Durante parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2006, a equipe Renault utilizou em seus carros
absorvedores de vibração na dianteira e na traseira, com o objetivo de minimizar as oscilações do chassi
provocadas pela passagem sobre as “zebras” e, consequentemente, melhorar seu desempenho. No detalhe
está mostrado o dispositivo empregado na dianteira, que consiste basicamente em um sistema massa-molaamortecedor de 1 grau de liberdade, com uma massa de 7 kg (1) apoiada sobre molas (2 e 3) de diferente
rigidez, com relação 1:3, inseridas em uma carcaça (4) de fibra de carbono, e com um amortecedor regulável
(5) contendo um fluido viscoso.
Figura – Piola, G.; Formula 1Technical Analysis 2006 – 2007. (adaptado)
OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes
sobre a sua realização.
a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que
agreguem à sua atividade.
b) No material da disciplina encontra-se disponível um template para elaboração da atividade.
c) Seu texto deve ser escrito na fonte times new roman ou arial, com tamanho de letra 12 e não se esqueça
de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!).
d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão
“Selecionar Arquivo”.
e) Após anexar o trabalho e se certificar que se trata do arquivo correto, clique no botão responder e
posteriormente em finalizar questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a
atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).