1ª QUESTÃO
“Como gerar negócios imobiliários através da análise de dados?
O conceito de empresa orientada por dados (também chamada de data driven) tem proporcionado
embasamento e solidez à tomada de decisões corporativas. Muito do que antes era definido por suposições
e intuição agora é respaldado (ou refutado) por milhares de informações que podem ser coletadas, tratadas,
analisadas e então utilizadas para definir rumos e estratégias.
A cultura data driven tem origem na ciência de dados, que consiste na análise computacional de grandes
volumes de dados, de modo a obter informações planilhadas e classificáveis, sejam históricas ou em tempo
real (o chamado Big Data).
A partir disso, pode-se aplicar a inteligência artificial para identificar tendências no comportamento do
consumidor, buscar respostas a problemas ou obter insights que muitas vezes passariam despercebidos “o
olho nu”.
E a orientação por dados, claro, tem marcado presença no mercado imobiliário.”
Disponível em: https://imobireport.com.br/como-gerar-negocios-imobiliarios-atraves-da-analise-de-dados/
Pensando nesse aspecto mais amplo de uma pesquisa imobiliária, com todas as possibilidades de uma
análise de dados imobiliários com Big Data, e utilizando as informações contidas no Estudo de Caso,
liste algumas informações (não triviais, como quantidade de quartos em uma residência, ou área de
uma local comercial) que podem ser úteis em determinados aspectos de uma pesquisa imobiliária.