1ª QUESTÃO
Em uma recente entrevista a Marcela Ceribelli, no Podcast “Bom dia, Obvious”, a comunicadora, cientista
social e criadora de conteúdo digital, Nátaly Neri, expressou que: criar conteúdo é morar em uma casa de
aluguel.
A analogia utilizada pela entrevistada, evoca o sentido de que em algum momento, o espaço cedido pode
ser retirado ou descontinuado, seja por desejo dos idealizadores e inventores das inúmeras plataformas
(como YouTube, Facebook, Instagram e afins), ou por demais fatores.
A entrevistada reitera sobre já termos vivenciado declínios de redes socais, como a famosa plataforma
Orkut, criada em 2004 e desativada em 2014.
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/orkut/. Acesso em: 28 ago. 2024.
O segundo semestre do ano de 2024, também encontra-se marcado com o “desaparecimento” de mais uma
rede social. Por delimitações judiciais, no dia 30 de agosto, a plataforma X, antigamente conhecida como
Twitter, foi bloqueada de funcionar em território nacional.
Longe de querer problematizar sobre as ações e delimitações perante tal situação, o episódio retoma a fala
de Neri quanto aos riscos de “Perder a casa de aluguel”, as vantagens e desvantagens dos meios
comunicacionais, em específico, dos meios digitais e os impactos econômicos das publicidades que operam
no digital entre redes sociais.
“O meio digital oferece as mídias digitais, que estão em constante mudança em função das novas
tecnologias. As suas características transformaram radicalmente a maneira como consumimos e
compartilhamos informações” (Zardenunes, 2024, p. 71)
Fonte: ZARDENUNES, S. Gestão e Planejamento de Mídias / Sônia Zardenunes. Florianópolis, SC: Arqué,
2024. 216 p.
A partir do enunciado, somado aos conhecimentos oportunizados pela unidade 2 e 3 do material didático,
redija um texto dissertativo, entre 10 e15 linhas, abordando os seguintes aspectos:
1) A diferença entre mídias digitais e redes sociais, e por que essa distinção é importante para os
profissionais de comunicação;
2) Como a velocidade e a quantidade de informações nas mídias digitais impactam a comunicação
publicitária. Cite um exemplo de algum episódio marcante da mídia digital que influenciou o campo
publicitário.
3) A relevância de Campanhas integradas e as principais vantagens que empresas perdem com o declínio do
X/Twitter.
ALTERNATIVA