1ª QUESTÃO
A Pedagogia Hospitalar é um novo campo de atuação para o pedagogo, no qual pode atuar tanto no
ambiente hospitalar quanto nos domicílios, cuja finalidade é proporcionar um atendimento pedagógico
eficaz, além de restaurar suas interações sociais ao dar continuidade nos estudos das crianças e
adolescentes que se encontram afastadas da escola por estarem enfermas durante muito tempo.
A Pedagogia Hospitalar também é conhecida como classe hospitalar, possibilita aos pedagogos e
educadores novos desafios e novas possibilidades no desenvolvimento e construção da sua identidade
profissional. Segundo Matos e Mugiatti (2009, p. 79), compreende-se que: ¨A Pedagogia Hospitalar, é aquele
ramo da Pedagogia, cujo objeto de estudo, investigação e dedicação é a situação do estudante
hospitalizado, a fim de que continue progredindo na aprendizagem cultural, formativa e, muito
especialmente, quanto ao modo de enfrentar a sua enfermidade, com vistas ao autocuidado e à prevenção
de outras possíveis alterações na sua saúde¨.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: A
Humanização Integrando Educação e Saúde. 4ª Edição. Rio de Janeiro. Ed. Vozes. 2009.
Diante desta constatação, produza um texto dissertando sobre como os educadores podem fazer uso de
alguns meios norteadores que poderão auxiliar a construção de conhecimentos de crianças e adolescentes
internados em hospitais, propondo competências e habilidades a serem desenvolvidas no processo de
ensino e aprendizagem, para que estes concluam os ciclos da educação básica.
Orientações:
Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.
Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a
necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas.