“Para ser produzido, um evento necessita, além de um objetivo, um orçamento definido para que se possa
planejar a partir da viabilidade financeira que ele apresenta. Dessa forma, na fase de planejamento, é
definida a característica do evento em relação ao seu porte, à data de realização, ao perfil dos participantes
e aos objetivos” (QUINCOSES et al., 2021, p. 159).
Realizar um evento requer planejamento e organização, afinal, essa ferramenta deve ser vista como uma
ação mercadológica pelas empresas e que auxiliará no atendimento de seus objetivos e metas de mercado.
Além disso, sabemos que o setor de eventos passou por diversas mudanças nos últimos anos, o que levou
ao reposicionamento e à reestruturação de sua organização pelas empresas no mercado.
Diante disso, responda:
1. O perfil do público participante da empresa deve ser conhecido, afinal, é com base no público e nos
objetivos que as escolhas de marketing e comunicação serão realizadas. Assim, elabore um texto, entre
cinco e sete linhas, explicando e diferenciando os três tipos de perfil de participantes existentes nos eventos
(Geral, Dirigido e Específico).
2. Após compreender a importância dos eventos, é importante compreender a extensão desses, que pode
ser: (1) Internacionais, (2) Regionais, (3) Nacional ou Regional, (4) Estadual e (5) Municipal. Assim, escolha
três extensões dos eventos citadas anteriormente e explique-as, citando um exemplo para cada uma.
Elabore um texto entre sete e dez linhas.
3. Agora, entenderemos um pouco mais como funciona a ferramenta de Marketing de Eventos no mercado.
Para isso, você deve pesquisar um evento que esteja dentro de uma das extensões que você escolheu para
definir e explicar na questão anterior. Após a sua pesquisa, responda:
a) Defina a extensão à qual pertence o evento e justifique sua resposta elaborando um texto entre cinco e
sete linhas.
b) Elabore um texto, entre sete e quinze linhas, apresentando e explicando o evento pesquisado. Apresente
a empresa, a marca, o produto e/ou o serviço que o realizou, descreva suas características, quando e como
foi realizado e os seus objetivos de mercado.