De acordo com Magda Soares (2010), para o aprendizado da leitura e da escrita, é fundamental que a
criança passe pelo processo de alfabetização, ou seja, que se aproprie dessa a leitura e da escrita, que saiba
decodificar os códigos linguísticos. Para além da alfabetização, a criança precisa passar também pelo
letramento, que compreende a identificação dos diferente usos e funções da escrita, ou seja, que esteja
presente em suas práticas sociais, tornando o aprendizado mais significativo de modo que permeia as suas
experiências para além da sala de aula e do ambiente escolar. Fica evidente que embora sejam distintas,
tanto a alfabetização quanto o letramento precisam caminhar juntas para a eficácia do processo de
aprendizagem.
Voltando os olhares para a Educação Infantil, uma questão que assombra é se precisa ou não alfabetizar as
crianças nesta etapa do ensino. A resposta é que as crianças não concluirão esta etapa alfabetizadas,
conforme consta na Base Nacional Comum Curricular (2018), é somente nos dois primeiros anos do Ensino
Fundamental, que o foco da ação pedagógica deverá ser a alfabetização, contudo, não só poderão como
também precisam ter acesso aos estímulos que favorecerão a alfabetização e o letramento futuro. Desse
modo, o que se tem é um trabalho dinâmico e atrativo que insere estes alunos em um ambiente letrado,
e não será um trabalho impositivo, mas sim o mais natural e participativo possível. Para finalizar, deve ficar
claro que o foco da Educação Infantil não é alfabetizar, mas muitas das atividades desenvolvidas nesta etapa
serão pressupostos para que esse processo caminhe melhor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por
isso, a importância de manter as crianças em um ambiente letrado e com atividades que envolvam a leitura
e a escrita de maneiras diversificadas.
Nesse sentido, convido você a refletir e apresentar três estratégias/ações de trabalho que um educador
(a) infantil poderá utilizar para promover esse ambiente letrado e de que modo cada uma dessas estratégias
poderão facilitar o aprendizado futuro da criança no que tange a alfabetização e o letramento. Cada uma
deve ser explicada resumidamente.