ATIVIDADE 1 – LET – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TEORIA E PRÁTICA – 54/2023

1ª QUESTÃO
Ao discorrer sobre a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP), Guedes (2021) ressalta que: “Tendo
em vista sua complexidade e importância, o PPP deve ser instrumento de constante discussão no sentido de
identificar as ações cumpridas e a necessidade de rever metas tornando-o assim um documento em
movimento construído no ambiente escolar constantemente avaliado”.
Fonte: GUEDES, N. C. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da
escola. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1-15, 2021. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 15 fev. 2022.
Sobre a construção do PPP, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Como um documento que norteia a escola, a construção deve ser feita apenas por profissionais da educação.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve considerar apenas alunos, professores, equipes diretiva e
pedagógica.
Tendo em vista que os professores possuem um contato direto e constante com os alunos, são eles que devem
redigir o documento.
O PPP é o documento que rege a escola, por isso a elaboração deste documento deve ser feita apenas pela equipe
administrativa e pela equipe diretiva.
O PPP deve ser construído por toda a comunidade escolar e local, isso inclui pais, professores, alunos, núcleo gestor,
núcleo pedagógico e demais funcionários.

2ª QUESTÃO
A democratização do conhecimento se estabelece quando, a partir da aprendizagem dos conteúdos, os
alunos desenvolvem suas potencialidades cognitivas, físicas e afetivas. Daí a valorização da escola pública
ser tão pertinente, uma vez que a sua função social perpassa pela promoção de conhecimentos e a sua
apropriação pelos alunos. Conhecimentos estes que são considerados patrimônio coletivo da humanidade,
selecionados em virtude dos efeitos formativos e instrumentais para a sociedade. Portanto, devem ser
priorizados nas práticas pedagógicas das escolas públicas.
Fonte: RAMOS, M. Y. C.; CARDOZO, M. J. P. B.; DIAS, A. S. Projeto Político Pedagógico: por uma escola que
democratiza o conhecimento. Revista Cocar (on-line), v. 15, p. 1-22, 2021. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4506. Acesso em: 15 fev. 2022.
Sobre a democratização do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A democratização do conhecimento, pela escola, acontece quando ela ajuda os alunos a se expressarem
bem, por exemplo.
II. Incentivar os alunos a se expressarem de várias formas e a desenvolver o gosto pela leitura faz parte da
democratização do conhecimento.
III. Outro exemplo de democratização do conhecimento é quando se dá a oportunidade de o aluno dominar
o saber escolar.
IV. Ajudar os alunos na formação de sua personalidade social não é um exemplo de democratização do
conhecimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Sobre a democratização da escola e do conhecimento, é importante destacar que “faz-se necessário que
haja uma proposta pedagógica com o objetivo centrado na formação cultural e científica dos alunos, de
forma a atender tanto as suas necessidades imediatas referentes a sua condição de origem quanto
contribuir para sua intervenção nos rumos da sociedade”.
Fonte: RAMOS, M. Y. C.; CARDOZO, M. J. P. B.; DIAS, A. S. Projeto Político Pedagógico: por uma escola que
democratiza o conhecimento. Revista Cocar (on-line), v. 15, p. 1-22, 2021. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4506. Acesso em: 15 fev. 2022.
Com base no exposto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. A comunidade que participa da gestão escolar, a partir de reuniões coletivas, ajuda a escola a intervir e
melhorar os rumos da sociedade.
II. Com as reuniões coletivas, a escola conhece melhor o contexto em que ela está inserida, bem como o que
anseiam os que nela vivem.
III. O modo como o aluno entra e sai da escola é mediado pela própria escola, assim o aluno pode sair e
continuar como entrou ou buscar outras condições sociais.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
F, V, V.
F, F, V.
F, V, F.

4ª QUESTÃO
Ramos, Cardoso e Dias (2021) discorrem sobre o processo de negação das condições de origem, dizendo
que isso “pode ocorrer mediante a apropriação dos conteúdos na escola, levando o aluno a compreendê-los
e agir criticamente na realidade, pois por meio do conhecimento poderão conseguir realizar uma nova
leitura sobre a sua própria realidade”.
Fonte: RAMOS, M. Y. C.; CARDOZO, M. J. P. B.; DIAS, A. S. Projeto Político Pedagógico: por uma escola que
democratiza o conhecimento. Revista Cocar (on-line), v. 15, p. 1-22, 2021. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4506. Acesso em: 15 fev. 2022.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O PPP e o o Conselho de Classe são mecanismos que a comunidade tem para saber qual é a proposta
didático pedagógica da escola.
II. Quando a comunidade participa ativamente na escola, sabe como ela pode impactar socialmente na vida
daquela comunidade.
III. O espaço de atuação pedagógica não deve sofrer interferência da comunidade, tudo deve ser resolvido
internamente.
IV. A comunidade pode ajudar a definir como resolver problemas de gestão escolar e do processo de ensino
e aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
Ao explanar como é feita a elaboração do PPP, Ramos, Cardoso e Dias (2021) se baseiam em Veiga e
apontam que a construção é dividida em três atos que “podem oportunizar aos participantes do processo a
instauração de uma nova organização do trabalho pedagógico desde que objetive melhorar o processo de
ensino e aprendizagem, tendo como prioridade colocar à disposição dos alunos das classes populares os
conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, de forma a atender suas necessidades e
aspirações”.
Fonte: RAMOS, M. Y. C.; CARDOZO, M. J. P. B.; DIAS, A. S. Projeto Político Pedagógico: por uma escola que
democratiza o conhecimento. Revista Cocar (on-line), v. 15, p. 1-22, 2021. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4506. Acesso em: 15 fev. 2022.
Sobre esse tema, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. Tudo começa com o ato situacional em que a comunidade consegue perceber como a escola pode agir
dentro daquele contexto.
II. A parte final é o ato conceitual em que a escola estabelece a visão que possui sobre o ser humano,
sociedade e educação.
III. O ato operacional está ligado aos recursos para pôr em prática aquilo que foi reclamado pela
comunidade escolar.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
F, V. V.
V, F, V.
F, V, F

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