A pesquisa de mercado/marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as
empresas operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que
a pesquisa de mercado evolui constantemente, à medida que novas tecnologias e técnicas surgem.
As pesquisas on-line, a título de exemplo da relação da pesquisa com a tecnologia, são cada vez mais
populares devido a sua facilidade de acesso e custo relativamente baixo. As empresas ou institutos de
pesquisa utilizam questionários digitais para coletar dados sobre preferências, hábitos de compra e opiniões
dos consumidores. Essas pesquisas podem ser distribuídas por e-mail, em sites ou por meio de painéis de
pesquisa.
A internet – junto a novas tecnologias – possibilita um salto exponencial não só para a pesquisa de
mercado, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é
importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas.
Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Pensando nisso, agora é a sua vez:
1º) Escolha uma pesquisa de mercado/marketing realizada on-line, seja por um instituto de pesquisa a sua
escolha ou realizada por alguma empresa/marca. Alguns exemplos de institutos de pesquisa são: IPSOS,
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Insper,
IBGE, ESPM, entre outros.
2º) Depois de escolher a sua pesquisa, você deverá:
A) Apresentar o objetivo/foco abordado na pesquisa escolhida.
B) Citar qual instituto ou empresa/marca realizou a pesquisa.
C) Apresentar o processo de como a pesquisa foi realizada e quais ferramentas tecnológicas foram
utilizadas em sua elaboração.
Orientações:
– Para realizar a atividade, você precisa assistir ao Estudo de Caso disponibilizado em sua página inicial da
disciplina, no Studeo.
– Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de citar as
devidas referências no corpo do texto.
– Utilize a quantidade de linhas sugeridas na atividade (Utilize de 10 a 20 linhas).
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