O que é estratégia de comunicação? Enquanto a estratégia da organização articula o propósito, a
identidade e a essência da organização com sua missão e objetivos, levando em conta as demandas da
sociedade e de seus públicos de interesse, a estratégia de comunicação articula os objetivos do ator social
(organização, dirigente ou área) com o uso de ferramentas para viabilizar o diálogo, a informação e os
acordos de interesses entre organização e seus públicos, buscando ajudar a alcançar seus objetivos
(DUARTE, 2020).
A partir da definição da Estratégia, é possível definir o Mix de Comunicação que será colocado em prática,
ou seja, como as ações serão compostas. Ele diz respeito à escolha das estratégias que contribuirão para
atender aos objetivos de uma campanha e servem de base para a seleção das táticas, ou seja, os canais
de comunicação que serão utilizados para cada estratégia.
Fonte: adaptado de: ROSA, H. Atendimento e planejamento de campanha. Maringá: UniCesumar, 2023.
A publicidade de filmes está se tornando cada vez mais dinâmica e interativa com o uso da internet como
meio de divulgação. O mercado cinematográfico é um dos mais concorridos por ter uma quantidade muito
grande de produtos sendo apresentados para o público. O sucesso de um filme ainda depende em boa
parte do seu desempenho nas salas de cinema. Para isso, é preciso fazer com que o público sinta vontade
de sair de casa e ir ao cinema. Portanto, na hora de divulgar um novo filme, é preciso pensar em maneiras
inovadoras de chamar a atenção das pessoas. As maneiras tradicionais de divulgação, como trailers na
televisão, outdoors, pôsteres, vão perdendo seu poder quando não chamam a atenção do público-alvo por
parecer sempre “mais do mesmo”. Mas com a chegada da internet, foram aparecendo novas formas de
divulgação através de estratégias do marketing digital, como o marketing viral, marketing de relacionamento
e marketing de conteúdo.
Fonte: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-1487-1.pdf. Acesso em: 23 maio
2023.
A partir das ideias apresentadas, do conteúdo da Unidade 3 do seu material de estudos e do que você
aprendeu no Estudo de Caso da disciplina, responda, em um texto de até 30 linhas, às seguintes questões:
1- Como a Comunicação Integrada pode ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos de uma marca junto
ao público?
2- Pesquise como foi a forma de divulgação de um filme de sua preferência e descreva: quais estratégias
de comunicação foram utilizadas para chamar atenção do público? O que faltou para que a comunicação
pudesse ser mais efetiva para esse produto e por quê?