1ª QUESTÃO
A pesquisa de marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas
operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa
de marketing evolui constantemente, na medida em que novas tecnologias e técnicas surgem.
As pesquisas on-line, como exemplo da relação da pesquisa com a tecnologia, são cada vez mais populares
devido à sua facilidade de acesso e custo relativamente baixo. As empresas ou institutos de pesquisa
utilizam questionários digitais para coletar dados sobre preferências, hábitos de compra e opiniões dos
consumidores. Essas pesquisas podem ser distribuídas por e-mail, em sites ou por meio de painéis de
pesquisa.
A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de
marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é
importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas.
Fonte: VIEIRA, Marcelo Cristian; BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Fundamentos do Marketing. MaringáPR: Unicesumar, 2022.
Pensando nisso, agora diga quais as principais características que diferenciam uma pesquisa de marketing
com questionário enviado por e-mail (quantitativa), de uma pesquisa de marketing com roteiro de
entrevista realizada na rua pessoalmente (qualitativa), por exemplo?