ATIVIDADE 1 – GESP – GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS ESPORTIVAS – 53/2023

Texto 1
Vimos que, dentre os elementos formadores do produto, temos a marca. Segundo o Sebrae (2019, on-line),
“a marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar
lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. É que ela é a principal ligação entre o negócio
e o cliente; é, ainda, uma forma de identificação e diferenciação. É por isso que pode ser entendida como o
referencial da qualidade daquele produto ou serviço”.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/go/artigos/saiba-como-registrar-sua-marca-e-entendaa-importancia-do-processo,266960ef67f4d610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 1 jun. 2023.
Texto 2
“O PODER DAS GRANDES MARCAS: AIRBNB
Você já conversou com alguém que não goste de viajar? Nós não!
Conhecer novas culturas, histórias, culinárias, estruturas, esportes, animais, praias, pontos turísticos e tirar
aqueles dias de tanto proveito e descanso tão merecidos… Ah, que saudade!
Falando em viagem, claro que não poderíamos deixar de citar a comunidade de viagens Airbnb. Com ela, é
possível alugar casas inteiras, apenas um quarto, um condomínio e até um castelo, uma casa na árvore, um
chalé nas montanhas ou um iate! Sem dúvida, há opções para todos os bolsos e gostos. Basta escolher o
local de hospedagem dentro dos mais de 191 países em que a marca atua, de acordo com suas preferências:
um bom café da manhã, conforto, localização, avaliações, visual, preço, opções para os pets, entre outros.
Mas o que torna o Airbnb tão especial são as pessoas. Não as que trabalham na empresa, mas os anfitriões
e hóspedes que utilizam seus serviços. A marca criou a oportunidade dos hóspedes sentirem a sensação de
serem bem recebidos como um membro da comunidade, e não como um ‘estranho’, além de se sentirem
especiais por terem a confiança do anfitrião que cede sua própria casa para eles.
A marca trabalha focada para atender esses clientes, sanar as dúvidas e resolver possíveis problemas em um
atendimento global que funciona 24h por dia, disponível em 11 idiomas diferentes, tanto que o principal
objetivo deles é construir uma plataforma inclusiva para cada um dos anfitriões e hóspedes.
‘Nossa missão fundamenta-se na ideia de que as pessoas são boas essencialmente e que uma comunidade
é um lugar onde você possa se sentir em casa.’ (Brian Chesky – CEO e cofundador do Airbnb).
A marca tem uma personalidade forte, um lifestyle e uma linguagem que se comunica com seu público,
ajudando todas as pessoas e comunidades envolvidas e criando um mundo de pertencimento.
Claro que, devido à pandemia do coronavírus, torna-se muito mais inviável esse serviço se manter ativo. No
entanto, há alguns dados que trazem esperança para a empresa.
O Airbnb não perdeu nenhum imóvel na sua plataforma, mesmo durante a pandemia. Pelo contrário! O
número de casas hoje é maior do que quando começou a covid-19, segundo o co-fundador da Airbnb.
Além disso, entre o final de maio e início de junho desse ano (2020), a empresa registrou o mesmo volume
de reservas que o ano anterior nos Estados Unidos, mesmo sem nenhum tipo de investimento em
publicidade, refletindo o fato de que as pessoas querem se relacionar com os demais e sair de casa.
E você, se sente pertencente a alguma marca? Se sente acolhido e especial, ou apenas um mero
consumidor?
O mundo está cheio de pessoas para serem conquistadas e muitas delas estão apenas esperando pela
oportunidade de fazer parte de algo maior, melhor a qual se identifiquem.
Vamos criar essa oportunidade e fazer a diferença, juntos?”.
Fonte: https://www.abcdacomunicacao.com.br/o-poder-das-grandes-marcas-airbnb/. Acesso em: 1 jun.
2023.
A marca Airbnb é um exemplo de um produto/serviço do turismo. Apesar da relevância contida na marca e
em seus aspectos subjetivos e objetivos, algumas empresas ainda negligenciam esse aspecto,
seja reproduzindo marcas pré-moldadas que não exprimem a essência da marca, seja, ainda, sem o cuidado
de registrar a marca.
Diante desse contexto, escolha uma marca de produto ou serviço turístico e a analise, dissertando sobre a
relevância da marca em um cenário nacional, indicando como você a conheceu. Diga se a marca está em
evidência no material utilizado para promover o produto/serviço e, para você, como é refletida a essência da
marca. Além disso, verifique no site do INPI
(https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_classe_basica.jsp) (copie e cole o link no seu navegador
» clique em Continuar » clique no ícone Marca » Consultar por marca » digite o nome de um
produto/serviço » Pesquisar) se há o registro da marca do produto/serviço selecionado e quando foi
concedido o registro, incluindo essa informação na sua resposta.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade que está na Sala do Café.
– Assista à aula de Estudo de Caso, que está no final da sua página da disciplina.
– O conteúdo sobre marcas está concentrado nas Unidades 4 e 5 do seu material.
– Para entregar sua atividade, escreva sua resposta no campo a seguir e confira antes de finalizar. Finalize a
atividade somente quando tiver certeza da sua resposta.
– Não se esqueça de inserir referências para indicar suas fontes de pesquisa.
– Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem pelo Fale com Mediador

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