de tecnologia, existem treinamentos que todos os novos colaboradores devem passar.
Eles foram desenvolvidos e sistematizados objetivando passar um conteúdo formal e claro para que todos
entendam.
Com base nas situações apresentadas, assinale a alternativa correta que corresponde ao(s) tipo(s) de
conhecimento:
ALTERNATIVAS
Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.
Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o tácito.
Na Situação 1 o conhecimento descrito é o tácito; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.
Ambos os conhecimentos são empíricos.
Ambos os conhecimentos são tácitos

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp