1ª QUESTÃO
A eficiência na fabricação de produtos e na prestação de serviços vêm evoluindo e se beneficiando muito da
tecnologia. A qualidade pode acompanhar esta evolução se fatores como processo produtivo e insumos
estiverem dentro de um padrão. O fato é que para a empresa crescer, depende do equilíbrio entre estes
conceitos.
E este é um dos grandes dilemas nas empresas! Parece uma gangorra: se a produção for rápida demais, a
qualidade pode cair; e se passar muito tempo dedicado somente à qualidade, pode fazer a produtividade e
os ganhos caírem demais.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/produtividade-versusqualidade,d3224eba62f04810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 18 set. 2023.
O profissional de gestão da qualidade deve saber lidar com as dimensões competitivas das estratégias de
produção para encontrar um equilíbrio em uma operação. Assim, pontue quais são as cinco dimensões
competitivas da estratégia de produção e logo, na sequência, elabore uma estratégia com no mínimo duas
dessas dimensões competitivas para reduzir a gangorra que é citada no fragmento.