ATIVIDADE 1 – GESP – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO
A comunicação na gestão cooperativa
Os estudos organizacionais revelam a existência de várias formas de gestão e participação no âmbito das
organizações. As cooperativas, desde os tempos de cooperação dos Pioneiros de Rochdale, postulam se
organizar baseadas na autogestão, na autonomia e na democracia participativa, embora isso nem sempre
seja plenamente exercido por todos os ramos do cooperativismo, devido a interesses e necessidades
específicas.
Neste sentido, as cooperativas representam um conjunto de atividades peculiares dentro do sistema
econômico-financeiro, com características próprias. Diferenciada por sua dupla natureza, , a sociedade
cooperativa é desafiada a atingir em sua gestão, ao mesmo tempo, objetivos de ordem econômica e social,
o que a torna, a priori, mais complexa e distinta de outras formas de organização. No caso da gestão
empresarial, a sua finalidade é gerir os interesses e incentivos econômicos dos associados do
empreendimento coletivo, além de se preocupar com questões estratégicas da administração, tais como os
aspectos financeiros, de produção, marketing, entre outros. Por outra parte, a gestão social está voltada
para o relacionamento da cooperativa com os associados, como forma de promover sua participação em
processos decisórios, bem como qualificá-los para tal, além de assegurar espaços nas instâncias
participativas. Além disso, com a cooperação como base de suas práticas, a eficiente gestão econômica e
social é o que garantiria à sociedade cooperativa cumprir com o seu imperativo democrático, base pela qual
se diferencia das demais organizações econômicas.
Disponivel em: https://www.scielo.br/j/resr/a/Gtm4CmSkmsNDRFBr4Dh5mBJ/?lang=pt. Acesso em: 07 julho
2023.
Como apresentado no texto acima, a estrutura de comunicação de uma cooperativa tende a ser mais
complexa, neste quesito contamos com a comitês educativos, também conhecidos como núcleos, conselhos
representativos ou comissões locais, ambiente onde os associados se reúnem de forma periódica e
sistemática, e que têm como objetivo ser uma “ponte de ligação” entre o quadro social e o quadro dirigente
da organização cooperativa, auxiliando assim o processo de comunicação e gestão da cooperativa. Sobre
este assunto, em nosso livro na Unidade I estudamos sobre os elementos do processo de comunicação, e
para a realização desta atividade cite e explique quais são estes elementos.

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