ATIVIDADE 1 – MAT – PRÁTICA DE ENSINO MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – 52-2024

1ª QUESTÃO
ATIVIDADE DISCURSIVA
Práticas desenvolvidas em sala de aula orientadas pela Modelagem Matemática na perspectiva da Educação
Matemática admitem algumas características que as diferem, por exemplo, de práticas voltadas ao
paradigma do exercício, em que o professor é considerado o detentor do conhecimento e os transmite aos
alunos, por meio de definições, exemplos e exercícios.
Existem diferentes concepções sobre Modelagem Matemática, em que os autores propõem etapas distintas
a serem perpassadas. Mas de maneira geral corroboram que deve haver um problema da realidade dos
alunos; os alunos devem se sentir convidados a participar da atividade; fazer parte do processo de
investigação, da elaboração de seus modelos, dente outros aspectos gerais.
Nos textos a seguir, elucidaremos duas concepções de Modelagem Matemática na Educação Matemática e
as etapas sugeridas pelos autores para orientar tais práticas.
TEXTO I:
De acordo com Almeida, Silva e Vertuan (2013), uma atividade de Modelagem Matemática envolve fases
relativas a um conjunto de procedimentos, a saber: inteiração, matematização, resolução, interpretação de
resultados e validação. Essas fases são caracterizadas em uma atividade cuja configuração pode ser
traduzida no seguinte esquema:
Fonte: Almeida, Silva e Vertuan (2013, p. 17)
TEXTO II
Biembengut (2019) considera que o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática
perpassa por três etapas: perpeção e apreensão; compreensão e explicitação e significação e expressão;
elucidando ainda que
. . .
envolve as crianças em um “ir e vir” entre: a percepção e apreensão de um tema ou assunto do contexto
delas que possam manusear, observar, se interar; a compreensão e explicitação dos conteúdos curriculares
sem que as crianças os desvinculem da realidade; e a significação e expressão desses conteúdos de forma
que seus conhecimentos se aquilatem (BIEMBENGUT, 2019, p. 49).
Em síntese, as etapas propostas por essa autora estão elucidadas a seguir:
Fonte: Adaptado de Biembengut (2019, p. 49).
Considerando as concepções apresentadas nos textos I e II acerda da Modelagem Matemática, discorra em
um texto de 15 a 30 linhas sobre como ocorre o desenvolvimento de atividades orientadas por essa
tendência em sala de aula ilustrando de que forma essas práticas se diferenciam do paradigma do exercício.
Lembre-se que embora os autores façam as sugestões das etapas que devem perpassar as atividades, elas
não são lineares tão pouco disjuntas. Além disso, você pode se basear em uma das concepções para
discorrer sobre o que lhes foi solicitado.
Confira todo seu texto antes de finalizar o envio de sua atividade, pois não será possível reenviá-la.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo:
Editora Contexto, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e matemática. 1°
ed.2019

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