“A descoberta do corpo, das sensações, dos limites e movimentos é muito importante para a criança da
Educação Infantil, pois nesta etapa ela está construindo a sua imagem corporal. Assim, ela precisa descobrir
seu corpo e também o corpo do outro. As atividades psicomotoras são essenciais para que ocorra esta
construção, pois brincando e explorando o espaço, ela se organiza tanto nos aspectos motor e sensorial
como emocional, ampliando seus conhecimentos de mundo” (SANTOS; COSTA, 2015, p. 3).
Fonte: SANTOS, A.; COSTA, G. M. T. A psicomotricidade na educação infantil: um enfoque psicopedagógico.
Revista de Educação do IDEAU. Alto Uruguai: IDEAU, v. 10, n. 22, jul-dez 2015.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa da Educação Infantil vem ao encontro da ideia
apresentada pelas autoras, visto que evidencia dentro de seus campos de experiências um olhar apurado
para o desenvolvimento psicomotor da criança.
Para se aprofundar mais sobre este conhecimento, você deverá elaborar um texto (25 a 30 linhas) que
contemple os itens solicitados:
1. Após analisar os cinco Campos de Experiência da BNCC, aponte em seu texto aquele que estimula o
trabalho de um maior número de conceitos psicomotores. Justifique a sua escolha.
2. Escolha um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionado ao Campo de Experiência que
você identificou anteriormente e proponha uma atividade, para crianças de até 5 anos, que pode ser
trabalhada para que este objetivo se efetive. Não esqueça de colocar a faixa etária escolhida.
3. Finalize o texto destacando o quanto o NÃO desenvolvimento destas habilidades na primeira infância
pode interferir no processo de aprendizagem escolar.