Olá, estudantes! Prontos(as) para realizar a sua Atividade de Estudo 1? Não se esqueça de assistir ao nosso
Estudo de Caso… Vamos lá!
“Melhorando a experiência de atendimento ao cliente em uma cafeteria”
Uma cafeteria de cafés especiais, localizada em uma região nobre de São Paulo (capital), de médio porte
está enfrentando desafios com a experiência de atendimento ao cliente. Os clientes têm relatado que o
serviço é lento, o cardápio é confuso e a atmosfera da cafeteria não é acolhedora. A gestão do negócio
reconhece que a experiência do cliente é essencial para atrair e reter clientes, além de construir uma
reputação positiva no mercado. Portanto, a gestão da cafeteria decidiu utilizar a metodologia de Design
Thinking para abordar essas questões e melhorar a experiência geral dos clientes em seu espaço.
A equipe da cafeteria já conduziu algumas entrevistas com clientes e observou seu comportamento durante
as refeições realizadas no café, a saber: são servidos cafés da manhã, brunches e lanches da tarde, bem
como salgados, doces, tortas, bolos, entre outros pratos.
Fonte: texto elaborado pela autora.
Pensando nesse contexto… Agora é a sua vez:
Você deve elaborar uma metodologia de Design Thinking para a cafeteria em questão. Não deixe de levar
em consideração todas as fases do processo de Design Thinking, lembrando que as fases são: Imersão,
Ideação e Prototipação. Dentro de cada uma das fases, você irá encontrar elementos importantes.
Mencione cada um desses elementos em seu trabalho. Além disso, considere também as características da
cafeteria hipotética, que foram citadas no texto acima, e também realize pesquisas sobre cafeterias na
internet ou no local onde você mora. Acrescente essas pesquisas em sua resposta para que fique mais
completa e mais elaborada.